ESTUDO ACOMPANHADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
FORMAÇÃO CÍVICA UM CAMINHO A PERCORRER.
Alguns princípios fundamentais a considerar:
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
Didáctica da Matemática
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Reflexão do Professor.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Discutindo práticas em Matemática
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
CRITÉRIOS de AVALIAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Desenvolvimento Curricular
Técnicas da Intervenção Pedagógica
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Organização do Planejamento com os professores
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Escola Municipal Professoras:
Alimentação Equilibrada
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Análise de uma ferramenta ou recurso
Atitudes que contribuem para o sucesso de seus filhos.
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
Estratégias informais de cálculo
Área de Projecto. O que é ? Uma nova área não disciplinar. Constituída por um bloco semanal de 90 minutos. Um espaço educativo onde podemos assumir um.
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
Perguntas de Modelação
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Autora: Ana Gomes O Tempo Os estudantes devem elaborar um horário pessoal. É Importante reflectir sobre qual a hora do dia em que.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Novas estratégias para o estudo da matemática: Uma análise da aplicação dos jogos nas salas de aula da UEB Alberto Pinheiro.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Transcrição da apresentação:

ESTUDO ACOMPANHADO

Estudo Acompanhado “ Visa a aquisição de competências que permitam a apropriação pelos alunos de métodos de estudo e de trabalho e proporcionem o desenvolvimento de atitudes e de capacidades que favoreçam uma cada vez maior autonomia na realização das aprendizagens.” In Decreto Lei nº 6/2001 de 18 de Janeiro

Competências a desenvolver: Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar o pensamento próprio; Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem, adequadas aos objectivos visados; Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa; Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; Cooperar com os outros em tarefas e projectos comuns.

Nova Área Curricular Faz parte do horário do aluno Ocupa um bloco de 90 minutos É de frequência obrigatória O acompanhamento é feito por dois professores

Para que serve? Para aprender a… Estudar Organizar materiais Consultar livros de referência Fazer trabalhos escritos individuais e de grupo Gerir o tempo Resolver problemas Ser autónomo Avaliar o trabalho realizado

Alguns temas a tratar: Conhecer-se/Conhecer os outros Regras de convivência Como se estuda Horário de estudo entre outros…

Como posso ajudar o meu educando a obter sucesso na escola: Definir em conjunto com o meu educando um período diário para a realização dos trabalhos escolares Colaborar no cumprimento do horário de estudo Proporcionar um espaço sossegado e bem iluminado para a realização das suas actividades de estudo Em caso de trabalho de grupo permitir que se reúna com os outros elementos do grupo sempre que necessário Assegurar que o meu educando leva para a escola o material necessário para todas as aulas, incluindo a caderneta escolar Verificar diariamente a caderneta Informar-me acerca/garantir a assiduidade Verificar regularmente os cadernos diários Verificar a realização dos TPCs

Apresentação de: Dora Duarte M.ª Conceição Gomes Janeiro de 2004