EDUCAÇÃO DO CAMPO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

A Formação do Coordenador Pedagógico: desafios e práticas
Missão da FETRAECE Representar, coordenar e defender os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do Ceará, implementando com a sua base ações.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Educação do Campo Unidade 01
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
Planejamento Escolar 2010 Como em toda e qualquer ação...
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Plano Nacional de Educação para o decênio
Leila Brandão SECAD/MEC
Encostas da Serra Geral
Campanha Direito ao Brincar
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Programa de Educação Integral Assentamento Humano Futura Generácion Recalculando a rota Março/ 2011.
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
PERSPECTIVAS DE INCLUSÃO NO MUNDO DO TRABALHO
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Plano Nacional de Educação
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PERSPECTIVAS PARA 2009.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
Encontro Estadual de Formação
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI “ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI SALA DO EDUCADOR 19º e 20º ENCONTRO COM A.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA “ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA”
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
GUIA COPA SEGURA IniciativaRealizaçãoParceria de conteúdo.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO DO CAMPO

Objetivo Fortalecer as ações de ensino na perspectiva da modalidade da Educação do Campo, garantindo as crianças de seis a oito anos os direitos de aprendizagem. Pretende também, dar continuidade as discussões sobre esta modalidade de ensino iniciadas na etapa anterior.

Objetivos específicos Apresentar um Histórico da Educação do Campo brasileira; Ampliar conhecimentos sobre aspectos legais referentes à Educação do Campo; Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre Educação do Campo e a Educação Matemática; Apresentar diferentes práticas sociais da realidade campesina como disparadoras do trabalho com a Alfabetização Matemática.

1ª Formação Apresentação da proposta Memória dos trabalhos desenvolvidos na 1ª etapa e apresentação do grupo; Exibição de vídeo Entrevista de Paulo Freire a Ubiratan d’ Ambrósio – Etnomatemática; Caderno de Estudos 1. Iniciando a Conversa – página 05 2. Aprofundando o Tema – página 06 a 15 3. Compartilhando, Para saber mais, Sugestões de leituras, Sugestões de vídeos, Sugestão de site.

Proposta de atividades práticas Oficina - Construindo o perfil da turma Material: papel craft e pincéis Sugestão de leitura: VEIGA, José Eli. A relação urbano rural no desenvolvimento regional. Cadernos do CEAM/UNB. Vol. 17, fev. / 2005, pp. 9-22.