Análise da resposta em freqüência FONTE: bode(50,[ ]) 50

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise da Resposta em Frequência
Advertisements

Sistemas Realimentados
Controle de Processos por Computador
Projeto de Sistemas de Controle
Análise de Resposta em Freqüência Introdução. 8. 2
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 4
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 8
Todos os direitos reservados
Sistemas Realimentados
Sistemas Realimentados Introdução
Sistemas Realimentados
1. RESPOSTA DE UM SISTEMA SISTEMAS II SISTEMA RESPOSTA TOTAL =
1.1. COMPENSAÇÃO SÉRIE SISTEMAS II PROJETO DE SISTEMAS DE CONTROLE:
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1. RESPOSTA EM FREQÜÊNCIA
1. RESPOSTA DE UM SISTEMA SISTEMAS II SISTEMA RESPOSTA TOTAL =
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Revisão de Controle e Servomecanismos
Tópicos Especiais em Controle de Conversores Estáticos
UNIVERSIDADE GAMA FILHO PROCET – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Controle de processos Apontamentos de aula 2.
Resposta de freqüência de um compensador por avanço de fase
OBJETIVOS DE ANÁLISE E PROJETO
Análise do Lugar das Raízes
Realimentação de estados Estimadores de estados (C. T
Validade de aproximação de Segunda Ordem
Diagrama de BODE Módulo em decibéis (dB) Fase em graus.
Metodologia de projeto por atraso de fase
Projeto de Resposta Transitória através do ajuste do Ganho de malha aberta Para utilizar os índices de desempenho de segunda ordem temos que levar em consideração:
Relação entre Resposta Transitória de Malha Fechada e Resposta em Frequência de Malha Fechada.
Projeto através do Lugar das Raízes
Exercício: Qual o tipo do sistema abaixo
Critério de Nyquist Se um contorno que envolve toda o semi-plano direito for mapeado através de G(s)H(s), então o número de pólos a malha fechada Z, no.
Melhorando o erro de estado estacionário e a resposta transitória
a. Sistema de primeira ordem; b. gráfico do pólo
Aula 10 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula teórica 7: Realimentação de Sistemas
Aula Teórica 6: Estabilidade – Critério de Routh
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Projecto de Controladores
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Diagramas de Nyquist e Nichols
Aula Teórica 2: Redes de Compensação
Compensador avanço-atraso FONTE: gmu
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Lugar Geométrico das Raízes
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula Teórica 11: Resposta de Freqüência.
Margem de Fase e Margem de Ganho
Aula 8 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Aula Teorica 5: Resposta dinâmica dos Sistemas Lineares
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Frequência de Corte e Largura de Banda
Compensadores PID R(s) E(s) U(s) Y(s) Controle proporcional:
DIAGRAMAS DE BODE NYQUIST E NICHOLS
Diagramas de Nyquist e Nichols
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
Engenharia e Gestão da Produção Teoria de Sistemas de Controlo Linear Copyright 2000, Jorge Lagoa Resolução do Exame de 1ª época Ano lectivo.
Projeto de sistemas de controle pelo Método do Lugar das Raízes
Critério de Estabilidade de Nyquist FONTE: ame. arizona
Aula Teorica 8 LUGAR GEOMETRICO DAS RAIZES
Sistema de controle com compensação em retroação
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Aula Teórica 1: Resposta de Frequência
Sistemas de Controle III N8SC3
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
Controle de Sistemas Dinâmicos
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Transcrição da apresentação:

------------------------------ Análise da resposta em freqüência FONTE: http://www.engin.umich.edu/group/ctm/freq/freq.html bode(50,[1 9 30 40]) 50 ------------------------------ s3 + 9 s2 + 30 s + 40 s3 + 9 s2 + 30 s + 40 = (s + 4) (s2 + 5s+10)

Margem de Ganho e de Fase FONTE: http://www. engin. umich Margem de Ganho (MG): definida como a variação no ganho de malha aberta necessária para o sistema em malha fechada tornar-se instável. Margem de Fase (MF): definida como a variação na fase do sistema em malha aberta necessária para tornar o sistema em malha fechada instável. wcg: Freqüência de cruzamento de ganho (em rad/s) wcf: Freqüência de cruzamento de fase (em rad/s)

Margem de Ganho e de Fase FONTE: http://www. engin. umich A margem de fase também é uma medida da tolerância do sistema a um atraso no tempo. Se houver um atraso maior do que 180/wcf na malha, o sistema ficará instável em malha fechada. Pode-se interpretar o atraso no tempo como um bloco extra na malha direta do diagrama de blocos que adiciona fase ao sistema mas não afeta o ganho (ou seja, um bloco de magnitude 1 e fase = w (rd/s)  atraso (s) (em rad). wcg wcf  Gc(s)  G(s)  Atr(s) = Gc(s)G(s) + Atr(s)

Margem de Ganho e de Fase FONTE: http://www. engin. umich bode(50,[1 9 30 40]) MF = ? ≈ 100º O que muda se bode(100*50,[1 9 30 40]) ?

Margem de Ganho e de Fase FONTE: http://www. engin. umich bode(100*50,[1 9 30 40]) MF = ? ≈ - 60º

Margem de Ganho e de Fase FONTE: http://www. engin. umich margin(50,[1 9 30 40])

Freqüência da Largura de Banda FONTE: http://www. engin. umich A largura de banda é definida como a freqüência em que a resposta em magnitude de malha fechada do sistema é igual a - 3dB. No entanto, ao realizar-se um projeto via resposta em freqüência, deseja-se prever o comportamento do sistema em malha fechada a partir da resposta em malha aberta. Portanto, utilizando-se a aproximação para um sistema de segunda ordem, a largura de banda é aproximadamente igual à freqüência em que a resposta em magnitude de malha aberta está entre -6 e -7.5 dB, assumindo que a resposta em fase de malha aberta encontra-se entre - 135º e -225º . (Vide dedução no Ogata e no Nise.) Há também relações entre a largura de banda , a freqüência natural wn e a taxa ou razão de amortecimento z com o tempo de acomodação Ts e o tempo de subida Tr .

Tempo de acomodação TS e wBW, wn e z FONTE: http://www. engin. umich

Tempo de subida TR e wBW, wn e z FONTE: http://www. engin. umich

Largura de Banda e FTMF FONTE: http://www. engin. umich - Considere a função de transferência de malha fechada de um sistema com realimentação unitária: 1 ------------------- s^2 + 0.5 s + 1 bode (1, [1 0.5 1 ]) BW = ? ≈ 1,4 rd/s

Largura de Banda e FTMF FONTE: http://www. engin. umich Dos gráficos de Bode da FTMF, também pode-se verificar que: - Para um sinal de entrada senoidal com uma freqüência w = 0,3 rad/s, o sinal senoidal de saída deve ter uma magnitude de aproximadamente 1 e uma fase de poucos graus (em atraso). - Para um sinal de entrada senoidal com uma freqüência w = 3 rad/s, o sinal senoidal de saída deve ter uma magnitude de aproximadamente -20 dB (ou 0,1 = 1/10 da amplitude do sinal de entrada) e a fase deve ser de aproximadamente -180º (quase exatamente fora de fase).

Largura de Banda e FTMF FONTE: http://www. engin. umich Veja a resposta no tempo, em regime permanente senoidal, deste sistema para uma entrada senoidal com freqüência w = 0,3 rd/s < wBW : - Entrada: roxo - Saída: azul (ligeiramente atrasado em relação ao sinal de entrada).

Largura de Banda e FTMF FONTE: http://www. engin. umich Veja a resposta no tempo, em regime permanente senoidal, deste sistema para uma entrada senoidal com freqüência w = 3 rd/s > wBW : - Entrada: roxo -Saída: azul (praticamente fora de fase em relação à entrada e com amplitude 1/10 do sinal de entrada).

Previsão do desempenho em malha fechada a partir do diagrama de Bode em malha aberta FONTE: http://www.engin.umich.edu/group/ctm/freq/freq.html De modo a prever o desempenho do sistema em malha fechada a partir da resposta em freqüência em malha aberta, observe os conceitos a seguir: O sistema deve ser estável em malha aberta para que se possa realizar o projeto via diagrama de Bode; A partir do diagrama de Bode em malha aberta, se a freqüência de cruzamento de ganho wcg for menor do que a freqüência de cruzamento de fase wcf (wcg < wcf), o sistema em malha fechada será estável; Para um sistema de segunda ordem, a taxa ou razão de amortecimento z ≈ MF/100, para 0 < MF < 60º . Para sistemas de segunda ordem, a relação entre taxa ou razão de amortecimento z, largura de banda wBW e tempo de acomodação TS é dada pela equação anteriormente vista; Uma estimativa grosseira : wBW ≈ wn.

Previsão do desempenho em malha fechada a partir do diagrama de Bode em malha aberta FONTE: http://www.engin.umich.edu/group/ctm/freq/freq.html 10 ------------- 1.25s + 1 Considere, por exemplo, o sistema acima, com G(s) =  Deseja-se projetar um compensador Gc(s) de modo que o sistema em malha fechada possua as seguintes especificações de desempenho: Erro em regime estacionário nulo para uma entrada degrau; Sobressinal máximo menor do que 40%; Tempo de subida Tr < 2 seg. Como se pode proceder para analisar o sistema G(s) e depois como proceder para projetar Gc(s) a partir do diagrama de Bode?

Previsão do desempenho em malha fechada a partir do diagrama de Bode em malha aberta FONTE: http://www.engin.umich.edu/group/ctm/freq/freq.html 10 ------------- 1.25s + 1 G(s) =  Pode-se resolver o problema graficamente ou numericamente. Vejamos a resolução gráfica. Em primeiro lugar, trace os diagramas de Bode de magnitude e fase do sistema G(s) em malha aberta. Que características do sistema em malha fechada podem ser previstas a partir da análise do diagrama de Bode de malha aberta? Vamos procurar estimar o tempo de subida, a taxa ou razão de amortecimento (e, portanto, o sobressinal máximo) e o erro em regime para uma entrada degrau unitário.

Previsão do desempenho em malha fechada a partir do diagrama de Bode em malha aberta FONTE: http://www.engin.umich.edu/group/ctm/freq/freq.html 10 ------------- 1.25s + 1 G(s) = - Em primeiro lugar, a largura de banda wBW ≈ 10 rd/s (por que?). - Como wBW ≈ wn, tem-se que o tempo de subida Tr ≈ 1,8/wBW = 0,18 s. Como se trata de uma aproximação grosseira, con-sidere Tr ≈ 0,2 s. - MF ≈ 95º  z ≈ 0,95 (por que?). Portanto, o sistema está quase sobreamortecido. - E qual é o erro em regime para uma entrada degrau?

Previsão do desempenho em malha fechada a partir do diagrama de Bode em malha aberta FONTE: http://www.engin.umich.edu/group/ctm/freq/freq.html 10 ------------- 1.25s + 1 G(s) = Lembre-se que:  ess = 1 / (1+kp) para uma entrada degrau unitário. Observe que este sistema é do tipo 0 (por que?). Portanto, kp = 20 dB = 10  ess = 0,091. O valor em regime da saída possui um erro ao degrau de 0,091, ou possui magnitude 1 - ess = 1 - 0,091 = 0,91.

Previsão do desempenho em malha fechada a partir do diagrama de Bode em malha aberta FONTE: http://www.engin.umich.edu/group/ctm/freq/freq.html Plotando a resposta no tempo deste sistema a uma entrada degrau unitário:

Projeto do compensador Gc(s) FONTE: http://www. engin. umich Como deseja-se zerar o erro em regime a uma entrada degrau, é necessário aumentar o tipo do sistema. Portanto, Gc(s) deve possuir um pólo em s = 0. Guiados por este fato, vamos tentar projetar um compensador PI para este sistema, ou seja: O zero em s = - a permite uma maior flexibilidade ao projeto.  Primeiro passo: encontrar z correspondendo a Mp = 40%  z ≈ 0,28.  Como MF ≈ 100z  MF ≈ 30º.  A partir do gráfico Tr*wBW  z  Tr*wBW ≈ 21. Como a especificação diz que deve-se ter Tr < 2 s  wBW > 21/Tr . Escolhendo-se Tr < 1,75 s  wBW ≥ 12 rd/s (correspondendo a um ganho de, aprox, - 7dB). K*(s+a) ------------ s Gc(s) =

Projeto do compensador Gc(s) FONTE: http://www. engin. umich Diagramas de Bode de G(s) / s (para ver a influência do termo integral apenas):  Observe que MF e wBW são muito pequenos.  A adição do termo no numerador de Gc(s) proposto, K*(s+a), vai adicionar um ganho e uma fase.  Vamos aleatoriamente fazer a = 1 e o ganho K unitário somente para procurar entender a influência do zero nos diagramas de Bode de G(s) / s:

Projeto do compensador Gc(s) FONTE: http://www. engin. umich G(s) * (s + 1) / s  MF > 60º (fornecendo, portanto, um z maior e, conseqüentemente, um sobre-sinal Mp menor do que o especificado).  wBW ≈ 11 rd/s  A espeficicação no tempo de subida Tr deve ser satisfeita.  Para tentar aumentar ainda mais wBW para diminuir o tempo de subida, vamos fazer K = 5 para ver sua influência na resposta do sistema.

Projeto do compensador Gc(s) FONTE: http://www. engin. umich G(s) * 5 * (s + 1) / s  Conforme esperado, o diagrama de Bode de fase manteve-se inalterado, e o diagrama de Bode de magnitude subiu 20logK = 20log5 em todos os pontos (por que?).  Observe que wBW está maior, pois o ganho correspondente a aproxima-damente – 7dB ocorre a uma freqüência maior do que no último gráfico.  Gc(s) = 5 * (s + 1) / s

Projeto do compensador Gc(s) FONTE: http://www. engin. umich G(s)*Gc(s) = G(s) * 5 * (s + 1) / s  Observe a resposta ao degrau para: Gc(s) = 5 * (s + 1)/s  Especificações atendidas!