FORMAS ALTERNATIVAS DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONFLITOS COLETIVOS DE TRABALHO 1
Advertisements

JOSÉ DAMASCENO SAMPAIO1 MEIOS ADMINISTRATIVOS DE SOLUÇÃO DE LÍTIGIOS COMERCIAIS E TRABALHISTAS.
2. LIMITES IMPOSTOS À POSSIBILIDADE DE SOLUÇÃO ARBITRAL DOS CONFLITOS
Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias Comitiva Argélia Brasília, 03 de dezembro de 2007.
III Pós Graduação em Arbitragem
Fase inicial do processo arbitral (I)
Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos II
Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos
ARBITRAGEM SOLUÇÃO EFICAZ DE CONFLITOS
ARBITRAGEM SOLUÇÃO PRÁTICA PARA O EMPRESÁRIO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Código de Ética dos Conciliadores e mediadores judiciais
Envolvimento de Uma Terceira Parte no Conflito
CÂMARA DE MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE FLORIANÓPOLIS - CAMAF -
ARBITRAGEM.
2º Seminário Nacional “Arbitragem e Construção”
EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
CONTRATOS INTERNACIONAIS
Resolução Privada de Disputas
“Vantagens da Arbitragem e de Outras Formas Alternativas de Solução de Conflitos em Contratos de Construção”
Sílvio de Salvo Venosa TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES e TEORIA GERAL DOS CONTRATOS 30.
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
A CBMAE – Fernandópolis A CBMAE – Fernandópolis  É um órgão da ACIF, que colocamos à disposição das empresas associadas. Inaugurado em 20 de junho de.
“A VIA ARBITRAL E A PRÁTICA DESPORTIVA”
A Convenção Arbitral Por: Salim Jorge Saud Neto
Atividades e atos administrativos
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
Lisboa, 18 de Novembro de 2009 Tânia Cascais Arbitragem Internacional.
Arbitragem Técnica que visa a solucionar questões de interesse de duas ou mais pessoas, físicas ou jurídicas e possam dispor livremente em termos de transação.
ARBITRAGEM Professor orientador: Ricardo S. S. dos Santos.
Aula 2 Acesso à Justiça.
CBMA Fundado em 2002 Funciona na sede da ACRJ Parceria entre: ACRJ, FIRJAN e FENASEG Uma das Câmaras mais atuantes do Brasil Mais de metade são causas.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
Aprezentação sobre Processos de Fiscalização Prévia Ministério da Justiça Fevereiro 2013.
DIÁRIAS: REQUISITOS PARA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS – TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo.
CONVENÇÃO DE Arbitragem
parte integrante da convenção de arbitragem.
ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM - PROBLEMAS COM CHEQUES ?
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
CONVERSANDO COM O CONTROLE INTERNO PALESTRA
cláusula compromissória e o compromisso Arbitral
Formato do curso: Turmas: Período das aulas Aulas online telepresenciais na plataforma ITKOS Trabalho simulado off-line. Turmas: Matutino: 09h às.
PROPOSTA DE MODELO DE ESTATUTO PARA IGREJA
Disciplina: Negociação,Conciliação,Mediação e Arbitragem Profª: Adriana Bicalho - Turma: 9º Período Técnica que visa a solucionar questões de interesse.
Arbitragem Internacional
Envolvimento de uma Terceira Parte no Conflito
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO - DIP
DA SENTENÇA ARBITRAL A sentença arbitral será proferida no prazo estipulado pelas partes. Nada tendo sido convencionado, o prazo para a apresentação da.
ARBITRAGEM.
ARBITRAGEM.
Arbitragem em Contratos de Empreitada x Empresas Subcontratadas
Professora Lucélia de Sena Alves
PROF. PAULO BENINCÁ WEB – NAÍMA WORM AMPLA LIBERDADE DE CONTRATAÇÃO. PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PERMISSÃO DO ÁRBITRO DE DISCIPLINAR O PROCEDIMENTO.
CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM Escola Superior de Advocacia – ESAD Ordem dos Advogados do Brasil – BA. Hilda Ledoux Vargas.
Arbitragem no Setor Portuário
Xaxim, inverno de 2013 Professor Dr. Marcelo Markus Teixeira.
ARBITRAGEM COMERCIAL PRIVADA INTERNACIONAL Primavera de 2014 Professor Dr. Marcelo Markus Teixeira.
Diligências.
Formas de Solução de Conflitos
A contratação colectiva
PROCEDIMENTO ARBITRAL Setembro de LIBERDADE NO PROCEDIMENTO ARBITRAL Escolha do julgador Escolha do rito ou de órgão arbitral Escolha da lei aplicável.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
A ARBITRAGEM ANGOLANA EM ACÇÃO. R. Rainha Ginga n.º 80 – 1.º ● C.P – Luanda – Angola Telefones: (244) | / 26 ● Fax: (244) 222.
CONDIÇÕES DE ARBITRAGEM Setembro de Lei de Arbitragem - Lei 9.307/96 Lei /15 Art. 1º As pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem.
ARBITRAGEM e DIREITO ELETRÔNICO: Possibilidades e Riscos Eduardo Grebler Fecomercio-SP 5 de agosto de 2014 Belo Horizonte.
Dário Moura Vicente Advogado Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa A CONVENÇÃO DE ARBITRAGEM: PROBLEMAS ATUAIS.
A CAMESC É UMA CÂMARA DE ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO QUE ATUA EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL E TEM POR MISSÃO A SOLUÇÃO DE CONFLITOS POR VIA EXTRAJUDICIAL, VISANDO.
Sistema de Solução de Controvérsias da O.M.C The Dispute Settlement Understanding.
Transcrição da apresentação:

FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Conceito de Arbitragem Considera-se arbitragem a forma alternativa de resolução de conflitos adstritos a direitos patrimoniais disponíveis, em que a decisão, irrecorrível, é tomada por terceira pessoa, ou pessoas, designadas como árbitros, onde estas, bem como sua instauração, regras de julgamento e de processo, que será sigiloso, são escolhidas livremente pelas partes, buscando-se junto ao Poder Judiciário, tão somente, o cumprimento coercitivo da decisão não adimplida. Eduardo S. N. Gomes

Direitos Patrimoniais Disponíveis Direitos patrimoniais disponíveis devem ser entendidos como aqueles que possuem por objeto um ou mais bens, materiais ou imateriais, inerentes ao patrimônio de alguém, tratando-se de bens que possam ser apropriados ou alienados, independentemente de ordem judicial.

Como Utilizar a Arbitragem ? Antes do Conflito: Cláusula Compromissória Cheia Vazia Progressiva

____________________ ____________________ Cláusula Compromissória Cheia Qualquer conflito decorrente do presente contrato, inclusive no que tange à sua execução ou interpretação, será resolvido por ARBITRAGEM, conforme dispõe a Lei 9.307 de 23 de setembro de 1996, elegendo, as partes contratantes, a Câmara de Mediação e Arbitragem de Florianópolis como Entidade com competência exclusiva para a escolha dos árbitros, administração e prolação de decisão sobre o referido conflito, por meio dos procedimentos e prazos previstos em suas regras. Como forma de concordância expressa, nos termos do parágrafo 2 do artigo 4 da Lei 9.307/96, as partes designadas assinam a presente cláusula de caráter autônomo em relação às demais. ____________________ ____________________ PARTE 1 PARTE 2

____________________ ____________________ Cláusula Compromissória Vazia Qualquer conflito decorrente do presente contrato, inclusive no que tange à sua execução ou interpretação, será resolvido por ARBITRAGEM, conforme dispõe a Lei 9.307 de 23 de setembro de 1996. Como forma de concordância expressa, nos termos do parágrafo 2 do artigo 4 da Lei 9.307/96, as partes designadas assinam a presente cláusula de caráter autônomo em relação às demais. ____________________ ____________________ PARTE 1 PARTE 2

Como Utilizar a Arbitragem ? Depois do Conflito: Compromisso Arbitral Documento particular assinado pelas partes e pelos árbitros, onde estarão estipuladas todas as regras de funcionamento da arbitragem.

Rua Felipe Schmidt, 303 – 9º Andar – Edifício Dias Velho – Centro. Onde encontro uma Entidade Especializada ? Em Florianópolis Rua Felipe Schmidt, 303 – 9º Andar – Edifício Dias Velho – Centro. Florianópolis – SC. Fone: (48) 3222-0770 (48) 3222-0770 www.fecema.org.br