A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
desafios atuais para a escola
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
FORMAÇÃO CONTINUADA CIÊNCIAS 2009
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
EDUCAÇÃO POPULAR: Desafio à Democratização da Escola Pública
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Educação inclusiva: uma questão de direitos humanos
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Psicologia Educacional vs psicologia clínica
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
REDE DE ENSINO ESTADUAL
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Docente: Edson Alencar Silva
Questões introdutórias
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
FACINTER JUCÉLIA CONSTANTINI SANDRA MARA RIBEIRO QUEDAS DO IGUAÇU
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Rosemeyre Floriano Carvalho Duarte Vanessa Mendes Cardoso Da Silva
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
A vida das pessoas com autismo na Bulgária
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES aula 1
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A escola comum diante da deficiência mental Discutindo a diferença nos espaços escolares.
...em 1988, a Associação de Psicopedagogia de São Paulo passou a se chamar Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp). Ela tornou-se uma entidade de.
ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - AMAS
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
PSICOLOGIA ESCOLAR- REVISÃO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Construindo a cultura educacional inclusiva
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
“DISTÚRBIOS PSICOLÓGICOS” NO ESCOLAR: MAPA DO PROBLEMA Como a Saúde Pública pode ajudar? Profas: Erotildes Maria Leal Regina Ferro do Lago.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
periodização da vida como construção social
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
AUTISMO/ASPERGER E PERTURBAÇÕES EMoCIONAIS
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Matriz de avaliação processual
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

A INCLUSÃO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA O MUNDO CONTEMPORÂNEO

implica que haja exclusão Falar em inclusão implica que haja exclusão São quatro os tipos de exclusão: A exclusão das crianças ditas desiguais A exclusão das crianças ditas diferentes A exclusão do sujeito A exclusão do professor

A exclusão dos desiguais

Há choques culturais na relação escolar cotidiana. Esses choques interferem nos resultados de aprendizagem. Conseqüências para as crianças das classes desfavorecidas: apatia, agressividade, indisciplina. Patto, M.H. (1990) A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo, T.A. Queiroz, 385 p.

A exclusão dos diferentes

Quem são as crianças diferentes

Crianças com transtornos invasivos do desenvolvimento (TID) ou do espectro autista formam uma categoria à parte entre as deficiências. Muitas são inteligentes e não têm nenhum problema físico. Muitas são capazes de fazer cálculos matemáticos surpreendentes. Outras, embora imaturas, são capazes de entender o que se passa à sua volta.

Os problemas das crianças com TID não vêm nem de uma debilidade intelectual nem de uma debilidade física. Seus problemas vêm de uma falha precoce no estabelecimento da relação com os outros.

A construção das relações,nas crianças com TID, pode não ter ocorrido por muitos motivos: orgânicos, genéticos ou de outra natureza. O importante é que, se lhes faltou essa construção, quaisquer que sejam os motivos, a escola poderá ajudá-los numa nova tentativa de “aprender” essas relações.

A importância da escola para as crianças com TID Uma criança com TID deve estar na escola: 1. por razões históricas 2. por razões psicológicas 3. por razões pedagógicas

Razões históricas 1. A criança moderna é uma criança escolar. 2. O lugar de uma criança não é o hospital, mas a escola. 3. A criança com TID precisa ser incluída no movimento contemporâneo da inclusão social.

Razões psicológicas A escola pode ser uma ferramenta terapêutica auxiliar no tratamento das crianças com TID, porque: Na infância, os distúrbios ainda não estão cristalizados. Na escola, a criança pode ter uma nova chance de refazer seus laços com os outros.

Razões psicológicas O convívio com crianças que não sofrem de TID ajuda na produção de identificações. A organização social escolar ajuda a criança com TID a situar seu lugar no mundo.

Razões pedagógicas A aprendizagem da leitura e da escrita ajuda na produção da subjetividade. A aprendizagem de “ conteúdos ideativos” (informações, idéias, imagens) dá às crianças com TID algumas formas para seus pensamentos mais desordenados. As crianças com TID são crianças inteligentes.

Este panorama está mudando: 51,4% das crianças com deficiência mental no Brasil estão na escola. Oliveira, F.M.G.S.(2009) A educação inclusiva – diferentes olhares. Disponível em http://www.mj.gov.br/conade/arquivos/pps/palestras_EducacaoInclusiva.ppt

A exclusão do professor

Antecedentes A família moderna foi acusada de ser responsável pela escandalosa mortalidade infantil que assolava o País no século XIX Pais e mães foram considerados incapazes de cuidar de seus filhos

Fazia-se necessário então que os pais se colocassem nas mãos daqueles que conheciam suficientemente bem os princípios de higiene, de assepsia, de prevenção de doenças, se quisessem manter vivos seus filhos.

Era preciso introduzir em suas vidas a figura do médico. O médico higienista fazia mais do que prescrever condutas higiênicas. Ele era também um educador. Ele afirmava: a família é “nefasta”. É preciso educar o educador. Freire Costa, Jurandir (1979) Ordem médica e norma familiar. R.J., Graal.

Os professores são os herdeiros dos pais, já dizia Freud, em “Sobre a psicologia do colegial”, de 1914. Hoje, porém, herdam também a sua desqualificação. Se são incapazes, é “natural” então que precisem ser capacitados. As capacitações são herdeiras do movimento da pedagogia higienista. Pais nefastos, professores incapazes.

A exclusão do sujeito

Na Medicina A Ciência Moderna inicia-se com o estudo da Anatomia. A Medicina não inclui o sujeito falante.

Na escola A homogeneidade se coloca no lugar da igualdade. Um exemplo de reinclusão do sujeito.