Literacia científica o que é? capacidade de usar conhecimentos científicos reconhecer questões científicas retirar conclusões baseadas em evidência
Dimensões de Literacia Científica Contextos Processos Conteúdos
Processos científicos a avaliar no PISA: Reconhecer questões investigáveis cientificamente Identificar a evidência necessária a uma investigação científica Tirar e avaliar conclusões Comunicar conclusões válidas Demonstrar compreensão de conceitos científicos
Alterações atmosféricas Mudanças químicas e físicas Os conceitos científicos seleccionados para o PISA são amostrados a partir dos temas principais seguintes: Estrutura e propriedades da matéria Alterações atmosféricas Mudanças químicas e físicas Transformações de energia Forças e movimento Forma e função Biologia Humana Alterações fisiológicas Biodiversidade Controlo genético Ecossistemas A Terra e o seu lugar no Universo Alterações geológicas
Domínios de aplicação da ciência: Ciência, vida e saúde Ciência, Terra e ambiente Ciência e tecnologia
Formato das Questões e Codificação Cada questão requeria a utilização de uma ou mais capacidades e algum conhecimento científico Foi utilizada uma combinação de formatos de itens: itens de escolha múltipla itens de resposta aberta
RESULTADOS DOS ALUNOS PORTUGUESES NO PISA 2000 As tarefas mais difíceis requerem capacidades cognitivas complexas As tarefas de dificuldade intermédia requerem dos estudantes um pensamento científico consistente As tarefas mais fáceis requerem apenas a evocação e o uso de conhecimento científico simples
Em resumo : 1.Quando comparado com os valores médios dos países do espaço da OCDE, Os alunos portugueses de 15 anos tiveram um desempenho médio modesto 2. Existe heterogeneidade nos desempenhos médios dos alunos das várias regiões (NUTII). 3. Não existe diferença entre os desempenhos médios dos rapazes e os das raparigas. 4. O ano de escolaridade que os alunos frequentam está fortemente associado aos resultados médios que obtêm.