Desafios do professor em um mundo digital Ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico Teresa Cristina Jordão
Apresentação Psicóloga, doutoranda em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Parceira técnica da Microsoft Educação no programa Parceiros na Aprendizagem e membro da comissão de avaliação do Prêmio Educadores Inovadores promovido pela Microsoft. Coordenou o desenvolvimento dos projetos de Educação a Distância do Senac São Paulo durante 4 anos. Atua em projetos de formação de professores para a integração das tecnologias na educação. Consultora do Portal do Professor do Ministério da Educação e da área de Educação a Distância da Pearson Education. Professora da pós-graduação da Fac. Trevisan e da pós- graduação em Design Instrucional do Senac SP (a distância). Sócio-fundadora do Instituto Paramitas, instituição que atua com projetos sociais em educação.
Nativos digitais – Geração web 2.0 (Prensky, 2001) Tempos Liquidos Baumann
Competências necessárias para o século XXI Saber aprender Saber agir Saber comunicar Saber engajar-se e comprometer-se Saber assumir responsabilidades ( f oco no bem comum) Ter visão estratégica (relação das ações com o todo) Fleury e Fleury (2001), inspirado na obra de Le Boterf
Competências necessárias para o século XXI Iniciativa autonomia cooperação comunicação trabalho em equipe aprender a aprender, resolução de problemas adaptar-se a situações novas
Reduzir o ensino expositivo em classe. Tornar o ensino mais dinâmico e participativo. Tirar o aluno da classe, da situação de conforto e equilíbrio. Tornar possível a aprendizagem autônoma. Promover e fomentar a socialização e a aprendizagem colaborativa. Usar no ensino as tecnologias que os alunos usam e gostam; O papel do professor
"nesse contexto, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos". (Levy, 1999) O papel do professor
Entra Adota Adapta Apropria Inventa Estágios Evolutivos da Apropriação Tecnológica
ItemEstágioExemplos do que fazem os professores 1EntradaAprendem as habilidades básicas para lidar com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) 2AdoçãoUsam as TICs nas práticas pedagógicas tradicionais 3AdaptaçãoIntegram as TICs às atividades de sala de aula, principalmente com foco na produção dos alunos 4ApropriaçãoFocam o trabalho cooperativo, projetos de aprendizagem e interdisciplinaridade, incorporando as TICs quando ela é necessária, como uma entre muitas ferramentas 5InvençãoDescobrem novas formas de utilizar as ferramentas e combinam múltiplas tecnologias Estágios Evolutivos da Apropriação Tecnológica
Permanente... Ao longo da vida... Prática faz parte da formação Um passo de cada vez Formação dos professores
Possibilidades de uso das TIC Diversificação de formas Envolvimento Contexto Adequação Criatividade
Possibilidades de uso das TIC Wiki Facebook Blog Twitter.... Colaboração e Interação
Wiki: software que permite a criação/edição de texto de forma colaborativa Lista de Softwares que geram wikis: UseMod TWiki MoinMoin PmWiki MediaWiki Zwiki Instiki TikiWiki DokuWiki
Facebook Site de relacionamento Rede Social
Twitter Microblogging – até 140 caracteres
Blog Página web atualizável (posts) Divulga informações textuais e imagens
Blog – motivos para utilizar É lúdico e divertido Aproxima professor e alunos Abre espaço para reflexões Amplia-se o espaço da sala de aula (virtual) Promove trabalho colaborativo Compartilha os projetos da escola para a comunidade
Blog – Como mantê-lo vivo Deve possuir objetivo claro Deve estar adequado ao público que quer atingir Deve ter conteúdo interessante Deve ser atualizado frequentemente
A partir da leitura de livros de autores infantis, os alunos reescrevem as histórias por meio de textos e desenhos. Depois eles se encontram com o autor do livro para um evento de apresentação das produções e homenagem.
Memórias na Rede Por meio de entrevistas com pessoas mais velhas, as crianças recontam as histórias da cidade.
Blog como ferramenta de suporte para a prática da escrita, leitura e troca de opiniões entre alunos do Ensino Médio Normal – Uruguaiana/RS. blogspot.com
Objetivos deste Blog
Coordenação: educadora de Joinville/SC. logspot.com/
Objetivos deste Blog
blogspot.com Objetivos deste Blog
Incentivar a escrita colaborativa em alunos do Jardim ao Ensino Médio – Portugal.
Alguns serviços gratuitos para criação de Blogs - O Blogger é um dos serviços mais populares para edição de blogs. É possível inscrever mais de um usuário para a construção de um espaço colaborativo e também permite maior liberdade para criação e modificação dos recursos para usuários com conhecimentos de html. - Serviço da Microsoft que possibilita a criação de blogs e 30 MB para armazenamento de fotos. É fácil de utilizar e configurar e é integrado ao comunicador instantâneo Messenger, o que ajuda a divulgar quando o blog é atualizado para os usuários da lista de contatos. - É um recurso bastante simples para edição e publicação de blogs. Tem basicamente tudo que é necessário exceto o link permanente para cada post, o que prejudica a indicação de posts específicos. Também permite a inscrição de vários usuários para a criação de blog colaborativo
Referencial Teórico CATAPAN, A.H.; FIALHO, F.A.P. Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico – UFSC - Disponível em: PRETTO, Nelson. Uma escola sem/com futuro. Campinas: Papirus, RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002 SOARES, Ismar. Educomunication. São Paulo: NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, p. SOARES, Ismar. (Org.) Caminhos da Educomunicação. São Paulo: Editora Salesiana, v
Contato Teresa Cristina Jordão Video Portacurtas