Educação Física Ginástica? Medicina? Cultura? Jogo? Esporte? Política? Ciência?
EDUCAÇÃO FÍSICA Educar adquirir conhecimentos não espiritual despertar capacidades Físico não psicológico preciso, concreto matemático. Conhecer o homem, a sociedade Concepção de mundo, homem e e o mundo sociedade O significado de Educação Física depende dos pressupostos filosóficos de quem a utiliza
Significados da Educação Física Conjunto de práticas sistematizadas propiciadoras do desenvolvimento motor Componente curricular de processos educacionais Área de conhecimentos atividade científica Significados construídos a partir de práticas sociais
Elemento de transformação Perpetuação das relações sociais Práticas sociais Ideologias Organizações sócio – político - econômica
Atividade motora sistematizada Práticas que envolvem a participação de grande parte da musculatura e que são realizadas regularmente pelos seus praticantes. ( Kolyniak Filho)
Atividades motoras sistematizadas Contexto Sócio-político-cultural Infra – Estrutura Superestrutura (sobrevivência) (idéias, normas e instituições) Reprodução produção Reprodução produção concreta
Conjunto de práticas sistematizadas Sobrevivência (semi-estruturada); Bélica e estética (Grécia, China, Índia e Egito); Adestramento militar (Europa – Idade média); Higienista, estética, pedagógica (Europa-renascimento); Atualmente pedagógico terapêutico profilático estético esportivo lazer adestramento militar
Educação Física como componente educacional Grécia antiga se utilizava das atividades motoras sistematizadas para a educação (ginástica) Oriente – artes marciais Renascimento europeu Os objetivos, os conteúdos, métodos e o sistema de avaliação da educação física escolar, dependem da concepção educacional do sistema político econômico
Métodos da Educação Física Escolar Ginásticas _ alemão de 1723 a 1790 calistenia (sueca) de 1776 a 1839 francês de 1850 a 1890 natural (austríaco) 1920 Desportiva generalizada _ Instituto Nacional de Esportes da França (1950) Psicocinética _ Psicomotricidade -França-Alemanha (1970) Desenvolvimentista _ EUA (1980) Sócio – cultural _ Cultura Corporal (1988)
Ciência da motricidade humana Educação Física como área de conhecimento A Educação Física constitui-se em um conjunto de conhecimentos de ciências como psicologia, fisiologia, antropologia e sociologia da motricidade humana. Ciência da motricidade humana A partir de 1960-1970 O que? Objeto de estudo – biopsicossocial Como? Metodologia da pesquisa
Educação física não científica Pré-História Antiguidade Oriental Antiguidade Ocidental Milhões de anos atrás Homem pré-histórico Atividades econômicas políticas e sociais ± 60000 a.C. Povos Danças – jogos Lúdicas simbólicos Rituais Educacionais 0 ± 4000 a. C. Civilizações Registros escritos China- Kung Fou 1700 a.C. Índia-Ioga Egito-lutas natação Oriente médio- equitação, arco e flecha Guerreira, terapêutica, esportiva e educacional e religiosa ± 1200 a.C. Civilização grega-homérico Início da Educação Física organizada Jogos gregos (fúnebres) Corridas arremessos Lutas combates Educação, guerra e estético Educação física não científica
Antiguidade Ocidental Educação Física Antiguidade Ocidental Idade-Média ± 800 a.C Civilização greca-histórico cidades estados Atenas Esparta cultural militar Grandes jogos olímpicos 1776 a.C. Guerreiro Formação do homem (Educacional) Corpo docente organizado e hierarquizado ginasiarcaadministrador- reitor Pedótriba professor ± 500 a.C. Grécia-clássico Grandes filósofos Pedagogia Desvalorização da educação física Ginástica (educação) Profissionalismo ± 500 a. C. Roma Realismo utilitarismo Ideal coletivo Lutas Arco e flecha Equitação Natação Corridas Circo Gladiadores ± 400 d.C. Europa-Igreja católica Divórcio entre o físico e o intelectual Saúde da alma Educação como disciplina Cavalaria, guerra Torneio, justas
Europa (Antropocentrismo) Pensadores Da Vinci (biomecânica) Educação Física Idade moderna Idade contemporânea ± 1600 d. C. Renascimento Europa (Antropocentrismo) Pensadores Da Vinci (biomecânica) Rabelais (práticas naturais) Montaigne ( atividades físicas) Valizaram a inclusão da ginástica, jogos “esportes” na escola Séc. XVIII Alemanha Basedow (1774) Educação Física (Ginástica) tem o mesmo peso que as disciplinas intelectuais SALZMANN (1784) Escola Ginástica com valores pedagógicos Séc. XIX Crescimento das cidades Especialização profissional Trabalho excessivo (problemas posturais) Ginástica Alemanha Dinamarca Suécia França (1805) (1804) (1813) (1819) Inglaterra Esporte moderno (1828-42) (fair-play) Thomaz Arnold 1896 – Renascimento dos jogos Olímpicos