Fundamentos para elaboração do parecer consubstanciado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Capacitação de Comitês de Ética em Pesquisa
Ética em pesquisa envolvendo seres humanos
Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos
Consentimento Livre e Esclarecido
PROTOCOLO DE PESQUISA É o conjunto de documentos que o pesquisador prepara como parte do processo de elaboração de seu projeto de pesquisa.
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Aspectos Éticos das Pesquisas em Ciências Sociais e Humanas
Avaliação e capacitação do Sistema CEP-CONEP
Sérgio Elias Vieira Cury
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Considerações sobre amostragem em pesquisas envolvendo seres humanos
Parecer consubstanciado Projeto de pesquisa
Sistema CEP – CONEP: Organização e Funcionamento
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
Aspectos Éticos em Pesquisas no SUS
CONEP: histórico, funções e relações com os CEPs.
O Comitê de Ética em Pesquisa
Resolução 196/96 de 10 de Outubro de 1996
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
A Ética na Pesquisa em Seres Humanos
Aspectos éticos da pesquisa
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Boas Práticas Clínicas Documento das Américas Introdução
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
VULNERABILIDADE E AVALIAÇÃO DE RISCO
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA CEP/UNICRUZ
PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Métodos Massais Emilio Strack Filipe Netto Gabriela Guimarães
PLATAFORMA BRASIL A.S.Ana Maria Moraes de Andrade
Escola de Enfermagem Curso de Esp. Enf. Geriatrica. Curso de Esp. Enf. Geriatrica. O consentimento Informado Resolução 196/96 Resolução 196/96 Anadias.
Diretoria da Assistência Farmacêutica - DASF
Conselho Nacional de Saúde/CNS
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
Artigo Científico Funções Básicas:
Comitê de Ética em Pesquisa
Plataforma Brasil Sistema instituído desde que substitui o SISNEP. Criado pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Saúde. Portal para.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
AUTONOMIA do SUJEITO e PROCESSO DO CONSENTIMENTO Dr. Márcio Fabri dos Anjos.
Agem Campinas 22/10/12 O CEPAM E O PROJETO DE TRANSIÇÃO Relação com municípios: conhecimento das dificuldades de uma nova gestão e da transição Respeito.
Coordenação de Pesquisa Clínica em Correlatos e Alimentos - COPEA
Quem Avalia Eticamente as Pesquisas Envolvendo Seres Humanos no Brasil: o processo de acreditação dos CEPs Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos Professor Titular.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
<< Título do Projeto >>
Ética e pesquisa em Saúde Mental
O que é ética? É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento.
Conselho Nacional de Saúde/CNS
Oficinas Transição de Governo
PROJETO DE PESQUISA Questões éticas Quando a pesquisa é realizada com seres humanos e ou animais é necessário descrever os procedimentos utilizados para.
Objetivos Cadastrar a estrutura da Casa Legislativa; Registro, controle e consulta de correspondentes e dos compromissos do Legislativo; Controle de correspondências.
TCC.
MESA REDONDA: DIRETRIZES E POLÍTICAS PARA O PROCESSO DE FISCALIZAÇÃO: INTERDIÇÃO ÉTICA “EXPERIÊNCIA DO JURÍDICO DO COREN/PB” ALANNA GOMES OLIVEIRA GONÇALVES.
Comitê de Ética em Pesquisa
Projeto de pesquisa Profª Lucimare Ferraz.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
Ética em pesquisa Resolução 196/96.
introdução O sistema CEP-CONEP foi instituído em 1996 para proceder a análise ética de projetos de pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil. Deriva.
ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA. 1 INTRODUÇÃO (3 páginas) 2 OBJETIVOS 2.1 GERAL 2.2 ESPECÍFICOS 3) REVISÃO DA LITERATURA E/OU REFERENCIAL TEÓRICO (10.
COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS /CEP CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO Santa Maria, junho 2014.
Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Tenha paciência, estude com atenção as opções e solicite auxílio de um corretor para que todos os passos que apresentaremos a seguir sejam realizados para.
ANÁLISE DE PROJETOS NO CEP - RELATORIA. 1.Acessar a URL – 2. Se usuário novo, acessar o link e seguir o trâmite.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos para elaboração do parecer consubstanciado Iara Coelho Zito Guerriero Mestre em Psicologia Clínica PUCSP Doutoranda Faculdade de Saúde Pública/USP Coordenadora CEPSMS-SP Membro titular CONEP

Parecer consubstanciado tem 2 funções principais: Apresentar o protocolo para os membros do CEP, possibilitando que o plenário entenda o que o projeto propõe e como se dará a relação entre o pesquisador e o participante do estudo. Analisar os aspectos éticos, fundamentando nas resoluções do CNS.

Parecer consubstanciado O protocolo de pesquisa precisa ser entregue completo ao CEP Para emissão do parecer consubstanciado, todos os documentos que compõem o protocolo devem ser analisados.

O parecer consubstanciado deve conter: Descrição os objetivos Desenho do estudo Recrutamento, número de participantes, descrição de todos os procedimentos, explicitando o que é rotina do serviço e quais são os procedimentos da pesquisa

O parecer consubstanciado deve conter: Descrição dos possíveis riscos aos participantes do estudo Análise dos riscos frentes aos possíveis benefícios

O parecer consubstanciado deve conter: Análise da vulnerabilidade dos participantes e identificação das medidas de proteção Análise do TCLE: quem e onde será oferecido aos possíveis participantes

TCLE Linguagem acessível Justificativa do estudo Alternativas existentes Procedimentos que serão realizados com os participantes Explicitar quais são os procedimentos da pesquisa e quais os de rotina

TCLE Possíveis riscos para os participantes Possíveis benefícios para os participantes Forma de contato com o pesquisador Assistência em caso de dano Indenização em caso de dano irreversível Possibilidade de utilização do material para outros estudos

Orçamento Observar se todos os procedimentos previstos estão previstos no orçamento Quem receberá o dinheiro Ressarcimento de gastos dos participantes

Currículo De todos os pesquisadores: identificar vulnerabilidade dos participantes Compatível com o estudo

O parecer consubstanciado deve conter: Conclusão Se houver dúvida: questionar explicitamente o pesquisador, Se algum item das resoluções do CNS não foi observado, descrever qual é e remeter para a resolução e o item correspondente.

O parecer consubstanciado O parecer inicial do relator poderá ser modificado após a discussão da plenária. O que está escrito no parecer precisa concordar com a conclusão. Nem sempre um bom parecer para discussão da plenária é o melhor a ser enviado ao pesquisador. Ao pesquisador interessa a conclusão fundamentada, e não a apresentação do projeto. O parecer final será assinado pelo coordenador.

Obrigada pela atenção!!! iarag@uol.com.br