CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Desempenho
Advertisements

OPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
M. de Fátima Oliveira Workshop CERNAS QREN/PO do Centro Observatório das industrias de transformação dos produtos agrícolas e florestais Área.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Negócio Internacional Capítulo 12 Organização & Medidas de Controlo International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 8 Estratégias Colaborativas International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice Hall, Inc 1.
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
1 Como apresentar/lançar um negócio próprio Conferência – Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG – 16 de Fevereiro de 2005 Rui Ferreira.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
Liderança Sumário: Conceito de “Liderança” 2. Estilos de Liderança
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
ASSOCIAÇÃO COM FORNECEDORES + ESTRATÉGIAS DE SUPRIMENTO Unidade 4 Grupo 19L Subgrupo Y: Sylvana Torres Wagner Gonçalves.
E_ Estratégia Empresarial 2003/2004 ACETATOS 3. Empreendedorismo A Estruturação do Negócio Tema 3.2.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Balanced Scorecard.
COMPETITIVIDADE GLOBAL
Metodologia de diagnóstico do sistema de controlo de gestão
MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
CAPÍTULO 7 GERINDO ACORDOS COOPERATIVOS INTERNACIONAIS.
CAPÍTULO 8 IMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA: CRIANDO CAPACIDADES MULTIDIMENSIONAIS.
4. ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS
INOVAÇÃO E GESTÃO NA EMPRESA
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS
CAPÍTULO 7 INOVAÇÃO NO PROCESSO.
Estratégia Empresarial
REDE OPERACIONAL E LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Lideranças nas organizações educativas
PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO
Associação DESENVOLVIMENTO DE UM “CLUSTER” DAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS NA REGIÃO DO NORTE 15.Setembro.2008.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
E-Business a Nova Economia
Utilização de Contrapartidas na Dinamização da Inovação Tecnológica Utilização de contrapartidas associadas a grandes compras na dinamização da inovação.
Características das estruturas do mercado da EE
Tecnologia, Ciência e Inovação
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Novos instrumentos de gestão para a profissionalização da Administração Pública A avaliação do desempenho Miguel Nuno Rodrigues.
CRM Sistema de Apoio a Grupos.
III Colóquio Internacional sobre Seguros e Fundos de Pensões AS POLÍTICAS DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS DE SEGUROS E DOS FUNDOS DE PENSÕES Gabriel Bernardino.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Índice Capítulo 1 - Quem somos Capítulo 2 - Âmbito do Projecto
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
Num contexto particular...
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
Business Intelligence
Gestão da Carga em Sistemas Distribuídos : Algumas Considerações Luís Paulo Peixoto dos Santos Departamento de Informática Universidade do Minho.
Futuro dos jovens agricultores no quadro da PAC pós 2013
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
RECURSOS HUMANOS Introdução sobre o que será dito.
CAPÍTULO 4 PROCESSOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO. 4.1 INTRODUÇÃO.
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
GESTÃO DA QUALIDADE MÓDULO 2 As Normas ISO 9000:2000 José Pinto Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
CAPÍTULO 5 TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA: UM RELACIONAMENTO COMPLEXO E MULTI- FACETADO.
CAPÍTULO 13 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS MODOS DE OPERAÇÃO.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
CAPÍTULO 8 ESTRATÉGIA E COORDENAÇÃO DAS OPERAÇÕES INTERNACIONAIS.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 7 INVESTIMENTO DIRECTO

TIPOLOGIA BÁSICA DE INVESTIMENTOS DIRECTOS 7.1 TIPOLOGIA BÁSICA DE INVESTIMENTOS DIRECTOS

CARACTERÍSTICAS DOS INVESTIMENTOS DIRECTOS PROPRIEDADE TOTAL PARCIAL MODO DE INVESTIMENTO GREENFIELD (Inv. de raíz) AQUISIÇÃO TIPO DE ACTIVIDADE COMERCIAL PRODUTIVA I&D ...................... JOINT VENTURE

7.2 JOINT VENTURES

sucesso FACTORES DE SUCESSO DAS JOINT-VENTURES SUCESSO (ESTRUTURAÇÃO) Empenhamento em Colaborar Fundamentação da Decisão Qualidade do Contrato Apoio de Intermediários Conhecimento Mútuo

(DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CORRENTE) FACTORES DE SUCESSO DAS JOINT-VENTURES SUCESSO (DESENVOLVIMENTO E GESTÃO CORRENTE) sucesso Empenhamento em Colaborar Utilização de gestores locais Partilha do porder de decisão Equilibrio de contribuições e benefícios Conhecimento Mútuo

FACTORES DE SUCESSO DAS JV (I) PREPARAÇÃO DEFINIÇÃO CLARA DE OBJECTIVOS FUNDAMENTAÇÃO DA DECISÃO SELECÇÃO DO PARCEIRO EMPENHAMENTO NA OPÇÃO DE JV CONTRATO ADEQUADO E COMPLETO COMPATIBILIDADE COMPATIBILIDADE DE OBJECTIVOS E DE ESTRATÉGIAS COMPATIBILIDADE CULTURAL COMPATIBILIDADE ORGANIZACIONAL COMPATIBILIDADE DE RECURSOS/ CONTRIBUIÇÕES RELAÇÕES ENTRE OS PARCEIROS CONFIANÇA INSTITUCIONAL CONFIANÇA PESSOAL RELAÇÕES ANTERIORES PERCEPÇÃO DE EMPENHAMENTO MÚTUO EQUILÍBRIO DE CONTRIBUIÇÕES E BENEFÍCIOS SEPARAÇÃO CLARA DE RESPONSABILIDADES E FUNÇÕES FLEXIBILIDADE

FACTORES DE SUCESSO DAS JV (II) CARACTERÍSTICAS DA ACTIVIDADE DA JV POSIÇÃO DA JV FACE AOS PARCEIROS (AS RELAÇÕES HORIZONTAIS SÃO MAIS PROPÍCIAS AO SUCESSO) CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO “INDEPENDÊNCIA” DA JV ADEQUAÇÃO ENTRE CRITÉRIOS DE SUCESSO, ACTIVIDADES CONTROLADAS E MECANISMOS DE CONTROLO ENQUADRAMENTO CARACTERÍSTICAS DA INDÚSTRIA GRAU DE INTERVENÇÃO GOVERNAMENTAL

7.3 EVOLUÇÃO DAS FILIAIS NO ESTRANGEIRO

DESENVOLVIMENTO DA ACTIVIDADE DA FILIAL Fase 1 Conseguir Viabilidade Fase 2 Construir a Sustentabilidade Mandato Geográfico Aplicação Regional Criação da Filial Filial Viável Especialização Actividade Centro de Excelência Fonte: Construído com base em Birkinshaw & Hood (1997)

Desenvolvimento da Actividade da Filial Factores Conseguir Viabilidade Construir Sustentabilidade Mandato Geográfico Especialização Actividade Empresa Mãe Investimento Directo para a criação da filial: definição do contexto de actualização Definição de orientações Atribuição de margem de manobra para a filial desenvolver iniciativas de acção Definição de orientação e/ou Reconhecimento da acumulação de competências pela filial Filial Desempenho do mandato definido Desenvolvimento de rede de relações Ganho de quota de Mercado Afirmação no mercado local Aprofundamento da Iniciativa de desenvolvimento de Novos negócios/mercados Criação/Aprofundamento de competências novos negócios País de Localização Incentivos ao investimento Factores de adjudicação de projectos Desenvolvimento do mercado Clima genérico de Investimento Factores de adjunção de projectos Ritmos de investimentos e noivos projectos Influência/visibilidade Regional Relevância da procura local Especificidade/Exigência técnicas da procura local Ritmos de Exigências de investimento e novos produtos dos projectos Fonte: Construído com base em Birkinshaw & Hood (1997)

7.4 TIPOLOGIAS DE FILIAIS

White & Poynter Âmbito do produto Dimensões Âmbito do mercado Valor Acrescentado Filial Réplica Marketing Satellite Produtor Racionalizado Especialista de Produto Strategic Independent

Martinez & Jarillo (I) Decisões Âmbito de Produto Âmbito Geográfico Decisões Âmbito de Produto Estratégicas Âmbito de Empresa Integração Dimensões Localização Estratégias das Filiais e Características do País de Implantação

Martinez & Jarillo (II) Subsidiária Passiva Autónoma Activa + - Localização Integração

Bartlett & Ghoshal