Portfólio da turma 4 (3ºe 4ºanos)

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Transcrição da apresentação:

Portfólio da turma 4 (3ºe 4ºanos) Realizado no âmbito do projecto das TIC nas EB1, levado a cabo pela Escola Superior de Educação da Guarda, Ministério da Educação e CRIE. E.B.1 de S. Pedro 1

Tema: “Comer Saudável” 1ª visita Subtemas: Pirâmide dos alimentos; Roda dos alimentos e Alimentação Saudável. 2ª visita Subtema: Pequeno-almoço infantil 3ª visita Tema: Ambiente Subtema: Poluição da água 4ª visita Subtema: Reciclagem

Observações Nesta escola, por decisão da Directora, trabalharam uma turma de manhã e outra de tarde, o que originou que se trabalhassem duas planificações de dois temas. Nas primeiras duas visitas esta turma trabalhou o tema “Comer Saudável” e nas duas últimas o tema Ambiente. Na 1ª visita, esta turma trabalhou três subtemas, pois teve três sessões de trabalho. Na 2ª, já só trabalhou um subtema pois só realizou uma sessão de trabalho.

Objectivos da 1ª visita Apresentar o programa Word aos alunos, dando-lhes a conhecer as suas valências; Realizar um trabalho de pesquisa na Internet sobre o subtema; Gravar, transportar e colar no trabalho as informações retiradas.

Actividades Nesta 1ª visita, pretendeu-se dos alunos que realizassem um trabalho no Word, tendo por assunto a Pirâmide dos alimentos (numa sessão),a Roda dos alimentos (noutra sessão) e, por fim, Alimentação saudável (última sessão); Gravaram informação e colaram-na no trabalho. Como foi um exercício de mero “copiar e colar”, todos os trabalhos estão iguais, à excepção do nome (em Wordart) dos autores. Sendo assim, apresenta-se apenas um exemplar de cada subtema.

Pirâmide dos alimentos

Roda dos alimentos

Alimentação saudável

Objectivos da 2ª visita Realizar uma composição sobre o subtema, tendo por base a informação consultada na Internet; Praticar novas valências, praticando, igualmente, as que aprendeu na visita anterior.

Actividades Desta vez, o trabalho foi novamente individual mas já não foi o “copiar e colar” da visita anterior. Pesquisaram informações e, tendo-as como base, realizaram um trabalho no Word. Alguns alunos não terminaram o seu trabalho, como podem constatar.

Pequeno-almoço infantil A importância do pequeno-almoço infantil Devemos comer cereais, pão, leite e queijo para ficarmos fortes e saudáveis. Não devemos comer gomas, chocolates e demasiados doces pois fazem mal à saúde. Se comermos um bom pequeno-almoço, aprendemos mais e melhor. Diogo Marques

A importância do pequeno-almoço infantil O pequeno-almoço é muito importante porque se não comemos

A importância de um pequeno-almoço infantil Hoje, o Sr. Professor Pedro, esteve a falar na sala de informática sobre a alimentação dos alunos. Alguns meninos comem gomas, e outras coisas, como doces em demasia que só faz mal à saúde e podem

A importância do pequeno-almoço infantil As crianças devem comer o pequeno-almoço. Não se deve comer porcarias, porque se comemos porcarias podemos vomitar. Para um bom pequeno-almoço podemos comer torradas, cereais, leite, etc. O pequeno-almoço infantil e muito importante.

A Importância do Pequeno-Almoço Infantil No pequeno-almoço devemos comer e beber uma refeição saudável como leite, iogurte, uma peça de fruta, etc. A importância do pequeno-almoço infantil é que ele nos dá força e vitaminas para o nosso corpo. Nós não devemos comer chocolate e outras guloseimas. O pequeno-almoço equilibrado dá-nos energia para nos dar força para fazer os testes e para estarmos atentos na sala de aula. Leandra Bátista

A importância do Pequeno-Almoço Infantil Ao pequeno-almoço devemos comer pão, beber leite, comer cereais, comer bolachas, etc. O pequeno-almoço deve ser saudável, porque se viermos para a escola, vimos com sono, não sabemos nada, etc. Todas as crianças devem tomar o pequeno-almoço. Ao pequeno-almoço não se deve comer chupas, chocolates, etc. O pequeno-almoço deve ser variado e todas as crianças o devem tomar. Soraia Pinto

A importância do pequeno -almoço infantil O pequeno-almoço é muito importante para nós. Devemos comer: um copo de leite simples ou aromatizado, de preferência sem açúcar, pão com manteiga ou doce e uma peça de fruta. Assim, temos mais saúde, mais força e inteligência. O pequeno-almoço

A importância do pequeno-almoço infantil Eu acho que ao pequeno-almoço devemos comer cereais, peça de fruta e pão. Devemos comer bem ao pequeno-almoço que é para termos força até ao lanche. Porque se não comêssemos não tínhamos energias para fazer desporto, etc. O pequeno-almoço é necessário à nossa saúde. Diogo Sousa Lopes

A importância do pequeno-almoço infantil Hoje, dia 22, o professor Pedro esteve a falar sobre a alimentação ao pequeno-almoço. Devemos beber um copo de leite, simples ou aromatizado, de preferência sem açúcar; comer pão com manteiga ou doce e uma peça de fruta. Não devemos comer batatas fritas, gomas, chupas, doces...em demasia, pois só nos faz mal à saúde e ao nosso organismo.

A importância do pequeno-almoço infantil O pequeno-almoço é muito importante porque serve para ficarmos com mais inteligência , termos forças aguentar até ao lanche da manhã , mas é preciso ter cuidado porque se comemos chocolates e doces podemos ficar em jejum e depois ficamos doentes. Por isso é melhor não comermos muitos doces. João Mota

A importância do pequeno -almoço infantil O pequeno-almoço é muito importante para nós. Devemos comer: um copo de leite simples ou aromatizado, de preferência sem açúcar, pão com manteiga ou doce e uma peça de fruta. Assim, temos mais saúde, mais força e inteligência. O pequeno-almoço

Objectivos da 3ª visita Pesquisar na Internet sobre o subtema; Realizar trabalho no Word, baseando na informação pesquisada. Criar e-mail próprio, no www.sapo.pt

Actividades Como chegou ao fim da planificação do tema “Comer saudável”, a turma começou a trabalhar noutro tema: Ambiente. Na segunda sessão desta visita, os alunos criaram e-mail próprio. Os alunos do 4º ano têm algumas dificuldades e os alunos do 3º têm mais facilidades. Assim, optou-se por se criar um e-mail próprio para todos.

Poluição da água

Objectivos da 4ª visita Realizar o teste para a certificação (4º ano); Pesquisar na Internet sobre o subtema; Compor um trabalho sobre o mesmo; Copiar para o Word.

Actividades Apenas os alunos do 4º ano realizaram o teste para certificação. Os restantes alunos do 3ª ano, realizaram, noutro dia, as suas tarefas. Pesquisaram informação facultada pelo Formador, pois a sala não tem Internet ligada. Realizaram um trabalho sobre o subtema, utilizando as informações pesquisadas. Copiaram para o Word. Sendo assim, a formação acabou para esta turma.

Fim