Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DA RSE. Local Trabalho Comunidade Ambiente Mercado Ética Empresarial Responsabilidade Social das Empresas.
Advertisements

Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Estudando com Profª Simony
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
“As Empresas a Sustentabilidade”
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Universidade Federal de Goiás
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Responsabilidade Social nas Empresas
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
dos serviços/processos
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A Responsabilidade Corporativa Natura
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Conflito de Interesses
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA RELAÇÃO CHESF X FORNECEDORES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Conhecendo a Carta da Terra
Título? Indicadores de sustentabilidade para APLs de base mineral
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Tema Gestão do Conhecimento:.
GC e Excelência em Gestão Fábio Fontanela Moreira
Teorias Modernas de Gestão
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Responsabilidade Social
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Formação Profissional IV
Responsabilidade Socioambiental UNIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PROFª ESP. NATALIA PACHECO
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tópicos Contemporâneos de Administração
O Ambiente de Marketing
Uma Escola do Tamanho do Brasil
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável Tendências globais Contexto histórico - WSSD Responsabilidade corporativa Responsabilidade ambiental corporativa Responsabilidade social corporativa Diálogo de múltiplas partes Risco corporativo Conclusão

Definição de RSC «Responsabilidade Social Corporativa é o compromisso das empresas em contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável, trabalhando com seus funcionários e suas famílias, a comunidade local e a sociedade em geral para melhorar sua qualidade de vida.» RSC inclui: direitos humanos, direitos trabalhistas, proteção ambiental, relações com os fornecedores e o monitoramento dos direitos dos stakeholders.

Limites da RSC Para muitas empresas, definir os limites da RSC ainda é o problema mais difícil a ser resolvido. É esta questão que geralmente ocupa o cerne de qualquer debate sobre responsabilidade social corporativa.

A cadeia de valores de RSC Uma segunda abordagem para auxiliar uma empresa a delinear sua atuação com RSC consiste em ‘mapear’ os problemas e os dilemas através de uma cadeia de valores ou do ciclo de vida de um produto. O gráfico abaixo toma por exemplo uma indústria manufatureira típica para ilustrar alguns dos principais desafios. Processamento das matérias primas Transporte Produção Distribuição Usuário final Trabalho infantil Discriminação Abuso de populações indígenas Envolvimento da comunidade Uso de fornecedores não habilitados Jornada de trabalho longa Abuso dos direitos sindicais Condições de trabalho: periculosidade Trabalho forçado Riscos/ documentos de identificação Corrupção Sem liberdade de expressão Preocupações com saúde e segurança Uso de ”disciplina” Propinas Contratação Sem liberdade de associação/acordo coletivo Remuneração injusta Concorrência desleal Exclusão social Questões sociais potencialmente críticas (direitos humanos, abusos contra a mão de obra, corrupção) mapeados versus atividades típicas no ciclo de vida do produto ou na cadeia de valores das atividades.

RSC: as empresas e a cadeia de valores Imagem da marca & reputação Por exemplo: marcas/empresas com boa reputação atraem clientes, capital e parceiros de negócios. Melhor desempenho financeiro Por exemplo: 300 grandes empresas publicamente comprometidas com RSC saíram-se 2 ou 3 vezes melhor do que as não comprometidas, segundo avaliação de valor de mercado agregado. (1) Empresas que praticam RSC têm melhores resultados financeiros (em vendas ou rendimentos). (2) Por outro lado, a publicidade sobre um comportamento não ético diminui o valor das ações de uma empresa durante no mínimo seis meses. Maior produtividade e qualidade Por exemplo: empresas que oferecem melhores condições de trabalho ou participação dos funcionários aumentam sua produtividade e reduzem a margem de erros.

RSC: as empresas e a cadeia de valores Atrair & manter funcionários Por exemplo: empresas altamente comprometidas com RSC recrutam novos funcionários mais facilmente e têm maior taxa de retenção de funcionários – reduzindo custos com recrutamento e treinamento. Melhor gestão regulamentar Por exemplo: empresas cujas práticas atendem ou vão além das exigências de regulamentação estão sujeitas a menos fiscalização. Maior nível de “confiabilidade” RSC representa bom senso em negócios

WBCSD/CEBDS Síntese da pesquisa + boas práticas Lições aprendidas e mensagens ouvidas Relatórios e indicadores Sintetizar iniciativas atuais Desenvolver guia de avaliação Desenvolver guia para publicação Desenvolvido em setembro/1998

De Acionistas a Stakeholders Decisões Não São Mais Tomadas Exclusivamente nas Salas da Diretoria Today, business has to make decisions in a more demanding and informed global society. Increasing competition, more domestic and international pressure to be transparent and changing societal expectations make it impossible for companies to operate without being in close contact with those around them. There has been a sharp increase in community engagement activities as they have come to realize that people or groups outside the core areas of influence can also be stakeholders. The traditional circle of stakeholders has expanded. Previously, the principal groups recognized were shareholders, employees, suppliers, customers, contractors, authorities, media, the financial and the direct community. This group has now grown to embrace a wider range of actors such as youth and religious groups, envrironmental groups, the UN and many more. Sustainable development requires more integrative understanding by business, government and citizens as we face complex new and old crisis such as global warming, population growth and the increasing gap between the rich and the poor we learn the old « solutions » do not work.

Quem são os Stakeholders? Stakeholders são indivíduos, pessoas ou instituições que são ou podem vir a ser afetados pelas atividades de determinado grupo. Do mesmo modo, também são stakeholders os indivíduos que podem influenciar as atividades daquele grupo. Qualquer indivíduo ou grupo que está ligado a ou tem algum interesse na organização e em seu desempenho. Ou seja, quem sofre qualquer impacto de uma organização e/ou causa qualquer grau de impacto na organização. = Your representation should mirror the society where you are. Identification is fairly straightforward for groups that you are familiar with. However, your goal should be to have representation from groups and people beyond the ones you know and to include those whom you should know. Our dialogues strive to bring in a wide variety of highly credible persons and groups that represent the interests of their constituencies and that can add to the discussions. We do not attempt to bring in stakeholders from every possible stakeholder constituency. Focus on quality, not on quantity: participants should be invited on the basis of their credibility and ability to be thought provoking However, we do strive to have representation from all major groups that can have a major influence in the debate. The best way to ensure that effective dialogue does not take place is by leaving out some of the critical stakeholders. Definindo o cenário

Stakeholders Shareholders Stakeholders (G.I.) ONGs Acionistas Donos Associação de moradores Igreja Legisladores Empregados Fornecedores Consumidores

Essência da RSC Reconhecer a importância do diálogo com as partes interessadas Questões cruciais Com quem ? Por que? Diálogo não é fácil como pode parecer Identificação das G.I. é função de: legitimidade; contribuição / influência e resultados.

Rumo à RSC

Na Tela do Radar - Tendências/Desafios Futuros Melhor atendimento a fornecedores/clientes Direitos humanos continuarão a receber mais atenção e visibilidade Questões éticas Reconhecimento da Diretoria/CEO Governança Corporativa Religião no ambiente de trabalho Menor controle superior

Na Tela do Radar - Tendências/Desafios Futuros 8. Maior transparência e maior número de informações disponibilizadas 9. Códigos & padrões externos: global compact, GRI, Sullivan, SA8000 10. Rótulos nos produtos: “sem mão-de-obra infantil” 11. Interesse da mídia e publicidade: boa imagem na imprensa 12. Mais pressões dos grandes investidores 13. Diferentes expectativas dos stakeholders

Pesquisa Empresarial do Banco Mundial: a prática da Responsabilidade Social Corporativa - RSC Políticas de RSC aprovadas pelo Conselho das empresas Gestão Ambiental Direitos Trabalhistas Corrupção Direitos Humanos Saúde da Comunidade Direitos de Propriedade/Terra Pesquisa realizada em Outubro / 2003 Porcentagem de entrevistados

Pesquisa Empresarial do Banco Mundial Porcentagem de entrevistados Atuação das multinacionais em questões comunitárias específicas Educação e treinamento Saúde comunidade Meio Ambiente Reg. Erradicação Pobreza Padrões trabalhistas /locais/nacionais Dir. humanos e civis Pop. Nativas e dir.propriedade/terra Desenvolvimento Regional Outros Porcentagem de entrevistados Pesquisa realizada em out./2003

Responsabilidade Social Corporativa Ações associados CEBDS na Comunidade Projetos de capacitação e reciclagem profissional – comunidades carentes. Patrocínio - programas educativos, rede de TV nacional. Patrocínio a projetos culturais – literatura, artes plásticas, música – e educativos. Atividades educativas junto à rede de ensino formal. Criação e manutenção de Unidades de Conservação Ambiental. Projetos agrícolas comunitários. (práticas de preservação ambiental/geração de excedente) Recuperação de áreas degradadas, saneamento básico. (parceria com entidades governamentais)

Responsabilidade Social Corporativa Nestlé Programa de educação alimentar NUTRIR – 50.000 crianças entre 5 e 14 anos e suas famílias; 710 funcionários voluntários, abono de 8h mensais; 6.500 funcionários doam parte do salário / empresa quantia idêntica. Programa de Saúde Comunitária – Hospital Albert Einstein, SP – 35.000 habitantes; tratamento de má nutrição na infância, deficiência de vitamina A e parasitas intestinais. Assistência técnica e social / Universidade de Viçosa, MG até 1998, 1.300 pequenos fazendeiros e suas famílias; aumento de 250% na produtividade de seus plantios.

Holcim Indicadores Sociais

Indicadores Sociais Usiminas