Linguagem Publicitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
Advertisements

Relacionamento Interpessoal na Enfermagem
A FELICIDADE PARADOXAL
REVISÃO Comunicação Social.
Leitura Orante da BÍBLIA Leitura Orante da BÍBLIA.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
Sofrimento Psíquico e Trabalho
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Fundamentos de Marketing Profa. Camila Krohling Colnago.
Marketing Mix Promoção
Semiótica – Teoria dos Signos
Aula 11- linguagem publicitária
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
O Poder da Comunicação.
Linguagem Publicitária
Linguística, Semântica e Terminologia
Intencionalidade discursiva
Análise linguística de textos publicitários
Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:
Texto formal e coloquial
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
> > as mensagens Texto informativo e/ou imagem racional (logos)
> > logos; ethos; pathos Retórica na Antiguidade
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
AULA 3. Idéia é puramente criação???? Não é somente criação Por que??? Porque existem outros recursos que são importantes no processo, como produção de.
Comunicação Empresarial
Introdução Ao Marketing
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
Linguagem verbal midiática
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Redação Publicitária III
e o comportamento verbal
Professora Aline Duarte
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Ferramentas de comunicação de marketing
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Características Tem por objetivo esclarecer e orientar a população em geral e persuadi-la a colaborar. A linguagem, embora possa sofrer variações, normalmente.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Montagem do texto publicitário
Linguagem publicitária
Textos dos media Maria Serafina Roque
- O Processo de Comunicação -Funções da linguagem
Profª: Luciana Tavares
Prof. Ricardo Filosofia
Linguagem Natureza e Aquisição.
Português Instrumental REVISÃO
A CRISE NA VIDA RELIGIOSA
Redação UNESP CASDVest 2013.
Primeiro passo da etapa 1 Publicidade e propaganda Conceito e categoria Daniel Carlos da Silva 1ppnoite.
Conceitos Introdutórios
Gestão de Marketing de Moda Consumo Simbólico.. A comunicação esta diretamente ligada com o Consumo. Podemos dizer que o consumo é a adoção de algo que.
Estratégias de Promoção
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
Linguagem da Propaganda
  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.
Elementos da comunicação
Professor: Suderlan Tozo Binda
Funções da Linguagem.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Restrição à Veiculação de Propaganda de Produtos Infantis Conselho Federal de Psicologia.
Transcrição da apresentação:

Linguagem Publicitária Profa. Francielle Felipe

“A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna “A mensagem publicitária é o braço direito da tecnologia moderna. é a mensagem da renovação, do progresso, abundância, lazer e juventude, que cerca as inovações propiciadas pelo aparato tecnológico.” (CARVALHO, 2000)

Publicidade “é encontrar algo extraordinário para falar sobre coisas banais”; Discurso Linguagem Manipulação de símbolos para mediar objetos e pessoas; Sedução e persuasão substituem a objetividade informativa.

Liz transforma

Descubra o corpinho sarado escondido em algum lugar na sua balança.

“Sem a auréola que a publicidade lhes confere (aos produtos), seriam apenas bens de consumo, mas mitificados, personalizados, adquirem atributos da condição humana.” (CARVALHO, 2000)

Pelo menos da cintura pra baixo o mundo pode ser bem melhor.

Linguagem Reforço do individualismo; Modo verbal imperativo; Argumentação icônico-linguística; “Organizada de forma diferente das demais mensagens, a publicidade impõe, nas linhas e entrelinhas, valores, mitos, ideais e outras elaborações simbólicas, utilizando os recursos próprios da língua que lhe serve de veículo.” (CARVALHO, 2000)

Você pode ter o bronzeado que quiser, escolha o seu.

Recursos Fonéticos – sons característicos, onomatopéias e motivação sonora (aliteração, assonância); Léxico-semânticos – criação de termos novos, mudanças de significados, clichês, usos conotativos e denotativos; Morfossintáticos – flexões diferentes e grafias inusitadas, relações novas entre elementos e sintaxe não linear.

O Processo da Publicidade – De Plas e Verdier (1979, p.32) Impacto fisiológico; Impacto psicológico; Manutenção da atenção; Convencimento; Determinação de compra.

Planos da Mensagem Publicitária Identificador Denotativo Conotativo

A Força da Palavra na Publicidade A palavra tem o poder de criar e destruir, de prometer e negar, e a publicidade se vale desse recurso como seu principal instrumento. Bolinger (1980, p. 17) destaca que, com o uso de simples palavras, a publicidade pode transformar um relógio em jóia, um carro em símbolo de prestígio e um pântano em paraíso tropical.

Por suas propriedades semânticas, o texto publicitário informa que “O sabonete Palmolive é feito com as mais finas essências de oliva e palma” e que “ Diet Coke traz o prazer de viver em forma”. A palavra deixa de ser meramente informativa, e é escolhida em função de sua força persuasiva, clara ou dissimulada. Seu poder não é simplesmente o de vender tal ou qual marca, mas integrar o receptor à sociedade de consumo.

Pode-se eventualmente, resistir ao imperativo “compre”, mas quase sempre se atende ao indicativo. E mesmo que eu não acredite no produto, “creio na mensagem publicitária que quer me fazer crer” (Baudrillard, 1968, p. 272). Pode-se dizer que é algo parecido com a crença em Papai Noel: mesmo que não se acredite no mito, todos aceitam como símbolo de amor e proteção.

O Desenvolvimento dos Textos A função persuasiva na linguagem publicitária consiste em tentar mudar a atitude do receptor. Para isso, ao elaborar o texto o publicitário leva em conta o receptor ideal da mensagem, ou seja, o público para o qual a mensagem está sendo criada. O vocabulário é escolhido no registro referente a seus usos. Tomando por base o vazio interior de cada ser humano, a mensagem faz ver que falta algo para completar a pessoa: prestígio, amor, sucesso, lazer, vitória. Para completar esse vazio, utiliza palavras adequadas, que despertam o desejo de ser feliz, natural de cada ser.

Por meio das palavras, o receptor “descobre” o que lhe faltava, embora logo após a compra sinta a frustração de permanecer insatisfeito. Ex: Dove Evolution.