tecnológicos e profissionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Psicologia e Orientação
Advertisements

Organização do Sistema Educativo
Estudo estatístico das ambições profissionais dos alunos da Escola
EMPRESA CNPJ SÓCIOS FINANCEIRO FUNCIONAMENTO MODALIDADE DE ENSINO OU SEGMENTOS CURSOS OFERECIDOS ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.
Manuel de Oliveira Ilda Poças Luís Mendanha
Apresentação Final. Objectivos do Projecto O Blogue projectoespn.blogspot.com Vídeos Youtube. Resultados dos inquéritos do ensino básico. Entrevistas.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Conjunto de estruturas
EDUCAÇÃO ESCOLAR Ensino Básico.
Sociologia da Educação
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
O Aluno a Distância.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012.
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
NOVAS OPORTUNIDADES APRENDER COMPENSA
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
Apoio métodos motivacionais.
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
A instituição O Instituto Michelangelo, é um centro de educação com nível técnico, localizado em Jequié, na Bahia. O IM é o pioneiro na educação da cidade.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
ESCOLA INCLUSIVA O GRANDE DESAFIO.
Uma análise da Trajetória de Jovens de classes populares de Sousas – Campinas/SP.
Departamento do Ensino Secundário
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Proposta de alteração ao Programa Oportunidade ( Programa Específico de Recuperação da Escolaridade ) Divisão da Educação Pré-Escolar e Ensino Básico.
CONTRIBUTO PARA O DESENVOLVIMENTO AGRÍCOLA O ENSINO AGRÍCOLA NO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Agostinho Ferreira Castelo Branco, 22 de janeiro de 2014.
Relatório Profissional
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Seminário de Integração Profissional IV
Novos Públicos e Novas Oportunidades de Certificação: Ensino Superior Pedro Lourtie Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa Debate Nacional.
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Caso Prático: Inquérito do ISGB. Caso Prático: Inquérito do ISGB QUESTIONÁRIO AOS DIPLOMADOS Este questionário tem por objectivo a caracterização.
Projecto de Estágio Mestrado em Educação de natureza profissionalizante Área de Especialização em Mediação Educacional e Supervisão da Formação Sara Amaral.
Política Educacional Brasileira
Tema: Os 60 anos do IVS Área de projecto (2010/2011) Instituto Vaz Serra Trabalho realizado por: Carina Antunes nº341 Daniela Ferreira nº343 Marília Rosa.
Ministério da Educação
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Os CET no Instituto Politécnico de Santarém Conferência Internacional “O Ensino Superior de Curta Duração: Os CET e o Futuro” Leiria, 17 de Junho de 2011.
Detidos e Reclusos Técnico Mesa/Bar Tânia Martins
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
Medidas Ativas de Emprego
Estrutura 1. Enquadramento………………………………………………………………………………..…… 3 2. Objectivos …………………………………………………………………………………………… Metodologia ………………………………………………………………………………………
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Escola Secundária de Monserrate
Psicologia da Educação
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
De acordo com a LDB, a Educação Profissional Técnica de Nível Médio abrange tanto a habilitação profissional específica, quanto as qualificações profissionais.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Serviço de Psicologia e Orientação
A importância do Ensino Técnico na formação da mão de obra brasileira, a oferta de EaD e a demanda do mercado. George Bento Secretaria.
Hotel dos Templários, Tomar 24 e 25 Novembro 2015 Formação Profissional.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO INICIAL Janeiro 2010 Principais Resultados.
Instituto Estadual de Educação Sapiranga Sapiranga, Rio Grande do Sul Projeto A Prática da Leitura Autor: David Alex Siqueira Orientador: Elton Otto Morbach.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos da torre - Câmara de Lobos Serviço de Psicologia e Orientação Escolar.
Universidade Federal do Rio de Janeiro Curso de Graduação em Engenharia Elétrica Recepção aos Novos Alunos Março 2015.
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Expansão da Oferta Profissionalizante 19.Jun.07 Evolução da Oferta de Educação e Formação Novas Oportunidades – Aprender Compensa.
Transcrição da apresentação:

tecnológicos e profissionais Opções pelos cursos tecnológicos e profissionais

Índice Cursos Tecnológicos: *Para quem são destinados? *Certificação. Cursos Profissionais: *Certificação Questionários sobre a opção pelos cursos tecnológicos e profissionais.

Cursos tecnológicos Os cursos tecnológicos são cursos profissionalmente qualificados; São organizados pela perspectiva da inserção do mercado de trabalho e pelo prosseguimento de estudo.

Para quem são destinados? Para os alunos que concluíram os 9º ano de escolaridade; E para os alunos que pretendem ter uma formação a nível secundário.

Certificação: Depois da conclusão do curso, os alunos recebem um diploma do ensino secundário; E um certificado de qualificação profissional.

Cursos profissionais O que é: É uma modalidade de educação; É inserida no ensino secundário; E caracteriza-se por uma forte ligação com o mundo profissional.

Para quem é que se destinam? Para os alunos que concluíram o 9ºano de escolaridade; E para os alunos que procuram um ensino mais prático e voltado para o trabalho.

Certificação: Depois da conclusão do curso, os alunos recebem um diploma do ensino secundário e um certificado de qualificação profissional. Estas certificações permitem o ingresso nos cursos de especialização e acesso ao ensino superior.

sobre a opção pelos cursos tecnológicos e profissionais Questionários sobre a opção pelos cursos tecnológicos e profissionais O que te levou à escolha de um curso? Todos os alunos, que responderam aos questionários escolheram os cursos para conseguirem ter mais facilidade com ensino e para terem mais habilitações para o mundo do trabalho.

2. Quais as avaliações obtidas? São melhores? Ou piores? As avaliações foram quase todas melhores, pelo o facto de os alunos estarem mais empenhados no ensino e quererem realizar um bom trabalho.

3. Achas que tomas-te a atitude certa ao escolheres o curso ou estas arrependido? Todos os alunos responderam que sim porque foi o melhor para eles e para o seu futuro, pois deste modo, tem mais habilitações. Foram feito os questionários a 10 alunos.

Conclusão Este trabalho serve para informar o que são os cursos tecnológicos e profissionais. Incentiva pelo facto de muitos jovens fora da escolaridade obrigatória que pretendem abandonar a escola, podem ter outra saída e optar pelos cursos.