Criatividade para a Inovação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
What makes a leader? By Daniel Goleman Marcelo Venturini Pedro Alves
Advertisements

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
PIAGET.
Contexto das organizações públicas - O servidor público
O que é relacionamento interpessoal?
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
Criatividade nas Empresas
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Práticas de Apoio à Gestão
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Inteligências Múltiplas
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Como resolver problemas
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Metodologia Científica
Integrando pessoas, processos & tecnologia
Gestão por Competências
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Solidificando seus relacionamentos
APRENDIZAGEM E GESTÃO DO CONHECIMENTO.
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Instituição de Ensino São Francisco
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Título do Trabalho: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO EMPREENDIDAS PELAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA DA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS Aluna : Laís Rupp Orientadora:
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Teoria Cognitiva Social da Aprendizagem
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Comportamento Organizacional
Perspectiva estratégica da qualidade
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
Psicologia da Educação
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Componentes: Apresentação do Grupo Carlos Moisés de Oliveira
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Aprendizagem da matemática
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Criatividade para a Inovação

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UFSC PROFESSORES: Francisco Antonio Pereira Fialho, Dr. E Christiane Coelho, M. Ergonomia Cognitiva Alunos Carlos Alberto de Faria Gaspar Elaine Mezetti do Nascimento Elisangela Lobo Schirigatti Luis Fernando F. Kasprzak

O que é Criatividade ? Pode-se definir criatividade como sendo um processo contínuo que se caracteriza pela produção de alguma coisa nova e útil, através do exercício de habilidade criativa. Existem diversas teorias sobre criatividade, mas, em essência, nenhuma delas fornece uma base genérica para o entendimento do ato criativo, concentrando-se, na sua maioria, em explicar os estímulos que levam um indivíduo ao ato criativo.

Teorias sobre Criatividade 1. TEORIA DO GÊNIO “Criatividade é um dom de domínio de um grupo limitado de pessoas com elevado Q.I.” 2. TEORIA DA NECESSIDADE “Criatividade é motivada por uma forte necessidade de algo ser resolvido.” 3. TEORIA DA SORTE OU DO ACASO “Criatividade é produto da sorte ou do acaso.”

5. TEORIA DA INTELIGÊNCIA 4. TEORIA DA REALIZAÇÃO “Criatividade nasce da vontade de se realizar algo, de superar dificuldades e de buscar excelência.” 5. TEORIA DA INTELIGÊNCIA “Criatividade é a capacidade de resolver problemas pelo uso da inteligência.” 6. TEORIA DE GESTALT “Criatividade é o resultado da reestruturação de padrões de raciocínio percebidos como insatisfatórios.” 7. TEORIA PSICANALÍTICA “Criatividade é o produto de processos irracionais, incontroláveis e de natureza intuitiva, que ocorrem no subconsciente.”

A Evolução da Criatividade 90% 5 - 8 16 24 Tempo (anos)

Identificação do problema O Processo Criativo ETAPAS ATIVIDADES Identificação do problema Reconhecimento da necessidade Preparação Raciocínio e envolvimento Obtenção de informação Definição e reformulação do problema Incubação Pensamento / Raciocínio ao nível do subconsciente Iluminação Síntese Geração de idéias Verificação Avaliação Elaboração Refinamento

Arquitetura Cognitiva de Richard

Cognição Criativa OBJETIVOS: 1. Fornecer explicações sobre o processo e estruturas cognitivos que contribuem para o pensamento criativo e a descoberta. 2. Estabelecer princípios gerais que possam ser aplicados em variados domínios. CRIATIVIDADE x COMPETÊNCIA

De onde vêm as grandes idéias ? O MITO DA “GRANDE IDÉIA” Ao contrário do pensamento popular, as “grandes idéias” das organizações não surgem de uma hora para outra. Surgem, sim, após muito esforço e conseqüente aprendizado, passo a passo, até que a “grande idéia” surja como uma etapa evolutiva natural da organização.

Criatividade e Inteligência Em geral, inteligência é a medida da habilidade de um indivíduo em compreender um problema em uma dada circunstância e sua capacidade de chegar a uma conclusão rápida e eficiente. Enquanto uma mente inteligente concentra-se e se direciona no sentido de uma solução eficiente mas com resultados previsíveis, uma mente criativa, ao contrário, avança em cada possível direção, relevante ou não, obtendo resultados únicos e inesperados.

Identificando os “Criativos” Todos somos criativos, em maior ou menor grau, de diversas formas em nossas atividades. Entretanto, pode-se imaginar alguns traços mais comumente presentes em pessoas criativas: São emocionalmente abertos São flexíveis e fluentes no pensar Vêem o todo antes das partes Mostram curiosidade, urgência e persistência São auto-motivadas e originais

Como lidar com os “Criativos” Reconhecer a criatividade e entender as expectativas individuais. Evitar a natural resistência às mudanças, seja de regras ou de procedimentos, dando espaço para experimentos inovadores e criativos. Propiciar um ambiente adequado, saudável sob o ponto de vista psíquico, aberto à manifestação das habilidades criativas BUROCRACIA X CRIATIVIDADE O JEITINHO BRASILEIRO

A Criatividade para a Inovação

Cultura Inovadora Cultura da Organização Confiança e Autonomia Reconhecimento/ respeito/ recompensa Ser otimista/ construtivo e participante P&D Remuneração diferenciada Fatores Estratégicos A busca de Soluções Ênfase no cliente Competitividade Criatividade Inovação Sucesso

Diretrizes... Inovação Tecnológica Modelo de Gestão empresarial Capacidade de reação Agilidade e Flexibilidade Vantagem Competitiva Mudança Cultural Aprendizagem Contínua Sistemas de Auto-organização Alta Tecnologia +Projeto Sócio Técnico + Organização Criativa

Sobre a Criatividade... Você Sabia ?

“Uma criança faz em média 125 perguntas curiosas por dia. Um adulto faz apenas seis.” Rolf Smith

“As boas idéias não tem idade, apenas têm futuro.” Robert Mallet

“Uma idéia não se transforma em inovação até que tenha sido largamente adotada e incorporada à vida das pessoas.” Art Fry Cientista corporativo da 3M

“ Brinque! Permita-se, de vez em quando, fazer justamente as coisas que “aprendeu” a não fazer.” Robert Root-Bernstein

“O lado positivo das mudanças é que elas proporcionam grandes oportunidades profissionais dentro das organizações.” Mauro Silveira

“A criatividade baseia-se na incerteza: o criativo erra muitas vezes, mas quando acerta, revoluciona.” Domenico De Masi

“O mais importante não é o número de idéias que armazenas no teu espírito, mas sim, o elo que as une.” Titu Maiorescu

Agradecemos a atenção! A Equipe ...