Planejamento Desenvolvimento Políticas Públicas 1 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
Processo de Elaboração do PLOA 2011
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Vitória, 01 de junho de 2009 Desafios e perspectivas do Planejamento.
Como o Governo formula sua Estratégia
Monitoramento dos Programas Sociais – parte 2
Apoio à Elaboração e Implementação dos PPAs Municipais
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Planejamento Desenvolvimento Políticas Públicas 1 1.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
1 1.
Ciclo de Planejamento PPA.
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Plano Plurianual Plano Plurianual
Planejamento de estratégias:
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Uma proposta para organizar Avaliação:
Certificação e Auditoria
Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
Luciana Tolstenko Nogueira
Célia Cruz | Renata Brunetti
Introdução à Gestão Pública
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
O que é PROJETO EXECUTIVO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
INDICADORES DE DESEMPENHO
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Planejamento Desenvolvimento Políticas Públicas 1 1

PPA 2012-2015 Agenda O PPA 2012-2015 Princípios Dimensões do Plano Principais Mudanças Estrutura e Conceitos Elaboração do PPA

1. O PPA 2012-2015 – Motivação Resgatar a função Planejamento Incorporar ao PPA os Objetivos de Governo tais como declarados Permitir o efetivo monitoramento dos Objetivos de Governo Induzir arranjos de Gestão dos Objetivos de Governo (como os 4 eixos) no PPA Criar espaço para tratar, no PPA, políticas transversais e multissetoriais Criar espaço para tratar, no PPA, a regionalização das políticas Reorganizar gradualmente o orçamento na lógica da execução Usar linguagem capaz de comunicar dentro e fora do Governo

2. Princípios

3. Dimensões do Plano

3. Dimensões do Plano Estratégico Tático Operacional É a orientação estratégica que tem como base os Macrodesafios e a Visão de Longo Prazo do Governo Federal. Estratégico Define caminhos exequíveis para o alcance dos objetivos e das transformações definidas na dimensão estratégica, considerando as variáveis inerentes à política pública tratada. Vincula os Programas Temáticos para consecução dos Objetivos assumidos, estes materializados pelas Iniciativas expressas no Plano. Tático Relaciona-se com o desempenho da ação Governamental no nível da eficiência e é especialmente tratada no Orçamento. Busca a otimização na aplicação dos recursos disponíveis e a qualidade dos produtos entregues. Operacional

4. Principais Mudanças Programas e Objetivos expressam imediatamente políticas públicas do governo federal, reconhecidas como tais. Programas devem nascer de uma política de governo e de Estado e as ações são consequências dos Objetivos. Processos distintos e complementares: Plano formaliza Objetivos e Iniciativas. Orçamento organiza ações. O Plano conterá Objetivos e Iniciativas (atributos específicos do Plano). Plano e Orçamento vinculados pela correspondência Iniciativa (Plano) – Ações (Orçamento). Cria-se espaço para monitoramento, avaliação e gestão do Plano (Objetivos e Iniciativas). Regionalização das Metas dos Objetivos conforme o tratamento da temática. Ex: Biomas, Região Hidrográfica e Territórios de Identidade.

Programas Temáticos (Contextualização) 5. Estrutura e Conceitos Visão Estratégica Mensagem Presidencial Macrodesafios Programas Temáticos (Contextualização) Programas Temáticos Objetivos Anexo I Iniciativas Programas de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado 8 8

Anexo I Programa Temático Atributos dos Programas Temáticos Retrata no Plano Plurianual a agenda de governo organizada pelos Temas das Políticas Públicas e orienta a ação governamental. Sua abrangência deve ser a necessária para representar os desafios e organizar a gestão, o monitoramento, a avaliação, as transversalidades, as multissetorialidades e a territorialidade. O Programa Temático se desdobra em Objetivos e Iniciativas. Programa Temático Código e Título Contextualização Atributos dos Programas Temáticos Indicadores Valor Global Valor de Referência para a Individualização de Projetos como Iniciativas Objetivos

Atributos dos Programas Temáticos Sistema de convenção adotado para organização e representação do programa. O mesmo código é utilizado no PPA e no Orçamento Federal. O código será gerado automaticamente pelo SIOP. Código Expressa o tema a ser tratado. Portanto, sua conformação deve levar em conta um campo construído a partir de uma racionalidade pela qual o Governo, a sociedade, a academia e outros atores relevantes reconheçam como uma área de atuação pública. Exemplo: Programa Temático – Energia Elétrica Título

Atributos dos Programas Temáticos A contextualização do Programa Temático abordará os seguintes aspectos: Ø  uma interpretação completa e objetiva da temática tratada; Ø  as oportunidades e os desafios associados; Ø  os contornos regionais que a política pública deverá assumir; Ø  as transformações que se deseja realizar; os desafios que devem ser considerados pelos Objetivos. Contextualização

Atributos dos Programas Temáticos O Indicador é um instrumento que permite identificar e aferir aspectos relacionados a um Programa Temático. Apurado periodicamente, auxilia o monitoramento da evolução de determinada realidade, gerando subsídios para a avaliação. O Indicador será composto de denominação, fonte, unidade de medida e índice de referência, conforme ilustrado no exemplo. Indicadores INDICADORES Denominação e Fonte Unidade de Medida Referência Data Índice Taxa de universalização do acesso à energia elétrica. Fonte: IBGE % de domicílios 2009 98,01 Taxa de participação das fontes primárias na matriz elétrica. Fonte: ANEEL Hidráulica % Jan/2011 65,53 Biomassa 6,42 Eólica 0,75 Urânio 1,63 Gás 10,57 Carvão Mineral 1,58 Petróleo 5,71 Exemplo:  Programa Temático - Energia Elétrica

Atributos dos Programas Temáticos Indica uma estimativa dos recursos necessários à consecução dos Objetivos relacionados ao Programa Temático no período do Plano. O PPA indicará o valor para o ano de 2012 e o consolidado para o período restante (2013 a 2015). O Valor Global dos Programas Temáticos será especificado por esferas orçamentárias, com as respectivas categorias econômicas, e por outras fontes. Valor Global Exemplo:  Programa Temático - Energia Elétrica

Atributos dos Programas Temáticos Valores estipulados por Programa Temático e a partir do quais os projetos serão individualizados no PPA como Iniciativas. Esses valores serão definidos pelo MP em conjunto com os ministérios afetos ao Programa Temático e devem permitir: Ø identificar os projetos de maior relevância para cada Programa Temático; Ø contribuir para o monitoramento, avaliação e gestão do Plano. O valor de referência será especificado por esferas orçamentárias e outras fontes. Valor de Referência para Individualização de Projetos como Iniciativas Exemplo:  Programa Temático - Energia Elétrica

Regionalização da Meta Anexo I Expressa o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de Iniciativas, com desdobramento no território. Objetivo Características Código Caracterização Atributos dos Objetivos Enunciado Meta para 2015 Órgão Responsável Regionalização da Meta

Características do Objetivo Define a escolha para a implementação da política pública desejada, levando em conta aspectos políticos, sociais, econômicos, institucionais, tecnológicos, legais e ambientais Orienta taticamente a ação do Estado no intuito de garantir a entrega à sociedade dos bens e serviços necessários para o alcance das metas estipuladas. Expressa um resultado transformador da situação atual em que se encontra um determinado tema É Exequível Define Iniciativas Declara as informações necessárias para a eficácia da ação governamental (o que fazer, como fazer, em qual lugar, quando e para quê).

Atributos dos Objetivos Sistema de convenção adotado para organização e representação do programa. O mesmo código é utilizado no PPA e no Orçamento Federal. O código será gerado automaticamente pelo SIOP. Esse código constará apenas no Plano. Código O Enunciado do Objetivo deve comunicar à sociedade as escolhas de Governo, orientando taticamente a ação governamental e refletindo as situações a serem alteradas pela concreta distribuição de bens e serviços e pelo desenvolvimento de novos valores de políticas públicas. Ex.: Programa Temático: Energia Elétrica Objetivo 0001 - Aproveitar o potencial de geração de energia elétrica a partir da fonte hídrica, de forma a ofertar grande quantidade de energia elétrica a baixos preços. Enunciado Órgão Responsável Cada Objetivo terá como responsável pela sua coordenação um ministério, cujas atividades impactam de maneira mais contundente a sua implementação.

Atributos dos Objetivos Expressa os elementos de ordem tática que devem nortear a coordenação de governo e a implementação eficaz da política pública por parte de seus executores, evidenciando a caracterização da realidade posta para o Objetivo (linha de base para a meta). Nesse sentido, serão detalhados o escopo (o que fazer, como fazer, em qual lugar, quando) e as informações relevantes para o Objetivo, tais como aspectos legais, territoriais, tecnológicos, ambientais, de gestão e de financiamento. Caracterização

Atributos dos Objetivos É uma medida do alcance do Objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa, a depender das especificidades de cada caso. Quando qualitativa, a meta também deverá ser passível de avaliação. Cada Objetivo poderá ter uma ou mais metas associadas. Meta para 2015 Fornece informações relacionadas à distribuição das metas estipuladas para o Objetivo no território. A regionalização será expressa em macrorregiões, estados ou municípios. Em casos específicos, por recortes adequados para o tratamento de determinadas políticas públicas, tais como região hidrográfica, bioma, territórios de identidade e área de relevante interesse mineral. Regionalização

Atributos dos Objetivos Declaram as entregas à sociedade de bens e serviços, resultantes da coordenação de ações orçamentárias e outras: ações institucionais e normativas, bem como da pactuação entre entes federados, entre Estado e sociedade e da integração de políticas públicas. Iniciativas Exemplo:

Anexo I Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado Atributos É o instrumento do Plano que classifica um conjunto de ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental ou as não tratadas nos programas temáticos por meio de suas iniciativas. Cada órgão terá um programa dessa natureza. Programas de Operações Especiais não integram o Plano (análogo ao PPA 2008-2011). Exemplos: Programa de Gestão e Manutenção da Saúde Programa de Gestão e Manutenção da Educação Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado Código e Título Atributos Valor Global Observação: haverá um processo específico para esses Programas.

6. Elaboração do PPA