SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Advertisements

Implantação do Sistema de Custos na Prefeitura do Rio de Janeiro
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
Governo de Pernambuco na construção do Portal da Transparência
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
SISTEMA DE CUSTOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Sistema de Informações de Custos do Governo Federal
QUAIS SÃO NOSSOS OBJETIVOS?
Administração de Sistemas de Informação II
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
Sistema de Apropriação de Custos Públicos - ACP
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
PLANO OPERATIVO 2007 Início dos Trabalhos Janeiro/2007.
UMEC GESTÃO FINANCEIRA. CONTROLES A idéia inicial é que controles não geram receitas, e sim despesas! Qual o tipo de controles a ser implantados???
CENSO ESCOLAR 2007.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Termo de Referência nº. 01/2011
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Painel: Aspectos destacados
Gestão do Patrimônio Imobiliário do Estado
Sistema de Informações Gerenciais da Execução Orçamentária
Corrupção consome R$1,1 mil em média de cada brasileiro. São R$ 200 bilhões por ano perdidos para a corrupção no Brasil. ISTO É FATO.
Gerenciamento do desempenho do Tesouro Nacional na Administração de Finanças Públicas Contratação de Empresa para apoio à equipe da STN na construção da.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
PROGRAMA DE GESTÃO RENOVAR PARA AVANÇAR (biênio )
Transparência no Direito à Saúde
Sistema de Informações de Custos do Estado do Rio Grande do Sul
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
 A INSTITUIÇÃO NÃO POSSUI SISTEMA PARA O CONTROLE DOS SEUS CUSTOS, PORTANTO, FARÁ USO DA FERRAMENTA DETACUSTO.  NOSSOS OBJETOS DE CUSTOS SERÃO CONSTRUÍDOS.
GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
1 Brasília – DF 23 DE SETEMBRO DE 2014 Custos no Serviço Público.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
Comissão de Gestão Fazendária – COGEF Índice de Transparência e Cidadania Fiscal 11 de agosto 2014 Aracaju -SE.
Gestão de Recursos na Escola: Transformando a Comunidade.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Gestão Orçamentária Maria Elizabete. Gestão Orçamentária 2 Reflexão sobre a forma do Orçamento Reflexão sobre a forma do Orçamento Aspectos legais Aspectos.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 8ª aula 27/05/15.
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
CONTABILIDADE GERENCIAL
IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS CONTÁBEIS
TRANSPARÊNCIA ART. 48 E 49 LRF 2º QUADRIMESTRE DE 2014 ART. 22 LRF PREFEITURA MUNICIPAL DE DOURADINA Douradina, OUTUBRO 2015.
Distribuição de medicamentos
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
SOLUÇÃO PRONIM E-SOCIAL
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Superior Tribunal de Justiça Secretaria de Controle Interno Coordenadoria de Auditoria SISTEMA PRISMA setembro de 2007 Avaliação de custos.
ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DO GASTO Maria Catarina Ribeiro Raulino Analista do Tesouro do Estado
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
SEMINÁRIO DE CONTROLE INTERNO Ricjardeson Dias Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO MBA EM CONTROLADORIA.
4ª REUNIÃO GRUPO DE TRABALHO DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 4ª REUNIÃO GRUPO DE TRABALHO DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS DO ESTADO DO.
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE APROPRIAÇAO DE CUSTOS

Perguntas Custo Médio por Aluno/Escola ? Custo Médio por Aluno/RPA ? Custo de uma Unidade Escolar ? Custo de um Distrito Sanitário ? Custo da Administração Geral ? Custo de pessoal em Sala de Aula ? Custo da Merenda ? Como proceder para que as respostas a estas perguntas não sejam opiniões, impressões, ou uma ‘maratona’ de coleta de dados? Recife - RPA

Conceitos Desafio : Apropriar menos receita pública, ou seja, Despesa - "é o valor que se paga, ou não, para se obter receita, ou determinado bem ou serviço. " Quando é dito se paga, ou não, é porque mesmo não havendo o desembolso a despesa pode existir. Exemplos : Consumo de água, energia elétrica, aquisição mobiliário. Custos - são "gastos relativos a bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços". Exemplos: salários de professores, material utilizado na sala de aula, manutenção das escolas, aluguel. O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores. Desafio : Apropriar menos receita pública, ou seja, diminuir os gastos preservando a mesma qualidade.

Institucional Portaria Municipal Nº 1336 de 23 de maio de 2005 determina : Criação de um grupo de trabalho multidisciplinar; Implantação do Sistema de Mensuração de Custos ; A Secretaria de Educação como órgão piloto para sua implantação; A data de 02.01.2006, para implantação do Sistema de Mensuração de Custos para toda a Administração.

Etapa Inicial Montagem do Modelo de Negócio Contratação de uma consultoria, com comprovada experiência em Gestão Pública (PNAFM); Reuniões periódicas do grupo de trabalho; Definição do enfoque da apuração de custo a ser adotada; Identificação dos principais insumos consumidos; Modelo que estivesse integrado a execução da despesa. Criação de um “novo estágio da despesa”; Criação de uma codificação própria para o sistema de custos; Incorporação dos principais gestores dos insumos consumidos ao grupo de trabalho e as reuniões.

Etapa Inicial Montagem do Modelo de Negócio Conhecimento do processo de utilização dos principais insumos e das tecnologias utilizadas; Adequação dos sistemas a serem integrados para utilizarem, no mínimo, os Centros de Custo; Desenvolvimento e Aquisição de sistemas utilizando a nova visão; Construção de um sistema de custos integrado a Execução da Despesa; Criação de funcionalidades no sistema de custos para receber e tratar os dados gerados pelos sistemas integrados ; Elaboração de Módulos para processar controles inconsistentes.

Integrações Recursos Humanos Consumo (Merenda/Farmácia/Almoxarifado) Patrimônio SOFIN - Sistema Orçamentário Financeiro Estruturais (Manutenção)

Estrutura O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

Estrutura O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

Etapa Intermediária Implantação do Sistema de Apropriação de Custos Disseminação conceitual; Definição das estruturas de custos de cada unidade; Treinamento dos usuários na utilização dos sistemas; Criação de um grupo gestor para custos; Reformulação de processos e sistemas;

Estrutura / Telefone O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

Apropriação do Custo O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

Apropriação do Custo Telefonia O Mercado de Capitais é um dos maiores demandadores da informação contábil, seja por intermédio de analistas, corretores, investidores, bancos de investimentos. O papel da contabilidade no mercado de capitais contribui para a alocação eficientes dos recursos reduz a desigualdade de informações entre os participantes do mercado e, por conseqüência, diminui os conflitos entre os diversos agentes interessados. Estudos demonstram que a produção de informações contábeis deficientes fazem com que as empresas adotem (ou sejam obrigadas a adotar) outros mecanismos de governança para controlar as ações dos seus administradores/controladores.

Dificuldades Internalização da nova abordagem; Resistência a mudanças; Elaboração das estruturas de custo; Necessidade de contínua alteração da estrutura de custos; Viabilizar diversas integrações; Decisões Administrativas.

Benefícios Redução de gastos (despesas); Conhecimento de processos; Transparência; Padronização de dados.

Conclusão Um sistema de apuração de custos é direcionado por muitos fatores interrelacionados e de forma complexa. Estamos trilhando o caminho que busca levantar quais são os fatores que efetivamente provocam os custos, integrando as visões orçamentárias, financeiras, processuais e tecnológicas, que reflitam de forma mais precisa a realidade.

www.recife.pe.gov.br andreia@recife.pe.gov.br Obrigada !