Aplicação Prática Do Problema de Pesquisa à Formulação de Proposições Grupo 6: Ana Filipa Martins João Gonçalo Pereira * Karine Jacob Luís Mestrinho *

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Aplicação Prática Do Problema de Pesquisa à Formulação de Proposições Grupo 6: Ana Filipa Martins João Gonçalo Pereira * Karine Jacob Luís Mestrinho * Sara Cavaco * Vítor Pataco Análise Qualitativa de Dados Mestrado em Marketing

Análise Qualitativa de DadosAtributos - Grupo 62 Contexto Definições Base Atributos Características pelas quais os produtos/marcas são identificados e diferenciados. Normalmente incluem características, funções, benefícios e usos; Diferenciação Um ou mais atributos que tornam um produto diferente dos outros; Posicionamento Forma como a marca/produto é percebida por um grupo relevante de clientes relativamente aos seus concorrentes (Rao and Steckel 1998), nomeadamente, se é diferente ou melhor que estes em atributos críticos. Artigo Base Product Attributes model: A tool for evaluating brand positioning Carol F. Gwin Journal of Marketing Theory and Practice; Spring 2003; 11, 2; ABI/INFORM Global

Análise Qualitativa de DadosAtributos - Grupo 63 Do Problema de Pesquisa à Formulação de Proposições Artigo Base O artigo discute como os modelos de atributos de produto podem ser utilizados para tomar decisões estratégicas relativamente ao posicionamento / reposicionamento da marca; Nos modelos multi-atributo do artigo, a autora refere que o posicionamento de um produto é definido com base em duas dimensões (sendo que as dimensões são conferidas por diferentes atributos, logo neste artigo atributo = dimensão); O artigo conclui que os modelos têm uma aplicabilidade prática na construção da estratégia de posicionamento da marca / produto, no entanto o autor identificou quatro áreas de pesquisa futuras, das quais seleccionámos a seguinte: Research Question: Será que o modelo multi-atributo pode ser aplicado na estratégia de posicionamento do produto, avaliando mais do que dois atributos, i.é., com uma abordagem para além de duas dimensões?

Análise Qualitativa de DadosAtributos - Grupo 64 Do Problema de Pesquisa à Formulação de Proposições Objectivos de Pesquisa Verificar se a hierarquia de importância de um atributo sobre o outro se mantém quando incluímos uma 3ª dimensão(=atributo). Verificar se existem atributos preponderantes independentemente do número de dimensões. Proposições P1: O posicionamento de um produto é igual considerando 2 ou 3 atributos. P2: O preço é o atributo com mais peso face aos outros. P2.1: Se sim, o preço mais baixo determina o posicionamento.