Formação Docente Aula 07
A AULA EXPOSITIVA
O Conceito Tradicional Teve origem nas Universidades da Idade Média; Comunicação verbal estruturada, utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos; A aula transcorre a partir da lógica do pensamento do professor; O aluno tem um papel passivo.
Pedagogia Diretiva EMPIRISMO A pressão do meio sobre o sujeito forja nele as enstruturas necessárias a conhecer. Transferência do Conhecimento: Aluno é uma Tábula Rasa ou uma folha em branco e o Professor é a Fonte do conhecimento.
Pedagogia Não-diretiva APRIORISMO O aluno já traz em si programados os instrumentos do conhecimento, esperando apenas sua maturação; Professor como Facilitador do saber.
Abordagem centrada na Pessoa Carl Rogers (1902 – 1987) Abordagem centrada na Pessoa O professor é um facilitador da aprendizagem, um material de apoio humano para o educando. Ele deve criar condições de interação pessoal, preparar o ambiente favorável para recebê-los, proporcionar aos alunos material de pesquisa, instigar a curiosidade que é inerente ao ser humano para promover a aprendizagem significativa. Deve ensiná-los a buscar o seu próprio conhecimento, para tornarem-se independentes e produtores de seu próprio processo cognitivo.
Pedagogia Relacional CONSTRUTIVISMO No desequilíbrio o sujeito refaz seus esquemas de assimilação. Esse refazer-se é o que se chama de acomodação. Dessa maneira se constroe sucessivamente o conhecimento.
Epistemologia Genética Jean Piaget (1896 – 1980) Epistemologia Genética Suas teorias tentam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos, o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. O indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.