7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Fazenda - MF
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros 7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
7º Encontro Nacional de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Desenvolvimento Institucional 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão 1 CONCLUSÕES.
Apresentação do Projeto
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
ORGANIZAÇÃO DE FÓRUNS ESTADUAIS. MOTIVADORES A relevância que vem sendo dada ao microcrédito nos últimos anos; A necessidade de nivelar e aprofundar conhecimentos,
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Plano de Comunicação e Marketing
COMITÊS 2011 / 2012
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - ODONTOLOGIA
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
VI Reunião do Colegiado Técnico-Consultivo Forte de Copacabana – Rio de Janeiro Rio de Janeiro, 11 de setembro de 2007 Estados: Bahia, Pará, Pernambuco,
Fabiano André Vergani
Inovação e design Bruno Amado Marco Aurélio Lobo.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Ministério da Cultura.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Compras Governamentais
13ª. Reunião Ordinária Comitê Temático de Inovação e Tecnologia 9 de fevereiro de 2012.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Projeto Portal do OP Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
24ª Reunião da COGEF Aracaju, 10 e 11 Ago 2014 Plataforma eleitoral do candidato André Cordeiro Gestão
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
26ª REUNIÃO DA COGEF BID-COGEF: PESQUISA PARA LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE A ESTRUTURA, O FUNCIONAMENTO E AS COMPETÊNCIAS DAS UCPs DO PROFISCO. 26ª REUNIÃO.
ABRIL 2010.
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Triangulação de métodos
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
 .
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
MAIO 2010.
2º Encontro de Coordenação do PNAFM em 2003 Objetivos: Preparar os municípios para : Aplicar os Procedimentos de Aquisição e Contratação do Programa Utilizar.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Projeto Ser Competente Gerente do projeto: Henrique Fagundes Carvalho Patrocinador: Maria Cristina Gonçalves Discacciati Data de status: 04/12/
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Propostas de ações para Comunicação Propostas a serem trabalhadas: Raio X da Comunicação no Sistema Unimed – desenvolver pesquisas para levantar.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
ROTEIRO PARA ELAB. DE PROJETOS PETROBRAS SOCIAL – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Atividades Principais Realização de 10 aulas sequenciais e progressivas sobre estratégias.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

7º Encontro de Coordenação do PNAFM Comunidade Temática Geoprocessamento 7 a 11 de Maio de 2007 São Luís / Maranhão CONCLUSÕES

Objetivo Geral Resultados Esperados Objetivos Objetivo Geral Elaborar plano de trabalho para implementar ações que visem a orientação e apoio aos municípios na busca de soluções e adoção de tecnologias de Geoprocessamento na Administração Pública. Resultados Esperados Plano de trabalho constando as principais ações a serem realizadas pelo grupo Roteiro, em alto nível, para orientar municípios na adoção de tecnologias de geoprocessamento Agenda de próximos passos. 2

Síntese dos problemas identificados nos encontros anteriores Problemas Tratados Síntese dos problemas identificados nos encontros anteriores Falta de meio de discussão entre os interessados no tema; Ausência de cultura de acesso à internet como portal de informações pertinentes para os moderadores e gestores trocarem mais experiências. Falta de material de característica didática para conhecimento e aprofundamento no tema. Ausência de informações e orientações sobre geoprocessamento e cadastro; Falta de capacitação/treinamento no tema geoprocessamento e cadastro multifinalitário para os municípios Dificuldade de intercâmbio de informações; 3

Dinâmica Retomada dos Trabalhos anteriores Problemas Propostas de Soluções Montagem de subgrupos de trabalhos Capacitação Mobilização Comunicação Recursos Humanos Intercâmbio Desdobramento das ações por subgrupo Elaboração do Plano de Trabalho em alto nível Definição de próximos passos para o Grupo Montagem de grupo Início da montagem do Roteiro de apoio aos municípios

Objetivos de cada Subgrupos Mobilização Definição de ações que orientem e estimulem a adesão dos municípios na adoção de tecnologias de Geoprocessamento. Capacitação Definição de um plano de capacitação que englobe o conjunto de conhecimentos necessários à implementação de práticas de Geoprocessamento pelos municípios. Comunicação Identificação, seleção e disposição de informações, de natureza técnica ou não, que sejam de interesse dos envolvidos no uso de tecnologias de Geoprocessamento na Administração Pública. Intercambio Definição de ações que possibilitem a troca de informações entre os diversos atores envolvidos no uso e implantação de tecnologias de Geoprocessamento. Recursos Humanos Identificação das competências necessárias à adoção de tecnologias de Geoprocessamento na Administração Pública e a identificação, cadastro e divulgação de lista de profissionais e empresas que dispõe de tais competências.

Capacitação e Rec Humanos Resultados dos Trabalhos Capacitação e Rec Humanos Objetivos Definição de um plano de capacitação que englobe o conjunto de conhecimentos necessários à implementação de práticas de Geoprocessamento pelos municípios. Identificação das competências necessárias à adoção de tecnologias de Geoprocessamento na Administração Pública e a identificação, cadastro e divulgação de lista de profissionais e empresas que dispõe de tais competências. Ações Promover workshop e seminários para conscientização para administradores públicos Estruturar um cadastro de instituições e empresas para realizar treinamentos Participação em congresso: pesquisa de empresas e definição de ferramentas para treinamento Promover seminários temáticos Definir o público-alvo por tipo de treinamento Estruturar um cronograma para cursos Estabelecer parcerias com consultores especialistas Próximos Passos Analisar ações definidas e detalhar plano de ação Definir metodologia com distribuição de funções Reanalisar as ações definidas no sétimo encontro Estabelecer etapas para ação

Mobilização Resultados dos Trabalhos Objetivos Definição de ações que orientem e estimulem a adesão dos municípios na adoção de tecnologias de Geoprocessamento. Ações Estudos sobre as tendências tecnológicas Efetuar estudo do mercado das geotecnologias - produtos disponíveis e respectivos custos de aquisição Elaborar cartilha de promoção do geoprocessamento como ferramenta de gestão municipal Complementar pesquisas sobre a situação do geoprocessamento nas prefeituras brasileiras Identificar as melhores práticas de geoprocessamento entre os municípios participantes do PNAFM Estabelecer um prêmio para as melhores práticas. Aproveitar eventos de geoprocessamento para promover uso de recursos PNAFM Realizar encontro para divulgar as mudanças organizacionais causadas pela implementação de geoprocessamento Fomentar discussão sobre a disponibilização pública dos dados georeferenciados, objeto de financiamento PNAFM Efetuar visitas a municípios que contrataram ou estão em via de contratar PNAFM Oferecer auxílio técnico na escolha da solução ao município Próximos Passos Analisar ações definidas Detalhar o plano de trabalho Realizar a primeira reunião por teleconferência para definir responsabilidades.

Comunicação Resultados dos Trabalhos Objetivos Identificação, seleção e disposição de informações, de natureza técnica ou não, que sejam de interesse dos envolvidos no uso de tecnologias de Geoprocessamento na Administração Pública. Ações Criação do forum de geoprocessamento, com definição de regras de funcionamento internas Definição de calendário de reuniões, com a realização de reuniões periódicas para discussão de temas de interesse do Grupo Estudos de tendencias tecnologicas Elaborar banco de perguntas e respostas (FAQ), disponibilizado no site da UCP Definir exemplos de melhores práticas entre os municípios participantes do PNAFM e no âmbito geral e disponibilizar na Internet; Divulgar as melhores práticas em capacitação (instrutores, cursos, instituições etc.) Qdo houver info sobre congressos e feiras, comunicação divulgará. Em conjunto com capacitação Usufruir de instrumentos disponíveis por outras instituições – como bibliotecas virtuais -, a exemplo das Forças Armadas, IBGE, Universidades, IPEA Divulgar o ranking Oferecer livros e apostilas e referência bibliográfica no site da UCP Procedimentos de segurança para se evitar a entrada de agentes externos. Próximos Passos Definir o calendário de reuniões. Analisar ações definidas Migrar a moderação do fórum de GEO, do Alexandre da UCP, para grupo de comunicação Coletar informações na internet / bibliotrecas sobre geoprocessamento, com categofrização dos assuntos Elaborar primeiro bloco de perguntas e respostas para disponibilizar na página da UCP

Intercâmbio Resultados dos Trabalhos Objetivos Definição de ações que possibilitem a troca de informações entre os diversos atores envolvidos no uso e implantação de tecnologias de Geoprocessamento. Ações Gerir - criar, moderar e fomentar - forum virtual Disponibilizar informação dos outros grupos no site da UCP Estratégia de reuniões por teleconferência Próximos Passos Identificar futuros membros do grupo no grupo de Marcone Disponibilizar informações através de e-mail - e-groups – site Divulgar o processo de disponibilização de informações para os outros grupos Elaborar manual simplificado do uso do Skype

Coordenação Resultados dos Trabalhos Ações Próximos Passos Unificar plano de trabalho dos grupos Definir e organizar agenda e encontros de coordenação Manter e divulgar visão global do andamento dos trabalhos Dar visibilidade as ações do grupo Encaminhar ações definidas pelo grupo de coordenação Coordenação do detalhamento do roteiro de apoio aos municipios Próximos Passos Definir regras de funcionamento do grupo Prospectar junto à UCP meios e insumos para funcionamento do grupo Verificar compatibilidade / distorções / choque entre as ações Promover reunião com os demais coordenadores

Participantes