"88 terms every science teacher should know"

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Porque ensinar Ciências na Escola?
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Matemática para todos Educação Básica
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
Projecto de coordenação,
Chapter 13: Effective Learning and Teaching Inês Henriques LECN.
“Lingo of Learning” 88 terms every science teacher should Know
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Lev Semenovich VIGOTSKI
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Estrutura pedagógica Fernando Spanhol
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
(Student centered-instruction) Capítulo “The Lingo of Learning: 88 education terms every science teacher should know” General Instructional Approaches.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
MEDIAÇÃO.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Metodologias e instrumentos de avaliação online
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Somos todos seres sociais
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

"88 terms every science teacher should know" “Lingo of learning” Cap 3 – Instructional Models Learning Cycle Cap 7- Learning Theories Zone of proximal growth / Zone of proximal development Cap 11- Nature of science Hypothesis "88 terms every science teacher should know"

“Instructional Models” Learning Cycle "88 terms every science teacher should know"

Piaget, construtivismo Learning cycle Ciclo de Aprendizagem Piaget, construtivismo Ideias teóricas "88 terms every science teacher should know"

Learning cycle Teste padrão do ciclo de aprendizagem Objectivos Promover novas ideias Maximização da aprendizagem "88 terms every science teacher should know"

Fase de exploração do ciclo de aprendizagem Learning Cycle O professor consegue chegar a simples nomes através de ideias descobertas ou experienciadas pelos alunos. Os alunos , expandem as ideias da primeira fase de aplicação através de novas ideias usadas em diferentes contextos . Fase de exploração do ciclo de aprendizagem "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Learning Cycle Usar uma nova ideia , num novo contexto é uma parte importante do ensino maiximizado. Normalmente , um aluno não consegue perceber uma ideia sem antes a ter trabalhado de diferentes formas. "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Learning Cycle O modelo do ciclo de aprendizagem dedica tempo e oportunidades a esses alunos para que possam melhorar a sua aprendizagem. Inicialmente a fase de aplicação do ciclo introduz aos alunos uma nova ideia. Neste sentido, a aplicação de um ciclo de aprendizagem é assim uma fase de exploração do ciclo de aprendizagem. "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Learning Cycle Aptidões e capacidades (Skills and capabilities) – a partir do momento em que se faz algo que não se conseguia fazer anteriormente, sabe-se que o processo de aprendizagem já começou – novas aptidões e capacidades estão a ser construídas, sendo a sua parte visível os resultados que produzem. "88 terms every science teacher should know"

Aptidões e capacidades Learning Cycle Aptidões e capacidades Reflexão Aspiração e conversação Conceptualização "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Learning cycle Aspiração – a capacidade de indivíduos e grupos colectivos (ex: toda a organização) de mudar para concretizar o que efectivamente desejam (ex: a missão). Esta mudança deve ser por sua vontade e não por obrigação. Reflexão e Conversação – a capacidade de reflectir, conversar e duvidar sobre paradigmas e outras crenças estabelecidas, tanto ao nível individual como colectivo. "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Learning cycle Conceptualização – a capacidade para compreender e exprimir o comportamento de sistemas. Além de ser frequentemente difícil compreender o funcionamento de um qualquer sistema existente no meio envolvente do indivíduo ou da organização, não é suficiente. Há igualmente que desenvolver capacidades de exprimir o que se conhece do sistema perante outros indivíduos para possibilitar a confrontação de ideias e pontos de vista. "88 terms every science teacher should know"

Zone of Proximal Growth / Zone of proximal Development Learning theories Zone of Proximal Growth / Zone of proximal Development "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Lev Vygotsky ( 1896-1934 ) "88 terms every science teacher should know"

Zone of Proximal Development O trabalho de Vygotsky distingui-se entre o natural, as capacidades mentais inatas com que nascemos e aquelas que mais tarde desenvolvemos e que já são mais complexas. Estas capacidadas mais complexas e desenvolvidas são totalmente dependentes da linguagem. Assim, o trabalho dele inclui uma série de leis e regras de linguagem prensentes no regulamento do nosso comportamento e pensamento. "88 terms every science teacher should know"

Zone of Proximal Development Vygotsky afirmava que todas as crianças possuem uma zona ou esfera de capacidades - a zona de desenvolvimento proximal. O trabalho de Vygotsky dizia que a as escolas conseguiam realçar as capacidades mentais das crianças através do desenvolvimento e estimulo da linguagem. Ele dizia, que a escola, a sociedade e a família influenciavam profundamente o desenvolvimento cognitivo das crianças , afinal a inteligência não era algo inato. "88 terms every science teacher should know"

Zone of Proximal Development Princípios do trabalho de Vygotsky Ferramentas- Evolução cultural Actividade socialmente organizada / Construcção da Consciência Três aplicações pedagógicas do postulado ZDP: Janela de aprendizagem Tutor como agente metacognitivo Pares como mediadores de aprendizagem "88 terms every science teacher should know"

Teoria sociocultural de Vygotsky A teoria sociocultural de Vigotsky sobre aprendizagem enfatiza que a inteligência humana provém da nossa sociedade ou cultura, e que ocorre em primeiro lugar através da interacção com o ambiente social. "88 terms every science teacher should know"

Teoria Sociocultural de Vygotsky ZDP Sociedade Experiência de Cada indivíduo "88 terms every science teacher should know"

Zone of Proximal Development Distância entre o nível de desenvolvimento real e o de desenvolvimento potencial Alunos e professores Livros Programas para computadores Materiais de carácter científico Etc. "88 terms every science teacher should know"

Zone of Proximal Development Objectivo Suportar a aprendizagem Intencional A criança desenvolve-se e aprende naturalmente. "88 terms every science teacher should know"

Zone of Proximal Development Interacção Social aluno - professor Modelar Monitorizar o progresso do aluno Apoio Estruturado "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Mediação É o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação: a relação deixa de ser directa e passa a ser mediada por esse elemento. Representa uma nova visão da relação estímulo-resposta. "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Mediação Mediadores Instrumentos (ferramentas): Toda a actividade social é condicionada pelos aspectos materiais, o trabalho em especial desempenha um papel fundamental. Signos: O signo age como um instrumento da actividade psicológica de maneira análoga ao papel de um instrumento de trabalho" "88 terms every science teacher should know"

Pensamento generalizante A linguagem Intercâmbio social Funções da Linguagem Pensamento generalizante "88 terms every science teacher should know"

Realizar tarefas de forma Realizar tarefas com a ajuda de Desenvolvimento Nível de desenvolvimento real Nível de desenvolvimento pessoal Realizar tarefas de forma independente Realizar tarefas com a ajuda de adultos "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Nature of Science Hypothesis "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Hipóteses Designa-se qualquer proposição que tem ainda de ser provada ou negada. Em lógica as hipóteses formam a base para a argumentação e o raciocínio. Na ciência constituem uma espécie de "explicações provisórias" para as relações entre os fenómenos que carecem de ser testadas experimentalmente antes de serem apresentadas como uma teoria. "88 terms every science teacher should know"

Uma hipótese considera-se adequada Hipóteses Uma hipótese considera-se adequada Compatível com os factos Coerente Com outras hipóteses Pode ser confirmada "88 terms every science teacher should know"

Critérios de validação A hipótese deve ser: Plausível Consistente Específica Verificável Clara Simples Económica Explicativa "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Hipóteses "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Hipóteses "88 terms every science teacher should know"

"88 terms every science teacher should know" Bibliografia Fontes da web, disponíveis em 19 - 11 – 05: http://www.minerva.uevora.pt/cscl/ http://www.psicologia.com.pt/revistas/ver_resumo.php?id=67&idp=6&idn=2 http://phoenix.sce.fct.unl.pt/jmmatos/MESTREM/MEMHTM/AP7.HTM http://eden.dei.uc.pt/gestao/LOs/empresas/lo_empresas0_0.html http://afilosofia.no.sapo.pt/11.verificabilidade.htm "88 terms every science teacher should know"

Trabalho realizado por: Lingo of learning Trabalho realizado por: Magda Charrua nº13888 "88 terms every science teacher should know"