AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional

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Transcrição da apresentação:

AGENDA AGENDA Participação e Controle Social: Breve Contexto Nacional Direcionamento Estratégico do Governo/ES Mapa Estratégico da SECONT Importância da Ouvidoria Pública Fortalecimento da Participação Social Integração de Canais de Participação e Transparência Leis em Tramitação - SCI Ouvidoria/ES: Breve Contexto Projeto: Ouvidoria Integrada ao Portal

CONTEXTUALIZAÇÃO BREVE CONTEXTO PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL AUMENTO DOS NÍVEIS EDUCACIONAIS DA POPULAÇÃO MAIOR DEMANDA POR TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SOCIAL TEMA SENSÍVEL À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA / SOCIEDADE TEMA DA AGENDA NACIONAL

Governo do Estado/ES DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO – GOVERNO/ES “Investimento em mecanismos que garantam o acesso, por parte da população, aos atos governamentais, e a constituição de espaços democráticos para sugestão e críticas são considerados prioritários para todos os órgãos e setores da administração estadual.”

SECONT MAPA ESTRATÉGICO DA SECONT

OUVIDORIA PÚBLICA IMPORTÂNCIA DA OUVIDORIA PÚBLICA Fomenta o controle social e participação popular Amplia o acesso do cidadão aos órgãos e instituições públicas Contribui para melhoria da gestão pública.

Fortalecimento da Participação e do Controle Social PARTICIPAÇÃOSOCIAL FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL Ç CIDADÃO RESULTADOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO ACESSO ÀS INFORMAÇÕES Serviços Públicos Fortalecimento da Participação e do Controle Social Ouvidoria Pública Portal da Transparência

Portal da Transparência FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL INTEGRAÇÃO DOS CANAIS DE PARTICIPAÇÃO E TRANSPARÊNCIA Portal da Transparência Ouvidoria INFORMAÇÃO: VIA DE MÃO DUPLA

ASPECTO LEGAL OUVIDORIA LEIS EM TRAMITAÇÃO - SCI PEC 45/2009: Acrescenta o inciso XXIII ao art. 27 da CF/88 “As atividades do sistema de controle interno da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios a que faz referência o art. 74, essenciais ao funcionamento da administração pública, contemplarão em especial as funções de: OUVIDORIA CONTROLA-DORIA AUDITORIA CORREIÇÃO

ASPECTO LEGAL LEIS EM TRAMITAÇÃO - SCI Projeto de Lei da Qualidade Fiscal – PLQF: “No cumprimento das finalidades institucionais de que trata este artigo, o sistema de controle interno abrangerá as seguintes funções específicas: Ouvidoria, Controladoria, Auditoria e Correição”. OUVIDORIA: função que tem por finalidade fomentar o controle social e a participação popular, por meio do recebimento, registro e tratamento de denúncias e manifestações do cidadão sobre os serviços prestados à sociedade e a adequada aplicação de recursos públicos

FALTA DE DIVULGAÇÃO / CAMPANHAS EDUCATIVAS RECURSOS INSUFICIENTES FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL CONTEXTO DO CANAL OUVIDORIA/ES OUVIDORIA/ES - SEGER FALTA DE DIVULGAÇÃO / CAMPANHAS EDUCATIVAS BAIXA ARTICULAÇÃO RECURSOS INSUFICIENTES REDUZIDA PARTICIPAÇÃO DO CIDADÃO Identificar problemas, causa, efeito e percepções externas.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL JUSTIFICATIVA DO PROJETO Ouvidoria Integrada ao Portal da Transparência Desafio da Administração: Ampliar a Participação Social Ouvidoria: Importante Instrumento de Fomento da Participação Social Portal da Transparência: Importante Instrumento de Informação Situação - ES: Baixa Participação do Cidadão Identificar problemas, causa, efeito e percepções externas.

Ouvidoria Integrada ao Portal da Transparência ESTRUTURA DO PROJETO FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL Ouvidoria Integrada ao Portal da Transparência 1.Iniciação - Levantamento de Informações - Objetivos 2.Concepção - Modelo de Atuação - Fatores Críticos de Sucesso 3.Aprovação - Marco Legal 4.Implantação - Funcionamento da Ouvidoria Iniciação – Definição dos objetivos do projeto Efetuar o diagnóstico da situação do sistema de ouvidoria do Estado. Identificar boas práticas com objetivo de incorporá-las ao projeto Concepção – Concepção de um modelo de atuação alinhado aos objetivos, que subsidie a estimativa dos recursos e a proposta de um Minuta de lei Aprovação – processo de discussão e aprovação no executivo e legislativo Implantação – Elaboração e execução de um plano operacional de implantação, abrangendo todos os aspectos necessários ao funcionamento da Ouvidoria, definindo-se prazos, recursos e responsáveis.

FONTES LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES FONTES OUVIDORIAS PÚBLICAS OUVIDORES / EQUIPE GESTORES PÚBLICOS PUBLICAÇÕES SELEÇÃO DE BOAS PRÁTICAS Elaboração do diagnóstico do funcionamento da Ouvidoria e identificação de melhores práticas em Ouvidoria

OBJETIVOS FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL Projeto: Implantar a nova a Ouvidoria Geral do Estado Integrada ao Portal da Transparência Objetivo Principal: Ampliar a participação social na gestão pública Disponibilizar canal eficaz de comunicação entre o cidadão e governo Articular as ações de Ouvidoria e Controle Interno Produzir e circular Informações Estratégicas Integrar os canais de transparência e participação social

Modelo de Atuação FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL OUVIDORIA: MECANISMO DE APOIO GERENCIAL OUVIDORIA: CANAL DE COMUNICAÇÃO Foi pensando um modelo de atuação para Ouvidoria que permitisse o atendimento dos objetivos específicos FCS Articulação com o Controle Interno Padrões de Trabalho Rede de Ouvidorias Integração com o Portal da Transparência

Fortalecer e Qualificar a Participação do Cidadão INTEGRAÇÃO OUVIDORIA E PORTAL DA TRANSPARÊNCIA FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL Ampliação da Interação com com o cidadão (chat on line, fóruns temáticas) Criação da Página de Transparência da Ouvidoria no Portal Campanhas conjuntas de sensibilização e mobilização Fortalecer e Qualificar a Participação do Cidadão

ARTICULAÇÃO OUVIDORIA E CONTROLE INTERNO FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL ARTICULAÇÃO OUVIDORIA E CONTROLE INTERNO SECRETARIA DE CONTROLE E TRANSPARÊNCIA SUBSECRETARIA DE CONTROLE SUBSECRETARIA DE TRANSPARÊNCIA OUVIDORIA GERAL DO ESTADO

REDE DE OUVIDORIAS FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL OUVIDORIA GERAL DO ESTADO Ouvidores Setoriais Ouvidorias Setoriais - Administração Indireta Ouvidorias Setoriais - Administração Direta SISTEMA INFORMATIZADO DE OUVIDORIA

Padronização de procedimentos Comunicação e treinamento PADRÕES DE TRABALHO FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL Padronização de procedimentos Comunicação e treinamento Monitoramento, atualização e melhoria Procedimento Padrão como sendo: “Compromisso documentado, utilizado em comum e repetidas vezes pelas pessoas relacionadas com um determinado trabalho.”

FASE ATUAL FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL Ouvidoria Integrada ao Portal da Transparência 1.Iniciação 2.Concepção 3.Aprovação - Executivo e Legislativo 4.Implantação TRANSPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO

IMPLANTAÇÃO FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL PLANO DE IMPLANTAÇÃO Nomeação da Equipe Normas e Padrões Sistema e Rede de Ouvidoria Campanhas de Divulgação e Educação Interação com o Cidadão Capacitação Plano de Comunicação Integração com Portal Gestão de Informações

RESULTADOS ESPERADOS FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL Fortalecimento da Gestão Democrática. Ampliação da efetividade das Ações de Controle Redução de Erros e Ampliação da Prevenção e Combate a Corrupção Instrumento de Melhoria Contínua da Gestão.

CAPA..... VII ENCONTRO NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO