TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que se espera do RH?
Advertisements

Comitê de Aprendizagem Organizacional Gestão do Conhecimento em Organizações “ Aprender não significa adquirir conhecimento, mas sim expandir a capacidade.
SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO Vs. SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Peter M. Senge, considerado o grande especialista em aprendizado organizacional da atualidade dirige o programa de aprendizado organizacional da Sloan.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Regina Célia Baptista Belluzzo
LEARNING ORGANIZATION
Learning Organization
Abordagem sistêmica na Gestão
Tensões em ciência: ciência, sociedade, educação, divulgação e cultura
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
Gestão de pessoas em organizações públicas:
DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO - DRP
O Aluno a Distância.
Gestão do Conhecimento
Palestrante: Isamir Machado de Carvalho
Profª. Janaina Pena Camargo
CONSULTORIA EMPRESARIAL
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
LÍDERES DE MAIS, GESTORES DE MENOS !.
Bibliotecários... Até quando?
Modelo de Excelência em Gestão
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Talentos para Inovação
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
Trabalhando com Grupos
Gestão Estratégica do Capital Intelectual.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
Organizações/Equipes que apreendem
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Gerenciamento com foco na Qualidade
Administração e o Mercado de Trabalho
Planejamento Estratégico
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Terceirização (Outsourcing): Foco nos Produtos e nos Serviços
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Instituição de Ensino São Francisco
Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL Profa. Dra. Arlinda Paranhos
Empowerment: as Pessoas com Poder na Organização
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Informática na Educação
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Uma onda de reorganizações
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Quebra de Paradigmas e o Cotidiano das Organizações
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
LEARNING ORGANIZATION
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Aprendizagem Organizacional: A Educação como Instrumento de Reflexão e Ação Coletiva Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Conceito (1) É uma organização que reconhece não existirem forças separadas no mundo, mas sim fatos e situações interrelacionadas. Organizações deste gênero estimulam as pessoas a conseguirem os resultados que desejam, primando pela criação de novos padrões de raciocínio que as tornem mais competitivas. ( Peter Senge) Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Aprendizado Organizacional é Educação Continuada A empresa é um lugar onde se ensina e se aprende continuamente; Esse processo deve sempre envolver todos os membros da organização, desde a presidência até o chão de fábrica (quando indústria); e As organizações podem e devem trocar entre si o que aprendem. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Requisitos de uma Organização que Aprende (Peter Senge) Domínio pessoal; Modelos mentais; Objetivo comum; Aprendizado em grupo; e Raciocínio sistêmico. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Requisitos de uma Organização que Aprende (Garvin, Nayak, Maira & Bragar) Cultivo da visão holística; Incentivo à participação plena; Patrocínio de programas que levem ao aperfeiçoamento das pessoas; e Melhorias nos processos específicos pelos quais ocorre o aprendizado. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Como se tornar uma Organização que Aprende (Peter Senge) Os problemas de hoje provêem das soluções de ontem; Quanto mais se insiste, mais o sistema resiste; O comportamento piora antes de melhorar; A saída fácil geralmente conduz à porta de entrada; A cura pode ser pior que a doença; Mais rápido significa mais devagar; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Como se tornar uma Organização que Aprende (2) Causa e efeito não estão intimamente relacionados no tempo e no espaço; Pequenas mudanças podem produzir grandes resultados, mas as áreas de maior alavancagem são geralmente as menos evidentes; “Pode-se assobiar e chupar cana ao mesmo tempo”; Dividir um elefante ao meio não produz dois elefantes pequenos; e Não existem culpados. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Como se tornar uma Organização que Aprende (3) (John Peters) Aprender sobre o trabalho na organização e como fazê-lo melhor; Aprender sobre alinhamento organizacional; Aprender sobre o futuro; Aprender sobre o ambiente operacional; Aprender a questionar os paradigmas; e Aprender a desenvolver a memória organizacional. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Características de uma Organização que Aprende O aprendizado não é reativo; O aprendizado é oportuno; O aprendizado cria flexibilidade e agilidade para a organização; Há motivação para as pessoas; Promovem-se mudanças que criam raízes; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Características de uma Organização que Aprende (2) Ambiente saudável para o aprendizado; Existência de infra-estrutura de aprendizagem; e Conhecimento e capacidade de aprendizado das pessoas. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Estágios da Aprendizagem Organizacional Conscientização; Compreensão; Ação; e Análise Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Deficiências e/ou Limitações da Aprendizagem Organizacional Segundo Peter Senge: Eu sou meu cargo; O inimigo está lá fora; A ilusão de assumir o comando; A fixação em eventos; A parábola do “sapo escaldado”; A ilusão de aprender por experiência; e O mito da equipe administrativa. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Os Nove Desafios da Aprendizagem Organizacional Segundo Peter Senge: 1) Falta de tempo; 2) Falta de ajuda; 3) Falta de relevância; 4) Agir conforme o discurso; 5) Medo e ansiedade; 6) Fanáticos e descrentes; Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Os Nove Desafios da Aprendizagem Organizacional (2) Segundo Peter Senge: 7) O desafio da gestão; 8) O desafio da difusão; e 9) Estratégia e propósito. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Erros no Aprendizado Limitação; Tradição e resistência; Motivação; e Os processos de ansiedade e a cultura como fatores de inibição. Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.

Aprendizagem Organizacional: A Educação como Instrumento de Reflexão e Ação Coletiva ... E PARA TERMINAR: Fonte: ARAUJO, Luis César G. de. Tecnologias de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, 2001.