Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Abril

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grafos eulerianos 1.
Advertisements

Planaridade 1.
CC/EC/Mestrado Teoria dos Grafos Grafos Hamiltonianos.
2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Grafos eulerianos.
2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Grafos Hamiltonianos.
Teoria dos Grafos – Aula 2
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Teoria dos Grafos Um grafo é um conjunto de pontos, chamados vértices, conectados por linhas, chamadas de arestas. A Teoria dos Grafos é o ramo da matemática.
Prof. Rajane G Weber C.A. João XXIII - UFJF
CC/EC/PPGI/UFES Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Coloração.
2010/1 Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Grafos eulerianos.
Maria Claudia Silva Boeres
Coloração Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) 1.
Matemática B - 10º Ano Ana Soveral e Carmen Viegas
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Agosto
CONCEITOS BÁSICOS DE GRAFOS
Conexidade e Conectividade
Problemas de Forma Não-padrão
CONCEITOS BÁSICOS DE GRAFOS
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Abril
HISTÓRICO E ORIGEM DOS GRAFOS
Teoria dos Grafos – Aula 3 Árvores
Teoria dos Grafos Loana T. Nogueira Aula 5.
POLIEDROS Professor: Ruy Ângelo
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Algoritmos em Grafos Conceitos principais Prof. André Renato
POLIEDROS COLÉGIO DECISIVO Matemática Professor Wilen
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO – PROF. ILYDIO PEREIRA DE SÁ
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
Teoria dos Grafos Planaridade
Aula 10 Grafos Planares.
Operações com grafos União Exemplo
Colégio Estadual “Antenor Padilha”.
Histórico, exemplos e problemas
2012/2013 Projeto kranius.
Teoria dos Grafos Coloração
Geometria Espacial Prof.: Douglas 2⁰ ano.
Teoria dos Grafos Introdução


Conceitos básicos em grafos
ÁRVORES Def.: Um grafo é acíclico se não possui ciclos.
SUGESTÃO DE AULA PARA CLASSES DO ENSINO MÉDIO
Grafos Planares Victor Cândido da Silva
MATEMÁTICA UNIDADE 1 Conteúdo: Geometria Espacial Duração: 10 40’ 04/02/14 AGRONEGÓCIO - TURMA 3º A Matemática – Geometria Espacial.
Matemática 3º ano – Ensino Médio
FUNÇÃO DO 2ºGRAU.
Prismas.
Katia S. Guimarães Busca em Grafos Katia S. Guimarães
Estudo dos Poliedros.
Profº: Éder Jânio Francisco Gomes.  Grafos são assim chamados por poderem ser representados graficamente  Existe uma única maneira de desenhar um grafo?



SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E POLIEDROS
Colégio Prioridade Hum
Aula 12 COLORAÇÃO DE GRAFOS
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
Poliedros.
Algoritmos e Programação I
Engenharia de Computação Mestrado em Informática

Prática de Ensino em Matemática II Aula 4
Teoria de Grafos. Tudo começou no século XVIII, na cidade medieval de Königsberg, situada no leste europeu. Königsberg é banhada pelo rio Pregel, que.
 Prof. Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho 1. 2 Redes Sociais GPS Para o correio. Para Viajantes. Pesquisas Biológicas. Distribuição de Tarefas. Recomendações.
Grafos Prof. Miguel Gabriel Prazeres de Carvalho.
Geometria Espacial Prof. Valdir Aguiar.
Geometria Espacial.
ESCOLHA A AULA TEMA FÓRMULAS: Prof. Marcio Sandron.
Transcrição da apresentação:

Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Abril - 2009 Grafos Planares Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Abril - 2009

Grafos Planares Um grafo planar é um grafo que admite uma representação gráfica na qual as arestas só se encontrem (possivelmente) nos vértices aos quais são incidentes.

Grafos Planares Exemplos clássicos de grafos planares são dados pelos grafos que representam os poliedros. Abaixo um poliedro regular, o cubo e o grafo que o representa (um grafo regular):

Grafos Planares Para compreender melhor como se passa de um sólido a um grafo, imagine que o sólido seja muito flexível e que você o segure de modo a esticar uma de suas faces, com suas arestas, sobre um plano. Todas as outras faces e arestas do sólido formarão um desenho no interior dessa primeira face.

Grafos Planares Quantas arestas pode ter, no máximo, um grafo planar? Uma representação gráfica de um grafo com pelo menos um ciclo separa o plano em regiões (no mínimo uma dentro do ciclo e outra fora dele; no caso das árvores, que não possuem ciclos, temos uma única região: toda árvore é planar) Essas regiões são chamadas faces; não devemos nos esquecer de que uma das faces é tudo que sobra do plano – é a face ilimitada.

Grafos Planares A figura a seguir mostra duas representações do mesmo grafo, ilustrando que qualquer face pode ser colocada como face ilimitada. g f e d a b c a e f g b d c

Grafos Planares O número de faces de um grafo será designado por f. A representação gráfica de um grafo planar na qual as arestas só se encontram uma com outra nos vértices não é única. Um grafo planar sempre a possui e ela se chama forma topológica ou grafo plano.

Grafos Planares Veja, porém, que podemos representar K4 pelo menos de duas maneiras, a primeira admitindo cruzamento de arestas e a segunda não:

Grafos Planares Para grafos planares, vale a relação de Euler, já conhecida do estudo dos poliedros convexos: Teorema 1: Em um grafo planar conexo vale f - m + n = 2

Grafos Planares Teorema 2: Em um 1-grafo planar conexo G vale m ≤ 3n – 6; a igualdade vale se G é planar maximal Demostração: Se formos contar as arestas de cada face, contaremos duas vezes cada aresta do grafo. Como cada face tem no mínimo 3 arestas (a igualdade valendo para as triangulares), temos ao menos 3f/2 arestas no grafo. Mas o grafo possui m arestas, logo 3f ≤ 2m

Grafos Planares A igualdade se verifica se todas as faces forem triangulares (grafo maximal planar). Tomando a fórmula de Euler f - + n = 2 E substituindo, temos 3f – 3m + 3n = 6 2m – 3m + 3n ≥ 6 m ≤ 3n – 6.

Grafos Planares Este teorema nos mostra que K5 não é planar. De fato, K5 (e de resto todos os grafos completos com mais do que 4 vértices) não obedece ao teorema, pois teremos 10 > (3x5) - 6

Grafos Planares Porém há grafos não planares para os quais a relação m ≤ 3n – 6 também vale: a condição é necessária, mas não é suficiente. K3,3 : 9< (3x6) – 6 e K3,3 não é planar. Em um grafo planar bipartido conexo G vale m ≤ 2n – 4.

Grafos Planares K3,3 não é planar, pois 9 > (2x6) – 4.

Grafos Planares O problema das 4 cores Em 1852, Frederick Guthrie, aluno de Augustus de Morgan (que formulou suas famosas leis vinculadas à união e interdeção de conjuntos), trouxe a este um problema proposto por seu irmão Francis Guthrie. Na verdade tratava-se de uma conjectura, hoje um teorema. Todo mapa pode ser colorido com 4 cores.

Grafos Planares Colorir um mapa é colorir as regiões de maneira que regiões fronteiriças não sejam coloridas com a mesma cor.

Exercício Construa um grafo com a sequência de graus (4, 4, 3, 3, 3, 3): Que não seja planar B) que seja planar

Referência Boaventura Neto, P.O., Jurkiewicz, S. Grafos: Introdução e Prática. São Paulo: Editora Blucher, 2009.