Brasília, 17 de agosto de 2011 A Visão Contemporânea sobre Transparência nas Contas Públicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
IX ENCONTRO NACIONAL DO CONACI
Controladoria-Geral da União O Papel do Cidadão no Controle Social Seminário Regional de Educação Fiscal Cidadania e Controle Social Russas – Ceará - 26/outubro/2010.
Transparência e Acesso a Informação Pública
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
Transparência no Brasil e no Mundo
Controle Externo e Interno da Administração Pública
Governo de Pernambuco na construção do Portal da Transparência
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Orçamento na CF/88 Princípios
Ministério Público do Estado do Paraná
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
SIAFI e Informações Oficiais
Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.
Controladoria-Geral da União
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
UNIDADE GESTORA EXECUTORA
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS
BERNARDO DE LIMA BARBOSA
Controladoria Geral da União - CGU
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Oficina "Controle das Fontes de Recursos"
“A sociedade no acompanhamento da gestão pública”
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PIAUÍ AS INOVAÇÕES TRAZIDAS PELA LEI COMPLEMENTAR nº 131/2009 NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA GESTÃO PÚBLICA TRANSPARENTE.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
PPA - PLANO PLURIANUAL.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
A GAZETA, 06 de novembro de 2005 A GAZETA, 06 de novembro de 2005.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
Portal de convênios. Histórico Distribuição das Transferências Voluntárias O novo Sistema para Gestão de Convênios Diretrizes e pressupostos Características.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Transparência na Gestão Orçamentária e Financeira Governamental
Audiência Pública LOA 2016.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
1 Audiência Pública para Apresentação do Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2015 SECRETARIA DAS FINANÇAS DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE E.
Transcrição da apresentação:

Brasília, 17 de agosto de 2011 A Visão Contemporânea sobre Transparência nas Contas Públicas

A luz do sol é o melhor dos desinfetantes Louis Brandeis ( )

Só porque o governo tem a prerrogativa legal de impedir que determinadas informações sejam divulgadas, isso não significa que essa prática deva ser sempre adotada. Por muito tempo houve segredos demais nessa cidade. A liberdade de informação é a principal arma para tornar uma administração honesta e transparente. Discurso de posse, em 20 de janeiro de 2009

Caricatura do Caruso, O Globo O CONTROLE SOCIAL EM 1991

O CONTROLE SOCIAL EM 2010

O CONTROLE SOCIAL EM 2011

_________________________________________________ SIAFI - CONSULTAS A EMPENHOS 18 DE AGOSTO DE 1995 __ SIAFI95-ORCAMENTO-CONSULTAS-LISTNE (LISTA EMPENHOS DA UG)_____ USUARIO : CARLOS NUMERO : 95NE00353 DATA EMISSAO : 18AGO95 DATA LANCAMENTO : 18AGO95 UG EMITENTE : COMANDO DO COMANDO MILITAR DO LESTE GESTAO : FUNDO DO EXERCITO CGC/CPF/UG CREDOR: HIPER GULLO GENEROS ALIMENTICIOS LTDA. GESTAO CREDOR: EVENTO : EMPENHO DA DESPESA CRONOGRAMA MENSAL - EMPENHO DA DESPESA --MES-- --VALOR ,36 ITEM DESCRICAO VDO DE SUCO DE TOMATE PU RÇ 1.10 VALOR , GARRAFA CERVEJA 600 ML PU RÇ 0.90 VALOR , UM WHISKY NACIONAL DE 1A ML PU RÇ VALOR , UMA DE OVO DE CODORNA CX C/30 PU RÇ 1.30 VALOR , UM BACON FATIADO PCT 250 GR PU RÇ 2.20 VALOR , UMA LEITE CONDENSADO LATA 395 GR PU RÇ 1.10 VALOR , UMA CACHACA ML PU RÇ 1.75 VALOR ,00

Em janeiro de 2008 matérias dos veículos: 1 - O Estado de São Paulo – Sônia Filgueiras 2 - Veja 3 - Folha de São Paulo – Lucas Ferraz

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA Matilde, Bolsa Família e Anna Holanda

DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO CONVENÇÃO AMERICANA SOBRE DIREITOS HUMANOS Art. 19, da liberdade de pensamento e de expressão: Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento e de expressão. Esse direito compreende a liberdade de buscar, receber e difundir informações e idéias de toda natureza. San José, Costa Rica, 1969

CONVENÇÃO DA ONU CONTRA A CORRUPÇÃO Art. 13, da participação da sociedade: Cada Estado Parte adotará medidas adequadas, (...) para fomentar a participação ativa de pessoas e grupos que não pertençam ao setor público. a)Aumentar a transparência e promover a contribuição da cidadania aos processos de adoção de decisões; b)Garantir o acesso eficaz do público à informação. DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO

DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO BRASIL CONSTITUIÇÃO Art. 5, Inciso 33: Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade (...). Art. 37, § 3, Inciso II: o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo (...). Art. 216, § 2: Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.

LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Art. 48. São instrumentos de transparência da gestão fiscal, aos quais será dada ampla divulgação, inclusive em meios eletrônicos de acesso público: os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o Relatório Resumido da Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal; e as versões simplificadas desses documentos. DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO BRASIL

LEI COMPLEMENTAR nº 131/2009 Art. 48, Parágrafo único: A transparência será assegurada também mediante: (...) II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO NO BRASIL

Lei da Transparência dificulta propina em Mato Grosso do Sul

AS NOVIDADES QUANTO AO CONTROLE SOCIAL 1.Lei Complementar Lei de Acesso à Informação 3.Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

DIAGNÓSTICOS E ESTUDOS SOBRE A CORRUÇÃO NO BRASIL PONTOS PRINCIPAIS _________________________________________________

ENTREVISTA EXCLUSIVA AO CONTAS ABERTAS _________________________________________________ Jorge Hage, ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU)

(61) (61)