REUNIÃO DE PAIS 9º Ano Ensino Fundamental 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Cidade Educadora, Cidade Saudável
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Educação no contexto do Trabalho
Educação, um direto de todos... Professor Ulisses Mauro Lima
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
Pacto do Ensino Médio e o REM
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
Metodologias Instituto Unibanco
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Educação e clientela escolar
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO TACNA - PERÚ
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Os PCN e o Ensino Médio.
1ª Formação de Professores Coordenadores
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Colégio Cenecista Mons. Antonio de S.Gens 1º e 2º A.E.F
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada ANO 2015
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

REUNIÃO DE PAIS 9º Ano Ensino Fundamental 2014 “ O grão que se semeia, a árvore que se planta não dão fruto imediatamente.” Pe. Gailhac

EQUIPE PEDAGÓGICA Coordenadora Pedagógica – Marilia Iunes Coordenadora Educacional – Giselle Camargo Coordenadora de Vestibular – Andréa Mendonça Coordenadora de Ciências – Mônica Coelho Coordenadora de Língua Portuguesa – Gabriella Mendes Coordenador de Matemática – Bernardo Falbo

EQUIPE Auxiliares de Disciplina Edson Elias Raymundo (Ray) Nilton Hugo

Reunião de Pais Finalidades Fortalecer a parceria família-escola. Garantir informações que possam facilitar a organização e contribuir para o bom desempenho dos alunos.

Quatro Pilares - UNESCO Aprender a conhecer (refere-se aos processos cognitivos e ao desejo de aprender) Aprender a fazer (relacionar teoria e prática, refere-se também a recursos de comunicação) Aprender a ser (perspectiva individual, construção da identidade, autonomia, senso estético, proatividade) Aprender a conviver (perspectiva de coletividade, campo das atitudes e valores)

Ensino Fundamental I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

Ensino Fundamental III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ensino Fundamental Proporcionar uma educação de excelência para crianças, adolescentes, jovens e adultos, fundamentada nos valores cristãos, promovendo protagonismo na construção de competências, cultura da solidariedade e compromisso com a transformação social.

SALA DE AULA + PROJETOS

PROJETO PEDAGÓGICO 2015 FOCO: aprendizagem SALA DE AULA: espaço que precisa ser preservado (pontualidade, assiduidade, pouca conversa, realização das tarefas, partilha das dúvidas e descobertas, apresentação do material didático etc.).

Interdisciplinaridade PROJETO PEDAGÓGICO 2015 PROJETOS Contextualização Interdisciplinaridade Aprofundamento Ampliação do repertório cultural

Etapa 1 - Avaliação Diagnóstica - Até 1 ponto de bonificação na média Prova Parcial – 6,0 Prova Abrangente – 10,0 Verificações de Aprendizagem (pesquisas, testes, resenhas etc.) – 4,0 Etapa 1 - Avaliação Diagnóstica - Até 1 ponto de bonificação na média

Será autorizada somente nos seguintes casos: Segunda Chamada PP e PA – momentos distintos Será autorizada somente nos seguintes casos: – doença comprovada por atestado; – federados, por motivo de competição comprovada por carta da federação ou de clubes federados.

Disciplina Qualidade de ensino Empenho Desempenho Bons profissionais Assiduidade Pontualidade Disciplina Atenção – sono e alimentação em dia Material escolar organizado (livros didáticos, cadernos) Nada de aparelhos eletrônicos na sala Ambiente de respeito e solidariedade Apoio da família

Novidades -EAP -Participação em Projetos do Ensino Médio (Atualidades, Em Cartaz, MIP- Manhã de -Informação Profissional) -Simulados ( ENEM , UERJ) -Palestras -Intercâmbio -Horário- 7h 15 às 12h 15 Currículo CIÊNCIAS (Física – Química – Biologia) – professores diferentes, média única Artes – Música

PROJETO PEDAGÓGICO 2015 Trabalhos de campo Olimpíadas – Matemática, Astronomia , Cartografia e Concursos de Redação

aspectos socioafetivos O perfil do jovem: aspectos socioafetivos A busca pela identidade Crises religiosas O tempo - urgências e postergações frequentes Tendência grupal Necessidade de intelectualizar e fantasiar Evolução sexual Atitude social reivindicatória Contradições sucessivas e frequentes de conduta Separação progressiva dos pais Flutuações de humor e ânimo

FOCO/ COORDENAÇÃO EDUCACIONAL Afetividade Liderança Protagonismo Juvenil Hábitos de Estudos Função Social das disciplinas Algumas Ações: Dia de Formação, Ação Solidária, Missão Jovem, Grêmio

PROFESSORES – 9º Ano Matemática –Bernardo Falbo Física – José Alexandre Tostes Química – Suzana Pires Biologia – Mônica Coelho Geografia – Leonardo Marino Ensino Religioso – Nyeta Campos História – Alice

PROFESSORES – 9º Ano Língua Portuguesa – Leila Redação – Bruna Gaio Educação Física – Rogério Couto Espanhol – Fernanda Villares Inglês – Luiz Osvaldo Música - Antonio Marcelo Arte – Rodrigo La Rosa