Desafios do professor em um mundo digital Ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico Teresa Cristina Jordão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
“Nossa vida não é aquela que vivemos, mas, sim, aquela que lembramos, e como a lembramos, para poder contar sua história” Gabriel Garcia Márquez.
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Contexto de Educação a Distância
A Educação Mediada pela Tecnologia
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Fundamentação Teórica
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Escolhendo o nosso Futuro
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
Propostas de layout Modelo 1
20 anos produzindo software educacional: uma visão retrospectiva
Licenciatura em Pedagogia a Distância
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Educação a Distância e a Extensão Universitária
CURRICULO +.
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Capacitação da ferramenta:
Profa. Reane Franco Goulart
TENDÊNCIAS DE ESPAÇOS DE FORMAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA COM O USO DA WEB Patricia Thoma Eltz Dra. Patricia Brandalise Scherer Bassani – Prof. Orientadora.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
O PAPEL DO PROFESSOR EM UM MUNDO DIGITAL
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
Rethinking Literacy Education in New Times:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
As ferramentas da rede Orkut em aulas virtuais para o ensino de inglês como LE Helen de Oliveira Faria Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Transcrição da apresentação:

Desafios do professor em um mundo digital Ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico Teresa Cristina Jordão

Apresentação Psicóloga, doutoranda em Educação, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie. Parceira técnica da Microsoft Educação no programa Parceiros na Aprendizagem e membro da comissão de avaliação do Prêmio Educadores Inovadores promovido pela Microsoft. Coordenou o desenvolvimento dos projetos de Educação a Distância do Senac São Paulo durante 4 anos. Atua em projetos de formação de professores para a integração das tecnologias na educação. Consultora do Portal do Professor do Ministério da Educação e da área de Educação a Distância da Pearson Education. Professora da pós-graduação da Fac. Trevisan e da pós- graduação em Design Instrucional do Senac SP (a distância). Sócio-fundadora do Instituto Paramitas, instituição que atua com projetos sociais em educação.

Nativos digitais – Geração web 2.0 (Prensky, 2001) Tempos Liquidos Baumann

Competências necessárias para o século XXI Saber aprender Saber agir Saber comunicar Saber engajar-se e comprometer-se Saber assumir responsabilidades ( f oco no bem comum) Ter visão estratégica (relação das ações com o todo) Fleury e Fleury (2001), inspirado na obra de Le Boterf

Competências necessárias para o século XXI Iniciativa autonomia cooperação comunicação trabalho em equipe aprender a aprender, resolução de problemas adaptar-se a situações novas

Reduzir o ensino expositivo em classe. Tornar o ensino mais dinâmico e participativo. Tirar o aluno da classe, da situação de conforto e equilíbrio. Tornar possível a aprendizagem autônoma. Promover e fomentar a socialização e a aprendizagem colaborativa. Usar no ensino as tecnologias que os alunos usam e gostam; O papel do professor

"nesse contexto, o professor é incentivado a tornar-se um animador da inteligência coletiva de seus grupos de alunos em vez de um fornecedor direto de conhecimentos". (Levy, 1999) O papel do professor

Entra Adota Adapta Apropria Inventa Estágios Evolutivos da Apropriação Tecnológica

ItemEstágioExemplos do que fazem os professores 1EntradaAprendem as habilidades básicas para lidar com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) 2AdoçãoUsam as TICs nas práticas pedagógicas tradicionais 3AdaptaçãoIntegram as TICs às atividades de sala de aula, principalmente com foco na produção dos alunos 4ApropriaçãoFocam o trabalho cooperativo, projetos de aprendizagem e interdisciplinaridade, incorporando as TICs quando ela é necessária, como uma entre muitas ferramentas 5InvençãoDescobrem novas formas de utilizar as ferramentas e combinam múltiplas tecnologias Estágios Evolutivos da Apropriação Tecnológica

Permanente... Ao longo da vida... Prática faz parte da formação Um passo de cada vez Formação dos professores

Possibilidades de uso das TIC Diversificação de formas Envolvimento Contexto Adequação Criatividade

Possibilidades de uso das TIC Wiki Facebook Blog Twitter.... Colaboração e Interação

Wiki: software que permite a criação/edição de texto de forma colaborativa Lista de Softwares que geram wikis: UseMod TWiki MoinMoin PmWiki MediaWiki Zwiki Instiki TikiWiki DokuWiki

Facebook Site de relacionamento Rede Social

Twitter Microblogging – até 140 caracteres

Blog Página web atualizável (posts) Divulga informações textuais e imagens

Blog – motivos para utilizar É lúdico e divertido Aproxima professor e alunos Abre espaço para reflexões Amplia-se o espaço da sala de aula (virtual) Promove trabalho colaborativo Compartilha os projetos da escola para a comunidade

Blog – Como mantê-lo vivo Deve possuir objetivo claro Deve estar adequado ao público que quer atingir Deve ter conteúdo interessante Deve ser atualizado frequentemente

A partir da leitura de livros de autores infantis, os alunos reescrevem as histórias por meio de textos e desenhos. Depois eles se encontram com o autor do livro para um evento de apresentação das produções e homenagem.

Memórias na Rede Por meio de entrevistas com pessoas mais velhas, as crianças recontam as histórias da cidade.

Blog como ferramenta de suporte para a prática da escrita, leitura e troca de opiniões entre alunos do Ensino Médio Normal – Uruguaiana/RS. blogspot.com

Objetivos deste Blog

Coordenação: educadora de Joinville/SC. logspot.com/

Objetivos deste Blog

blogspot.com Objetivos deste Blog

Incentivar a escrita colaborativa em alunos do Jardim ao Ensino Médio – Portugal.

Alguns serviços gratuitos para criação de Blogs - O Blogger é um dos serviços mais populares para edição de blogs. É possível inscrever mais de um usuário para a construção de um espaço colaborativo e também permite maior liberdade para criação e modificação dos recursos para usuários com conhecimentos de html. - Serviço da Microsoft que possibilita a criação de blogs e 30 MB para armazenamento de fotos. É fácil de utilizar e configurar e é integrado ao comunicador instantâneo Messenger, o que ajuda a divulgar quando o blog é atualizado para os usuários da lista de contatos. - É um recurso bastante simples para edição e publicação de blogs. Tem basicamente tudo que é necessário exceto o link permanente para cada post, o que prejudica a indicação de posts específicos. Também permite a inscrição de vários usuários para a criação de blog colaborativo

Referencial Teórico CATAPAN, A.H.; FIALHO, F.A.P. Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico – UFSC - Disponível em: PRETTO, Nelson. Uma escola sem/com futuro. Campinas: Papirus, RAMAL, Andrea Cecília. Educação na cibercultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002 SOARES, Ismar. Educomunication. São Paulo: NCE - Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, p. SOARES, Ismar. (Org.) Caminhos da Educomunicação. São Paulo: Editora Salesiana, v

Contato Teresa Cristina Jordão Video Portacurtas