PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Tecnologias ou metodologias?.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
I- Concepção de Educação
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
ARTE – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA ARTE NO BRASIL Secretaria Municipal de Educação de Toledo. Disciplina: Arte Organização: Professora Maria Salete Queiroz.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Didática e Metodologia no Ensino Superior
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Por que Arte-Educação?.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Diretoria Regional de Educação Itaquera DOT-P/CEFAI
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
O que é ensinar história?
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Metodologia do Ensino de Arte
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Projeto Institucional das escolas Salesianas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Sejam bem-vindos!.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto Político Pedagógico
Atividade complementar 04
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Base nacional comum curricular
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Disciplina de Arte.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Transcrição da apresentação:

PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO

COM A FINALIDADE DE BUSCARMOS A CONSTRUÇÃO DA SENSIBILIDADE ESTÉTICA DO EDUCANDO, FAZ-SE NECESSÁRIA UMA REFLEXÃO SOBRE AS DIFERENTES METODOLOGIAS RELATIVAS AO ENSINO DA ARTE.

AO RECORDAR O PROCESSO HISTÓRICO DO ENSINO DA ARTE, PERCEBEMOS A MARGINALIZAÇÃO DA DISCIPLINA NO ÂMBITO ESCOLAR, MARCADA PELA UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS QUE VALORIZAM A TÉCNICA E A LIVRE EXPRESSÃO DO EDUCANDO, SEPARANDO A ARTE DA PRÁTICA SOCIAL DESVINCULADO DA REALIDADE DO COTIDIANO.

O ENSINO DA ARTE É UM PROCESSO AO MESMO TEMPO TEÓRICO E PRÁTICO, CRIADOR E TRANSFORMADOR, QUE DEVE COLOCAR O EDUCANDO EM CONTATO COM SUAS VIVÊNCIAS, COM O SABER ARTÍSTICO ACUMULADO E COM AS DIFERENTES CULTURAS.

O PROCESSO DE SENSIBILIZAÇÃO-EDUCAÇÃO ESTÉTICA, INICIA-SE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E TEM SEQUÊNCIA POR TODA A VIDA DO EDUCANDO, ULTRAPASSANDO OS MUROS ESCOLARES PARA ACOMPANHÁ-LO POR TODA A SUA TRAJETÓRIA.

NA ESCOLA, O REAL SENTIDO DA ATIVIDADE ARTÍSTICA É A FORMAÇÃO DOS SENTIDOS HUMANOS A PARTIR DA PRODUÇÃO E DA FRUIÇÃO DA ARTE (SEJA CORPORAL, VISUAL, MUSICAL OU CÊNICA) REGIONAL, NACIONAL E UNIVERSAL.

COMO O ENSINO DA ARTE NECESSITA DE UM PROCESSO SISTEMÁTICO DE APRENDER A VER A INVESTIGAR E A PENSAR CRITICAMENTE, SUGERIMOS UMA METODOLOGIA QUE ENVOLVA AS EXPERIÊNCIAS DE OBSERVAR, ANALIZAR, INTERPRETAR E CRIAR-TRANSFORMAR.

A IDÉIA DE QUE TODOS PODEM CONHECER, COMPREENDER E USUFRUIR ARTE É O EIXO DE UM PROCESSO REALMENTE COMPROMETIDO COM O ENSINO/APRENDIZAGEM.

ELE CAPACITA O HOMEM A NÃO SER UM ESTRANHO EM SEU MEIO, É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO CULTURAL, LOGO NÃO PODE FICAR FORA DA ESCOLA.

Fonte: Currículo Básico. Organização: Maria Salete Queiroz.