Formação Docente Aula 07.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Advertisements

Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
PIAGET.
Correntes teóricas da aprendizagem
Correntes Pedagógicas
QUADRO SÍNTESE DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Educação e Práticas Pedagógicas
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
História da educação Tendência Liberal renovada
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Metodologia: Piaget e Vygotsky
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Aprendizagem Significativa
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Prof. Aleksandro B. Figueiredo
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
SILVANA BERBEL FERNANDES
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Teorias da aprendizagem
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
ABORDAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Teorias Educacionais.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
PSICOLOGIA GERAL PROFESSORA: LUCIANA CAMPOS AULA 7 –
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Transcrição da apresentação:

Formação Docente Aula 07

A AULA EXPOSITIVA

O Conceito Tradicional Teve origem nas Universidades da Idade Média; Comunicação verbal estruturada, utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos; A aula transcorre a partir da lógica do pensamento do professor; O aluno tem um papel passivo.

Pedagogia Diretiva EMPIRISMO A pressão do meio sobre o sujeito forja nele as enstruturas necessárias a conhecer. Transferência do Conhecimento: Aluno é uma Tábula Rasa ou uma folha em branco e o Professor é a Fonte do conhecimento.

Pedagogia Não-diretiva APRIORISMO O aluno já traz em si programados os instrumentos do conhecimento, esperando apenas sua maturação; Professor como Facilitador do saber.

Abordagem centrada na Pessoa Carl Rogers (1902 – 1987) Abordagem centrada na Pessoa O professor é um facilitador da aprendizagem, um material de apoio humano para o educando. Ele deve criar condições de interação pessoal, preparar o ambiente favorável para recebê-los, proporcionar aos alunos material de pesquisa, instigar a curiosidade que é inerente ao ser humano para promover a aprendizagem significativa. Deve ensiná-los a buscar o seu próprio conhecimento, para tornarem-se independentes e produtores de seu próprio processo cognitivo.

Pedagogia Relacional CONSTRUTIVISMO No desequilíbrio o sujeito refaz seus esquemas de assimilação. Esse refazer-se é o que se chama de acomodação. Dessa maneira se constroe sucessivamente o conhecimento.

Epistemologia Genética Jean Piaget (1896 – 1980) Epistemologia Genética Suas teorias tentam explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos, o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. O indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.