1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Advertisements

A Terra – Estudos e Representações/População e Povoamento Documentos AutoresProfessora Maria Manuela Moura dos Santos Costa – Escola EB Cidade de Castelo.
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Projecto A Turma em Números
ESCALA É a relação entre a medida de um objeto ou lugar representado
Didáctica da Matemática
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 4/1 Memória Objectivos Integrar o conceito de memória e relacioná-lo.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 3/1 Teoria da Informação Shannon & Weaver (1949) Quantificar a.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
FICHA DE AUTO-AVALIAÇÃO 8 chcbvcnvbnbvmnbv.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Teoria do Circuito Fechado
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 9 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 23 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Medidas de Erro AE CE VE E
Click to edit Master title style Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level 1 Controlo e Aprendizagem (Ciências.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
C&A /2001 Grupos de trabalho Temas do trabalho
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 7 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
INTERFERÊNCIA CONTEXTUAL
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 4 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 13 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 18 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas
Os efeitos do sentido e da consulta sobre o comportamento de lembrar
Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas
Contingências, Regras e Comportamento Consciente
ESTATÍSTICA BÁSICA.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
INTRODUÇÃO À NATAÇÃO.
Formulário de Matemática
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
ABORDAGEM SÓCIO-COGNITIVA DA APRENDIZAGEM
Profº: Mesaque Silva Correia
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Planificação de uma Aula Experimental
Teste de Hipóteses para a proporção da população
1 Gestão da Manutenção DETERMINAÇÃO DAS ACÇÕES PRIORITÁRIAS Aplicação do princípio da gestão selectiva, também conheci- da por princípio de Pareto ou classificação.
Salas de Matemática.
Licenciatura em Ciências Biomédicas
Objeto de Aprendizagem
Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor
Movimento de um projétil Componentes da velocidade inicial
QUAL O REAL IMPACTO DA ESTATÍSTICA NO DESENHO EXPERIMENTAL, NOMEADAMENTE NA PREVISÃO DE METODOLOGIAS E NA ANÁLISE DE RESULTADOS?
Tipos de movimentos Gráficos
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 2 Aprendizagem-Performance Experiência 1 TESTE DE DESTREZA MANUAL (“placing”) ORGANIZAÇÃO Experiência.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
Projeto GPI – Brasil 2015 IVI Simulação de longo prazo do Índice de Valor da Infraestrutura Belo Horizonte, 19-21/11/2014.
Aula experimental – Relógio logarítmico
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
Matemática 5.º Ano Estatística.
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Estes dois tipos de conhecimento diferem fundamentalmente em questões da origem, atitude, motivações, valor e linguagem. Senso comum (conhec. Vulgar)
Apresentação de ensaios de laboratório de Transmissão de Calor Condução transiente em sólidos.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Linguagens de Programação MÓDULO 1- Introdução à Programação e Algoritmia Pedro Lopes.
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Folha de Cálculo Professores: Pedro Lopes Ano Lectivo 2009/2010.
Professor: Pedro Lopes Gestão de Base de dados Ano Lectivo 2010/2011.
Links Relativos (X)HTML Professor Jolvani Aula 16.
Testes de Hipóteses.
Departamento de ciências exatas e experimentais Disciplina de Física Francisco Máximo Carvalho Materiais de apoio à Disciplina de.
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO Paulo Abud Orlando Pasqual Robson Douglas Pesquisa à base de dados.
Transcrição da apresentação:

1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa TRABALHOS DE GRUPO

2 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa Informação de Retorno Sobre o Resultado IRR Informação de Retorno Sobre o Resultado IRR

3 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa Grupos G100 - Frequência Relativa de 100% G50 - Frequência Relativa de 50% G100 - Frequência Relativa de 100% G50 - Frequência Relativa de 50%

4 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa Tarefa Objectivo: acertar no centro do alvo A bola é lançada a 3 metros de distância do alvo, estando o sujeito de costas para este, e não podendo voltar a cabeça para trás para ver o resultado

5 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa. O G100 recebe IRR em todos os 20 ensaios da aquisição. O G50 só recebe IRR nos ensaios ímpares da aquisição (1, 3, 5,...). O G100 recebe IRR em todos os 20 ensaios da aquisição. O G50 só recebe IRR nos ensaios ímpares da aquisição (1, 3, 5,...)

6 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa. Depois de todos terem realizado a fase de aquisição, efectuar teste de retenção (5 ensaios sem IRR, de costas para o alvo e a 3 metros de distância).

7 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa Resultados - Ficha de Registo 2 Gráfico - Ficha de Registo 21

8 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa. Cálculos: Determinar o Erro Constante (CE) e Absoluto (AE) dos dois grupos (blocos de 5 ensaios). Registar os resultados em gráfico (Ficha de Registo nº 21).. Cálculos: Determinar o Erro Constante (CE) e Absoluto (AE) dos dois grupos (blocos de 5 ensaios). Registar os resultados em gráfico (Ficha de Registo nº 21).

9 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 22 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO IRR - Frequência Relativa Questões a ponderar:. O estudo da frequência relativa da IRR tem origem na frequência absoluta. O que pretendia esta abordagem para além do que já tinha sido verificado no estudo da frequência absoluta?. Qual a razão da observação de resultados opostos nas fases de aquisição e retenção aquando da manipulação experimental da frequência relativa da IRR. Que razões podem estar na origem da não verificação das hipóteses formuladas. O estudo da frequência relativa da IRR tem origem na frequência absoluta. O que pretendia esta abordagem para além do que já tinha sido verificado no estudo da frequência absoluta?. Qual a razão da observação de resultados opostos nas fases de aquisição e retenção aquando da manipulação experimental da frequência relativa da IRR. Que razões podem estar na origem da não verificação das hipóteses formuladas