Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
TÉCNICAS DE ESTUDO RESUMO NBR 6028
Sérgio Elias Vieira Cury
BÁSICO PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
ARTIGO CIENTÍFICO.
FRAGMENTOS DE PESQUISA
Formando o hábito de estudo
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Caderno Interfaces Curriculares
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
ARTIGO CIENTIFICO.
Leitura de Textos Científicos
Diretrizes para leitura e análise de textos
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Resenha Produção de texto.
A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OS FICHAMENTOS
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
CONHECENDO PELA LEITURA
Importância da Leitura
Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
Disciplina: Metodologia
Métodos e técnicas para leitura
FICHAMENTO.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
Texto Dissertativo Argumentativo
METODOLOGIA DE PESQUISA Prof: Ms. Joseli Monteiro Tozetto -
RESUMO.
Universidade Castelo Branco - UCB
FICHAS DE LEITURAS E ORGANIZAÇÃO DE APRESENTAÇÕES/ TRABALHOS ESCRITOS
Apresentação da Disciplina
Resenha Crítica.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
Resumo.
Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas Curso de Graduação em Arquivologia Oficina de Textos II Profª: Eliete Santos RESENHA Equipe: Ana Paula.
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Leitura e interpretação de texto
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
A Seleção da Leitura Sublinhar e Resumir
Metodologia Científica
Fichamento.
RECAPITULANDO .... MODELO DE FICHAMENTO
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
Como redigir um bom texto?
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
ENSINAR a APRENDER a LER,
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Leitura e Documentação
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
Transcrição da apresentação:

Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Letras Língua Portuguesa I Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos

A resenha deve resumir as ideias da obra, avaliar as informações nela contidas e a forma como foram expostas e justificar a avaliação realizada. Descreve as propriedades da obra. Relata as credenciais do autor. Resume a obra. Apresenta suas conclusões e a metodologia empregada. Expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou. Apresenta uma avaliação da obra e diz a quem ela se destina.

Condições de abordagem e inteligibilidade de qualquer texto Delimitação da unidade de leitura Análise textual Análise temática Análise interpretativa Problematização Síntese pessoal

Roteiro para Resenha Referências (seguir ABNT) Apresentação do Texto - Qual é o texto? - Quem é o autor? - Com que propósito o texto foi escrito? - Para que leitor foi escrito? Resumo Exposição sucinta das ideias que se considera as mais relevantes do texto Crítica - O autor atingiu seus objetivos? - Quais sim, como ou por quê? - Quais não, como ou por quê? - Análise tanto da forma quanto do significado Conselhos para o leitor - Quem deve ler o texto? - Quem não deve lê-lo? - Por quê?

LÍNGUA PORTUGUESA I Resenha de FREIRE, Paulo. A importãncia do ato de ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009. (Questões da nossa época, 13). Por Nononononono Nonononono Resenha apresentada à Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos, da disciplina Língua Portuguesa I, do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) Goiânia 2010

FICHA DE AUTOAVALIAÇÃO (RESENHA) 1. O texto está adequado ao objetivo de uma resenha acadêmica? 2. O texto está adequado ao(s) destinatário(s)? 3. O texto transmite a imagem que você quer passar de si mesmo? (isto é, a imagem de quem leu e compreendeu adequadamente o texto original e de quem soube se posicionar em relação a ele de forma crítica?) 4. As informações que o autor do texto original coloca como as mais relevantes são por você abordadas na resenha? 5. Além do conteúdo propriamente dito, você abordou: dados sobre o autor do texto? o conhecimento do autor em relação ao assunto? a adequação da linguagem usada no texto para o público ao qual se dirige? a organização global do texto? os mecanismos lingüísticos de que o autor se utiliza para construir sua argumentação? 6. Você escolheu os organizadores textuais mais apropriados para ressaltar a relação entre as ideias principais? 7. Você procurou ser polido em suas críticas? 8. Você utilizou adjetivos e substantivos para expressar sua opinião sobre o texto? 9. Você variou e escolheu os verbos mais apropriados para traduzir os atos realizados pelo autor da obra? 10. Há problemas de pontuação, de ortografia, de coerência, de coesão, frases incompletas, erros gramaticais etc.? (sublinhe-os e/ou circule-os) 11. Há outro aspecto que você avaliou e gostaria de comentar? Qual?

FICHA DE AVALIAÇÃO (RESENHA) 1. O texto está adequado ao objetivo de uma resenha acadêmica? 2. O texto está adequado ao(s) destinatário(s)? 3. O texto transmite a imagem de um elaborador que leu e compreendeu adequadamente o texto original e soube se posicionar de forma crítica? 4. As informações que o autor do texto original coloca como as mais relevantes foram abordadas pelo elaborador da resenha? 5. Além do conteúdo propriamente dito, o elaborador abordou: dados sobre o autor do texto? o conhecimento do autor em relação ao assunto? a adequação da linguagem usada no texto para o público ao qual se dirige? a organização global do texto? os mecanismos lingüísticos de que o autor se utiliza para construir sua argumentação? 6. O elaborador da resenha escolheu os organizadores textuais mais apropriados para ressaltar a relação entre as ideias principais? 7. O elaborador da resenha procurou ser polido em suas críticas? 8. O elaborador da resenha utilizou adjetivos e substantivos para expressar sua opinião sobre o texto? 9. O elaborador da resenha variou e escolheu os verbos mais apropriados para traduzir os atos realizados pelo autor da obra? 10. Há problemas de pontuação, de ortografia, de coerência, de coesão, frases incompletas, erros gramaticais etc.? (sublinhe-os e/ou circule-os) 11. Há outro aspecto que você avaliou e gostaria de comentar? Qual?