Perfil do auditor e problemas comportamentais nas auditorias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
Advertisements

Técnicas e métodos de observação em Psicologia
TREINAMENTO EM “TÉCNICAS DE AUDITORIA 5S”
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
FACULDADES SANTA CRUZ COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Luís Carlos Nebenzahl Maio/2010
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Metodologia de Investigação
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
LEARNING ORGANIZATION
Estruturas Tradicionais
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
★ Empresa Excessivamente Organizada
Profª. Selma Maria da Silva
Instrumentos de Levantamento de Informações
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Capítulo 12 Liderança, poder e política
LIDERANÇA.
PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
Principais características da Abordagem Comportamental
Princípios Gerais para Execução do Trabalho de Campo
Planejamento e Execução da Auditoria
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de. O usuário e o processo de referência
Conceitos e Perfil do Profissional
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
Administração Geral - Aula 04
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Importância do Feedback nas Relações Interpessoais
Princípios Gerais de Administração
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Atribuições das Unidades Organizacionais
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
FEEDBACK.
Os Estilos de Liderança
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
Instrumentos de Levantamento de Informação
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
QUALIDADE.
Capítulo 1 A administração hoje.
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
Treinamento Auditores 5S – 1ª fase agosto/07. REGRAS DE TRÂNSITO Sermos pontuais Sermos objetivos Sermos participativos, agregando novas idéias Evitar.
Fluxograma Juliana Borges
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciane
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Maique C. Garcia Pelotas, Junho de  Controle Automático Autônomo  Através da identificação da ação mais adequada em caso de um diagnóstico de.
FASES DE IMPLANTAÇÃO Mapeamento da Estrutura, Contexto e Necessidades da organização Envolvimento dos líderes e colaboradores da empresa na elaboração.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
Transcrição da apresentação:

Perfil do auditor e problemas comportamentais nas auditorias

Auditor na Estrutura Organizacional O auditor, por definição, é uma pessoa experimentada, de alto nível, trabalhando em staff, sem autoridade para interromper qualquer atividade que esteja avaliando, não podendo dar ordens diretas ao pessoal “de linha”, mas comunicando tudo o que julgou fora dos padrões normais de serviço ao responsável pela Qualidade ou à alta administração.

Perfil do Auditor O perfil do Auditor é formado por características de natureza puramente técnicas e comportamentais. As auditorias – para sua maior eficiência – dependem, essencialmente, da atuação e experiência dos auditores e que a postura/comportamento dos mesmos é tão importante quanto os conhecimentos técnicos.

Perfil do Auditor Principais características: Boa cultura e largo espectro técnico; Sólida constituição psicossomática para suportar as vicissitudes inerentes à própria função; Reconhecido e respeitado por todos pela sua experiência e conhecimento (principalmente nas auditorias internas). Habilidade no relacionamento humano; Capacidade de chefia e liderança,treinado e capaz de conduzir uma reunião. (auditor lider); Capaz de trabalhar em grupo e em condições difíceis;

Perfil do Auditor Principais características: Hábil na comunicação oral e escrita; Organizado e pontual; Humildade, reconhecer que sua posição é de “apenas” relatar o que foi verificado. Discreto, tolerante, polido, educado, persistente, objetivo, prudente, cuidadoso e com personalidade. Integridade moral e honestidade de propósitos; Capacidade de análise ( separar o trivial do importante, julgar com discernimentos os problemas; Experiência anterior na participação em auditorias.

Problemas Comportamentais nas Auditorias Problema: ASSOCIAÇÃO DA AUDITORIA À SINDICÂNCIA. Detecção: Auditados, tendo em vista o desconhecimento dos objetivos, passam a procurar responsáveis pelas não-conformidades, visando eventual punição. Solução: Esclarecer amplamente, na reunião preliminar, reunião de abertura e em todas as outras oportunidades possíveis, os objetivos da auditoria.

Problemas Comportamentais nas Auditorias Problema: AMNÉSIA Detecção: Auditados propositalmente se esquecem de prover documentos e informações solicitadas anteriormente. Solução: Verificar em outros momentos, a disponibilidade dos documentos e informações solicitadas. Lembrar ao auditado que existem informações e documentos ainda por serem vistos.

Problemas Comportamentais nas Auditorias Problema: PÂNICO Detecção: Auditados, tendo em vista o desconhecimento dos objetivos, ficam descontrolados emocionalmente, temendo consequências e deixando de fornecer informações confiáveis. Solução: Informar previamente o real objetivo da auditoria. Evitar presença de grupos numerosos durante as entrevistas com o pessoal executante, em face da possibilidade de intimidação do entrevistado (este tipo de problema é mais comumente observado em níveis hierárquicos inferiores, principalmente quando a alta administração estiver presente).

Problemas Comportamentais nas Auditorias Problema: REVERSÃO DA AUDITORIA Detecção: Auditados, por motivos diversos, passam a questionar os auditores. Solução: Repassar os objetivos da auditoria, informar que eventuais dúvidas poderão ser analisadas posteriormente e redirecionar os trabalhos, visando ao prosseguimento da auditoria.

Problemas Comportamentais nas Auditorias Problema: APATIA Detecção: Auditados apresentam-se indiferentes às constatações observadas. Solução: Procurar conscientizar os auditados da importância do trabalho a ser realizado e da dependência de todos para o sucesso global.

Problemas Comportamentais nas Auditorias Problema: BUSCA DE JUSTIFICATIVA Detecção: Auditados passam a ter um atitude excessivamente explicativa, para as não-c0nformidades detectadas, procurando desculpas para cada uma delas. Solução: Enfatizar que para o cumprimento total do programa da auditoria é necessário ater-se somente às perguntas que estão sendo formuladas e que posteriormente as causas das não-conformidades deverão ser discutidas pelos auditados. Salientar que não se está procurando culpados, nem justificativas.

Problemas Comportamentais nas Auditorias Problema: BUSCA DE RESPONSÁVEIS Detecção: Auditados passam a buscar outros responsáveis para as falhas detectadas, que estão sob sua responsabilidade. Solução: Apontar claramente a falha do sistema, através da análise detalhada do problema e não procurar definir responsáveis.