Realidade Virtual Uma máquina que simule o ser humano deve possuir dispositivos que a permitam ver, ouvir, cheirar, ter sensibilidade a dor, ao tato e.

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AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Transcrição da apresentação:

Realidade Virtual Uma máquina que simule o ser humano deve possuir dispositivos que a permitam ver, ouvir, cheirar, ter sensibilidade a dor, ao tato e às mudanças de posição. Toda a tecnologia necessária para dotar máquinas com esses dispositivos já é existente. Em outras palavras, as máquinas que construímos já são capazes de experienciar o mundo da mesma forma que os seres humanos.

Realidade Virtual Essas possibilidades abrem duas perspectivas ao Engenheiro de Conhecimento. Primeiro temos a Realidade Virtual, em que o computador atua como mediador entre o ser humano e a realidade, esta sendo criada por um computador. A outra se refere a teoria dos Agentes Cognitivos.

ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS MÁQUINAS ALOPOIÉTICAS MAQUINAS AUTOPOIÉTICAS SiNTAXE MORFOLOGIA LINGUAGEM LÉXICO SEMÂNTICA 3

Agentes e Avatares

VR REALIDADE VIRTUAL (RV) INTERAÇÃO IMERSÃO SIMULAÇÃO EXISTÊNCIA DE UM PONTO DE REFERÊNCIA SIMULAÇÃO PERCEPÇÃO ELEMENTOS NAVEGAÇÃO MANIPULAÇÃO CARACTERÍSTICAS 8

Aplicações Simuladores Vida Artificial Redes de Computadores Telepresença, Waldos, Presença Virtual Interfaces inteligentes Ambientes virtuais

VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA REALIDADE VIRTUAL (RV) : APLICAÇÕES MEDICINA VISUALIZAÇÃO CIENTÍFICA MANUFATURA VIRTUAL LAZER TELEPRESENÇA ARQUITETURA SIMULADOR DE VÔO 9

Ciberespaço “Mediador da convivência digital entre seres humanos, em criação a partir da disseminação e evolução da INTERNET, da Computação, e de vários outras áreas do conhecimento humano como Biologia, Sociologia e Psicologia” “Espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores.”

Ciberespaço Modelos do Ciberespaço HCI(Human-Computer Interaction) Vida Artificial Construcionismo Distribuído Agentes

Ciberespaço Vida Artificial(adaptação, reprodução, autonomia, cooperação,etc.) RNA,DNA; Nanosystems; Sofware e Hardware; fenômenos como (pressão e temperatura).

Ciberespaço Construcionismo Distribuído Construcionismo - Seymour Papert Construtivismo - Jean Piaget Cognição Distribuída

Ciberespaço Agentes Inteligentes Inteligência Artificial Clássica(IA) Inteligência Artificial Distribuída(IAD) Resolução Distribuída de Problemas(RDP) Sistemas de Multi-Agentes(SMA)

Ciberespaço Características(agente) autonomia habilidade social reatividade pró-atividade mobilidade continuidade temporal

Ciberespaço Agência(autoridade e autonomia) DARPA Knowledge Sharing Effort(americano) KQML - Knowledge Query and Manipulation Language KIF - Knowledge Interchange Format .

Ciberespaço Plataformas Implementacionais Ling. Orientadas a Objetos Ling. Orientadas a agentes Java MAGSY (Klaus Fisher) C++ Gentia Retsina AKL Agents Penny Placa, etc.

KQML (Performatives KQML) ask: faz uma pergunta e aguarda uma resposta; ask :content <expression> :aspect <expression> :language <word> :ontology <word> :reply-with <expression> :sender <word> :receiver <word>

Comunicação Simples Agente “Facilitador” ask(x) Agente “A” Agente “A” Agente “B” Agente “B”

Comunicação Simples Agente “Facilitador” tell(x) Agente “A” Agente “A” Agente “B” Agente “B”

Comunicação Simples Agente “Facilitador” Agente “A” Agente “B”  ask(x) tell(x) 

RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: Fundamentação teórica: tecnologias de comunicação e informação RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: PODEROSA FERRAMENTA DE ENSINO FISICAMENTE IMERSIVA FACILITA MÚLTIPLOS FRAMES DE REFERENCIAS SUPORTA EXPERIÊNCIA DIRETA DE FENÔMENOS OFERECE COMUNICAÇÃO MULTISENSORIAL TRIDIMENSIONAL 10

RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: Fundamentação teórica: tecnologias de comunicação e informação RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIAS “DIMENSÃO” “TRANSDUÇÃO” “REIFICAÇÃO” 11

RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: Fundamentação teórica: tecnologias de comunicação e informação RV E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: FATORES COGNITIVOS DA IMERSÃO VIRTUAL SUCEPTIBILIDADE PARA A IMERSÃO SUCEPTIBILIDADE QUALIDADE DA IMERSÃO MEIO AMBIENTE CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO IMAGINÁRIO VIVIDO DISTRAÇÕES DEVIDO AO MEIO AMBIENTE AUTOCONTROLE EFEITOS OUTROS EFEITOS PSICOLÓGICOS 12

SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES: Fundamentação teórica: ambientes inteligentes SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES: CENTRALIZADOS MÓDULO INTERFACE MÓDULO ESPECIALISTA MÓDULO TUTOR ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM COMUNICAÇÃO COM USUÁRIO CONHECIMENTO MÓDULO MODELO DE ESTUDANTE ESTUDANTE CONHECIMENTO SOBRE O ESTUDANTE 13

SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES: Fundamentação teórica: ambientes inteligentes SISTEMAS TUTORIAIS INTELIGENTES: DISTRIBUÍDOS AGENTE MÓDULO DE ESTUDANTE AGENTE DE MOTIVAÇÃO AGENTE PERFORMANCE AGENTE ESTADO MUNDO FORNECEDOR DE AJUDA AGENTE DE COMUNICAÇÃO AGENTE DE SELEIÇÃO DE TÓPICOS AGENTE DIAGNÓSTICO AGENTE FORNECEDOR DE PRÁTICAS AGENTE ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO AGENTE NAVEGAÇÃO 14

Vinculos com outras unidades Fundamentação teórica: ambientes inteligentes MODELOS ABORDADOS COM O PARADIGMA DA IA CONSTRUTIVISTA Entidades Vinculos com outras unidades Atributos Processador Primário Espaço de Restrições fomes físicas fomes de afeto fomes cognitivas vontades Dimensões Física Afetiva Cognitiva Espiritual Memória Episódica Resistência Repressão Domínios Lingüístico Cognitivo Conduta Observação Domínio de Auto-observação 15

Fundamentação teórica: proposta de trabalho HIPÓTESE GERAL O NOVO SISTEMA EDUCATIVO DEVE PERMITIR A FLEXIBILIDADE, AUTONOMIA E COOPERAÇÃO, DENTRO DE UM CONCEITO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E CONTÍNUA 16

JUSTIFICATIVA FERRAMENTAS PARA : Fundamentação teórica: proposta de trabalho JUSTIFICATIVA FERRAMENTAS PARA : EDUCAÇÃO CONTÍNUA E FLEXÍVEL DA FORÇA LABORAL NECESSIDADE DE MODELOS DE AMBIENTES VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM USO DE EXPERIÊNCIAS EM PRIMEIRA PESSOA COMO RECURSO PARA A APRENDIZAGEM 17

OBJETIVOS SITUAÇÃO DE ENSINO MODELO DE AMBIENTE INTELIGENTE Fundamentação teórica: proposta de trabalho OBJETIVOS SITUAÇÃO DE ENSINO MODELO DE AMBIENTE INTELIGENTE USUÁRIO EM AMBIENTE DE RV 18

ATIVIDADES METODOLOGIA 9 10 8 7 6 5 4 3 2 1 Fundamentação teórica: proposta de trabalho 9 10 METODOLOGIA 8 TESTES 7 6 DEPURAÇÃO ATIVIDADES 5 PROJETO 4 DESCRIÇÃO FUNCIONAL (FLUXO DE DADOS E CONTROLE) 3 2 DEFINIÇÃO DA ABORDAGENS (IA-D, OOA..) 1 DEFINIÇÃO DE REQUISITOS DE SOFTWARE BIMESTRES 18