TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
Angélica/MS.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Tecnologia da Informação e a Sociedade
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Contexto de Educação a Distância
O Aluno.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Vinte anos de Política Institucionais para incorporar as tecnologias da Informação e Comunicação ao Sistema Escolar. Manuel Area.
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Informática na Educação
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Escolhendo o nosso Futuro
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Conceitos e Gerações de EAD
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
A integração teoria-prática em física: uma proposta metodológica para o ensino Prof. Dr. Henrique Duarte da Fonseca Filho Departamento de Exatas Universidade.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Educação e clientela escolar
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
APRENDIZAGEM MEDIADA PELA TECNOLOGIA
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
O papel do Estagio na Formação de Professores
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO Trabalho apresentado à disciplina “TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO” pelos alunos, Márcio Alves de Aguiar e Fernanda Godinho de Souza Aguiar, ao professor Dr Francisco Antônio Pereira Fialho, como avaliaçao parcial na disciplina “Tecnologias Aplicada à Educaçao”. Assunçao-2005

OS NOVOS ESPAÇOS DE ATUAÇAO DO PROFESSOR COM AS TECNOLOGIAS A AMPLIAÇAO DOS ESPAÇOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM Abertura de novos campos na educaçao on-line, pela Internet, na educaçao a distância ou presencial O professor precisa aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O professor precisa aprender a gerenciar atividades a distância, visitas técnicas, orientaçao de projetos.

“As tecnologias sozinhas nao mudam a escola, mas trazem mil possibilidades de apoio ao professor e de interaçao com e entre os alunos”. (MORAN; MASETTO, BEHRENS.2003)

ESPAÇOS PARA SE EDUCAR COM QUALIDADE Uma nova sala de aula O espaço do laboratório conectado A utilizaçao de ambientes virtuais de aprendizagem

“ O importante é combinar o que podemos fazer em sala de aula: conhecer-nos, motivar-nos, reencontrar-nos, com o que podemos fazer a distância pela lista, fórum, chat ou blog-pesquisar, comunicar-nos e divulgar as produçoes dos professores e dos alunos”. (SILVA.2003:AZEVEDO.2000) Inserçao em ambiente experimentais e profissionais (prática/teoria/prática)

RAZOES PARA O FRACO USO DOS COMPUTADORES NAS ESCOLAS Razoes baseadas na capacidade econômica e nos recursos financeiros Razoes derivadas da própria tecnologia e do elevado ritmo de desenvolvimento tecnológico Razoes de natureza política e de política educativa

Razoes com base cultural e de natureza psicológica Educaçao formal, novas tecnologias e o poder dos alunos As mudanças na educaçao e o papel das tecnologias na aprendizagem “A utilizaçao que se faz hoje do computador nem sempre tira partido das suas reais potencialidades, em termos de alteraçao na forma como as pessoas aprendem.”(PAPERT.1996)

EDUCAÇAO, COMUNICAÇAO E TECNOLOGIAS: UMA NOVA GEOMETRIA PARA OS DIFERENTES PASSOS EDUCATIVOS “ O pensamento é impossível sem imagens.”(ARISTOTELES) Segundo Léa Bustamante (1989) o conjunto da geometria é o espaço e todas as entidades que podemos supor existirem no referido espaço. Espaço físico Espaço conceitual Espaço digitais Espaço de fluxos

Introduzindo o espaço digital Uma geometria para nossas representaçoes mentais Usando o espaço digital na educaçao Software educativo Software aplicativo “ Ao conhecer, dar significado às coisas do mundo, o Homem cria realidades virtuais que sao sempre individuais e indefiníveis. Estas realidades virtuais sao metáforas às quais nos ligamos.”(FIALHO, 1998)

SISTEMA DE REALIDADE VIRTUAL MUNDOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

APRENDIZAGEM COLABORATIVA VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR APRENDIZAGEM COLABORATIVA Conhecimento alicerçado ou elaborado, disponível nos livros Conhecimento nao alicerçado, construído socialmente, pela interaçao com os outros indivíduos

Aprendizagem colaborativa, segundo Johnson e Johnson (1997, P.14) “ Conjunto de métodos para a aplicaçao em grupos com o objetivo de desenvolver habilidades e aprendeizagem, conhecimento pessoal e relaçoes sociais, onde cada membro do grupo é responsável, tanto pela sua aprendizagem, como pela do restante do grupo.”

ELEMENTOS BASICOS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA Interdependência positiva entre os participantes do grupo Interaçao face a face (vínculo) Contribuiçao individual Desenvolvimento das habilidades interpessoais e de atividades em grupo

PESQUISAS ENVOLVENDO APRENDIZAGEM COLABORATIVA Experiência no curso de Arquitetura Experiência no curso de Engenharia Elétrica Experiência no curso de Desenho Industrial

ANALISE DAS PESQUISAS Estar atento à complexidade do fazer docente A avaliaçao colaborativa decorre diretamente da açao do aluno A participaçao do professor no processo é indireta

FORMAÇAO DOCENTE PARA EDUCAÇAO À DISTÂNCIA POR VIDEO CONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIO VISUAL Aula pela video conferência, como novo tipo de educaçao à distância Ambiente virtual ou midiatizado No ambiente tecnológico as relaçoes se humanizaram mais

FATORES FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DO PROFESSOR: TEMPO E PREPARAÇAO Para que nao haja a diminuiçao da qualidade possível dos cursos é preciso: Entender a aula pela video conferência como virtual Formar o professor midiático