Centro de Competência Nónio Século XXI Escola Superior de Educação de Setúbal 20 anos depois … Setúbal, 15 de Fevereiro de 2005 Conceição Brito e José

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Transcrição da apresentação:

Centro de Competência Nónio Século XXI Escola Superior de Educação de Setúbal 20 anos depois … Setúbal, 15 de Fevereiro de 2005 Conceição Brito e José Duarte (ESE de Setúbal)

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Antes do Projecto MINERVA … começando o trabalho com as TIC Primeiras experiências no distrito Escola Primária Nº2 de Palmela (1984)

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Contexto Trabalho de Projecto Trabalho de campo (visitas de estudo) Tratamento de informação

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Ontem como hoje… Tudo parece apontar que [bons níveis de desenvolvimento para um maior número de alunos] poderá vir a ser conseguido […] se os conteúdos curriculares se tornarem significativos para professores e alunos […] O trabalho por projectos poderá constituir uma resposta. Luísa Cortesão et al. (2002) A ideia de projecto

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Na sala de aula Tarefas diferenciadas TIC (Processador de texto, Logo e Paint) Comunicação

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro As novas tecnologias poderão ter um papel a desempenhar, quer como ferramenta de trabalho, quer como meios de descoberta e de formação de conceitos, quer como instrumentos de resolução de problemas. João Pedro Ponte, 1997 Ontem como hoje … O computador como ferramenta

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Quatro anos de uma experiência pedagógica inovadora (84-87), relatada pela professora responsável por este trabalho com uma turma do 1º ciclo. O Pólo MINERVA da ESE de Setúbal apoiou a formação e monitorização do Projecto. Registar e publicar …

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Descobrir Portugal Um projecto colaborativo com alunos de escolas de outras regiões, envolvendo o Logo e a base de dados

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro A Matemática e as TIC (Logo e Folha de Cálculo) De assinalar: o papel do professor o trabalho em pequenos grupos diferentes tipos de tarefas Escolas Secundárias de Bocage e da Camarinha – Setúbal.

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Ontem como hoje… Importa valorizar as abordagens informais e experimentais das tecnologias de informação e comunicação, hoje potenciadas com o uso da Internet, reconhecendo que […] a contribuição real dos meios de comunicação digitais para a educação é a flexibilidade que pode permitir a cada indivíduo encontrar trajectos pessoais para aprender […]. Seymour Papert (1997) A aprendizagem com as TIC

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Monografias – algumas memórias escritas sobre as TIC na Educação Reflexões sobre contextos curriculares e meio envolvente

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Envolvimento entusiástico de equipas interdisciplinares de professores, incluindo professores e investigadores de ESEs e Universidades e professores do ensino básico e secundário.

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro TIC em Portugal… …a travessia no deserto

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Em 1997… … Programa Nónio Formação e apoio a actividades e projectos para uso das TIC nas escolas. Envolve escolas básicas e secundárias, ESEs, Universidades e Centros de Formação de Professores

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Conhecer e Intervir com as TIC nas Escola Divulgar as TIC e propostas para o seu uso adequado em contexto educativo; Apoiar a formação de professores para a implementação de experiências com alunos, em diferentes contextos: sala de aula, Centros de Recursos e outros espaços pedagógicos.

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Inovação e Início de Carreira Sites que apoiam o desenvolvimento profissional dos recém licenciados pela ESE (1º Ciclo, Matemática e Ciências da Natureza)

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Desenvolvimento curricular Produção e avaliação de materiais para uma integração contextualizada das TIC na formação de adultos. Investigação e divulgação: Projectos Estudos de caso

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Projectos de Centros de Recursos Alunos monitores Competências sociais Competências técnicas TIC – cartão de aluno monitor

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Ontem como hoje… O currículo não é uma soma de matérias a ensinar, mas sim um projecto de realização de aprendizagens e de desenvolvimento de competências que deve proporcionar aos alunos experiências significativas de um modo coerente e articulado entre as suas diversas componentes. Paulo Abrantes [sobre Perrenoud, 2003] Para além dos conteúdos

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Escola - presente e futuro Comunidades de aprendizagem TIC e Desenvolvimento Profissional dos professores Encontros, Percursos e Recursos - As TIC na Escola, Fevereiro 2000

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Ontem como hoje… Perante um panorama mediático em que a informação se multiplica de forma vertiginosa, ecléctica e fragmentária, a vocação da escola para criar o tempo e a oportunidade para a interrogação, a procura, a comparação e a estruturação do saber reveste um papel fundamental Manuel Pinho, Un. Minho (2003) A Escola face aos media e à Internet

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Formação Contínua de Professores nas Novas Áreas Curriculares As NAC como espaço privilegiado para o uso das TIC Oficinas de formação a distância, apoiadas na plataforma FORDIS.

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Alguns produtos destas sessões Um grande número de trabalhos foram produzidos e estão disponíveis na Web. CD ROM Apresentações Powerpoint Páginas Web

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Utilizações em diferentes contextos Mais de metade dos materiais produzidos foram usados com alunos

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Ontem como hoje … Uma parte significativa do futuro da aprendizagem não se encontra nos conteúdos. Muito desse futuro, talvez a sua parcela mais crítica, encontra-se nos contextos […] Uma das principais funções da cultura é, precisamente, a de operar como filtro altamente selectivo na estruturação de visões do mundo e na protecção contra sobrecargas cognitivas. A. Dias de Figueiredo, 2000 Contextos

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Ideias pedagógicas e didácticas para a introdução de ferramentas específicas na sala de aula … e guias de uso das TIC Materiais de apoio

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Experimentação e avaliação de materiais e software Maletas pedagógicas para Matemática e CREs Materiais disponíveis para uso com alunos

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Articulação entre Projectos Projectos ABOLINA e SETTIC espaços partilhados de produção e publicação

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Comunidades de aprendizagem A Comunidade de Aprendizagem de Professores de Línguas alojada na plataforma FORDIS

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Alguns dados para reflexão A Escola que aprende: um estudo múltiplo de casos no âmbito da utilização educativa das TIC Factores facilitadores: formação para aquisição de competências técnicas e pedagógicas; motivação pessoal; existência de professores de apoio no domínio técnico e de dinamização de projectos; sensibilidade da gestão das escolas. Obstáculos : o tempo adicional que o professor tem de disponibilizar para uma efectiva integração curricular das TIC; as dificuldades de manutenção dos equipamentos. José Luís Ramos et al. (2001)

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Tipo 3 Aplicação de ferramentas à educação, em domínios interdisciplinares, NACs, CREs e Clubes Tipo 4 Ferramentas específicas de áreas disciplinares Estudo: A Formação Contínua de Professores em TIC (2000 a 2003) Tipo 1 Uso de ferramentas genéricas e da Internet Tipo 2 Aplicação de ferramentas à educação, nos domínios da administração, gestão e avaliação escolar. Tipologia da formação Brito, C., Duarte, J. e Baía, M. (2004) Alguns dados para reflexão

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Acções – Impacto junto dos professores Tipo 1173 Tipo 213 Tipo 3197 Tipo 422 As acções de Tipo 3 (TIC em contextos interdisciplinares) com fraca expressão no volume global de formação em TIC (12%), são referenciadas como sendo as que obtiveram maior impacto (49%) junto dos professores. Estudo: A Formação Contínua de Professores em TIC (2000 a 2003) Alguns dados para reflexão Acções de maior impacto

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Referências recentes As tecnologias são o produto do seu processo histórico de constituição, e não simplesmente da sua concepção tecnológica original O fosso digital não existe hoje tanto ao nível da conectividade, mas ao nível da capacidade educativa e cultural para utilizar a Internet […] da capacidade de aprender a aprender. Manuel Castells (2004) Sobre a Internet

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro Referências recentes As TIC podem naturalmente contribuir para o enriquecimento progressivo dos ambientes e contextos de aprendizagem permitindo não só que a escola seja o espaço da construção individual e social mas que cada um possa aprender e ao aprender para si possa […] deixar um registo [uma memória] para que outros aprendam com as experiências anteriores. José Luís Ramos (2005) Memórias das ilhas de mudança

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro

Centro de Competência Nónio – Século XXIEscola Superior de Educação de Setúbal 15 Fevereiro 2005 As TIC na Educação: Histórias e Memórias com futuro

Centro de Competência Nónio Século XXI Escola Superior de Educação de Setúbal 20 anos depois … Setúbal, 15 de Fevereiro de 2005 Conceição Brito e José Duarte (ESE de Setúbal)