LEIS E TEORIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA Prof. MAURO BARBOSA GUTERRES EQUIPE: Haldo Araujo Celso.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A construção da Ciência
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Porque ensinar Ciências na Escola?
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
Epistemologia genética – Jean Piaget
Metodologia Científica
MÉTODO CIENTÍFICO.
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Atividades Experimentais no Ensino de Física
AXIOMA DA ESCOLHA: CONSEQÜÊNCIAS E DISCUSSÕES
Metodologia da Pesquisa
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
Metodologia Da Pesquisa Científica
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Explicação Científica – Hipótese Capítulo VI
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
Profª MSc Cássia Barbosa Reis
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Diretrizes Gerais do Estágio.  O estágio é o conjunto de atividades promovidas pela UEMA em colaboração com as empresas e ou instituições de ensino,
A Construção da Ciência
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Tipos de Conhecimento Humano
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA MARÇO 2014 TEORIAS DA CONSTRUÇÃO DO SABER CIENTÍFICO ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
3 tipos de argumentos: Dedutivos Indutivos
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
O que é Ciência? Professor Israel Disciplina Ciências.
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio / Janeiro / 2006.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Conhecimento: da definição aos tipos
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Metodologia científica - Conhecimento filosófico Chapecó, SC. Fevereiro de 2015 UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ ÁREA DE CIÊNCIAS.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
O que é conhecimento?.
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Revisão 1.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

LEIS E TEORIAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA Prof. MAURO BARBOSA GUTERRES EQUIPE: Haldo Araujo Celso Ivo Batalha Carlos Silva Gracimar Fátima Morais Todo texto foi retirado da material do professor.

LEIS E TEORIAS Definição Lei científica é uma hipótese que tenha sido comprovada sua validade. Teoria científica é um conjunto de leis que explicam um determinado fenômeno ou grupos deles. Requisitos de leis e teorias Gerais; Comprovadas; Matematizados.

LEIS E TEORIAS “Uma explicação é sempre algo incompleto: sempre podemos suscitar um outro porquê. E esse novo porquê talvez leve a uma nova teoria, que não só explique, mas também corrija a anterior”. Popper, A busca da compreensão e de explicações universais cada vez mais abrangente a respeito da realidade, conduzida por um processo de investigação científica, pode conduzi à formulação de leis e teorias.

LEIS E TEORIAS Surgimento As leis e teorias surgem da necessidade de se encontrar explicações para os fenômenos da realidade. Esses fenômenos são conhecidos pelas suas manifestações, pelas suas aparências, assim como se percebe pela cor e pelo perfume quando um fruto está maduro.

LEIS E TEORIAS Características As teorias possuem como característica a possibilidade de estruturar as uniformidades e as regularidades explicadas e corroboradas pelas leis em um sistema cada vez mais amplo e coerente, com a vantagem de corrigir-las e aperfeiçoá-las.

LEIS E TEORIAS Objetivo Compreender e explicar as estruturas dos fenômenos através da reconstrução conceitual.

LEIS E TEORIAS Vantagens das teorias Estabelecer limites da veracidade das proposições, eliminando as contradições existentes entre as diferentes proposições do sistema. Autocorreção. Aplicação das explicações.

LEIS E TEORIAS Caráter hipotético das teorias Quanto maior o conteúdo de uma teoria, maiores oportunidades de falseabilidade e objetividade, pois dará mais chances de discussão intersubjetiva, de localização dos erros e de ser corrigida.

LEIS E TEORIAS Reflexão A teoria se manifesta como uma eterna hipótese que mantém viva a necessidade da indagação, da investigação, fazendo da ciência um edifício em permanente construção.