TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
MACROECONOMIA.
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Internacionalização e os Países Emergentes
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais Capítulo 7 Factores de Mobilidade e Investimento Directo Estrangeiro International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004.
Negócios Internacionais
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Negócios Internacionais Capítulo 3.1 Teoria de Comércio Internacional International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 5-1.
Negócios Internacionais
Estratégia Empresarial Capítulo 7 Internacionalização
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Faculdade de Economia do Porto Ano Lectivo de 2006/2007
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Economia Internacional II Sinopse das aulas Versão Provisória 2º Semestre
Política Macroeconómica no curto prazo e regimes de câmbio
Política Macroeconómica no curto prazo com câmbios fixos
COMPETITIVIDADE GLOBAL
MOTIVAÇÕES E MODOS DE OPERAÇÃO
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA
Texto 3 “EUA: o berço do capitalismo de gestão”
SESSÃO 4 EMPRESAS MULTINACIONAIS E ESTRATÉGIAS TECNOLÓGICAS
CAPÍTULO 5 GESTÃO DA EXPORTAÇÃO.
A TEORIA DO CICLO DO PRODUTO
Movimentos Internacionais de Fatores
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
APL – Arranjos Produtivos Locais
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Comércio Internacional
Comércio internacional
Análise do Meio Ambiente
Grupo Integrados Data:29/03/2009 Responsável:Bruna Pereira
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Regulação Energy Policy Por: Nuno David 23 de Fevereiro 2002
CAPITULO 1 A MACROECONOMIA
DSM e Telecontagem Cláudio Monteiro
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Características das estruturas do mercado da EE
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de transporte de energia eléctrica Gestão de Energia em S.E.E.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Introdução à Logística
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Crescimento da Produtividade Todos sabemos que este é o caminho para conseguir uma melhora no desenvolvimento econômico, porem não sabemos como alcança-lá;
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INOVAÇÃO
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
UFP Marketing Internacional Política Internacional de Produto No processo de Internacionalização uma empresa pode colocar as seguintes questões:
COMÉRCIO INTERNACIONAL
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Inovação que não necessita de I&D: sugestões para uma política de inovação tecnológica centrada na difusão e na procura Marketing das Organizações Políticas.
UFP – Marketing Internacional Porque é que se deve Exportar? Um factor importante é o risco reduzido e baixo custo associado.
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
Universidade Católica Portuguesa Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Tel.: Fax: Economia Aplicada.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Seminário Avançado - Eletiva A
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
1 ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES – AULA 1 José M. Viegas ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTE OS TRANSPORTES Aula 1 José M. Viegas.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
“European R&D Benchmarking (2001)” Políticas de Ciência e Tecnologia Trabalho realizado por: Ana Sofia Mascarenhas Eugénia Ramiro 11 de Outubro de 2002.
Determinantes das estruturas
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Concepção, Gestão e Avaliação de Projectos Desenvolvimento e Operacionalização do Projecto – Factores de Gestão.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
LOGÍSTICO INTERNACIONAL AULA 3 PLT Cap. 3 PLT 392 Pagina 59 à 104.
CAPÍTULO 3 TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL E DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMPRESA.
Transcrição da apresentação:

TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL CAPÍTULO 3 TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL

TEORIAS DO INVESTIMENTO INTERNACIONAL Imperfeições do Mercado: Hymer-Kindleberger Ciclo de Vida do Produto: R. Vernon Reacção Oligopolística: F. Knickerbocker Teoria Japonesa: K. Kojima Internalização: P. Buckley & M. Casson Paradigma Ecléctico: J. Dunning Perspectiva Evolucionista: J. Cantwell; B. Kogut & U. Zander

CICLO DE VIDA (Vermon) Hipóteses de Base Alteração temporal das condições de produção e comercialização dos produtos Conhecimento tecnológico limitado fora das fronteiras nacionais Existência de economias de escala Os gostos variam com o rendimento e os produtos podem ser estandardizados e vários níveis de rendimento 3 fases no ciclo Produto Novo Produto em Desenvolvimento Produto Estandardizado

TEORIA DA INTERNALIZAÇÃO (Buckley & Casson) Vantagens Controle e planeamento da produção e comercialização Exploração do poder de mercado pela prática de preços discriminatórios Evitar situações de monopólio bilateral Evitar os problemas da transferência de conhecimentos Evitar a intervenção governamental  A Informação como bem Intermédio

PARADIGMA ECLÉCTICO (J. Dunning) Paradigma O.L.I. 3 Condições para Investir no Exterior A empresa dispões de Vantagens Específicas É preferível explorar tais vantagems por si própria que transmiti-las a outros (Internalização) A exploração é mais vantajosa fora do país de origem. O país de destino deverá ter Vantagens de Localização Internalisation Location Ownership

PARADIGMA O.L.I. Ownership Internalisation Location Direitos de propriedade Activos intangíveis Vantagens da gestão comum Internalisation Custos de transacção Ultrapassar a intervenção governamental Influência nos mercados Location Distribuição espacial dos recursos Custos de transporte e comunicação Incentivos e desincentivos aos investimento Infra-estruturas Distância Psíquica Procura Condições socio-políticas