Ética e Responsabilidade Social

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Transcrição da apresentação:

Ética e Responsabilidade Social GESTÃO DE EMPRESAS Ética e Responsabilidade Social Grupo de Gestão

Responsabilidade Social Corporativa Conceitos Evolução dos termos Tendências e desafios para a responsabilidade social nos negócios

Você sabe o que é responsabilidade social?

Responsabilidade Social nos Negócios O que é Responsabilidade Social? Responsabilidade Social: para quem?

Para quem não conhece o termo, que vem sendo amplamente utilizado hoje em dia pelas empresas, trata-se do compromisso contínuo nos negócios pelo comportamento ético, pela contribuição ao desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida dos empregados, de suas famílias e da comunidade (Fonte: WBCSD – World Business Council for Sustainable Development, situado na Suíça).

Conforme pesquisa publicada no jornal "O Estado de São Paulo – 18/11/1999", na Região Sudeste, 63% das empresas já oferecem aos empregados benefícios não obrigatórios por lei, sobretudo nas áreas de alimentação e saúde. Isto mostra o grau de envolvimento dos empresários, um reflexo de que o setor percebeu a necessidade de contribuir para aliviar os problemas sociais que assolam o país.

Um pouco de história...

  Até a década de 70 1929 Constituição de Weimar (Alemanha) – inaugura a idéia de “função social da propriedade”. 1960 EUA – movimentos pela responsabilidade social 1965 ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa - Brasil) Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresas. 1972 Singer publica o que foi reconhecido como o primeiro balanço social no mundo. 1972 Resolução 1721 do Conselho Econômico e Social da ONU – iniciam-se estudos sobre o papel e os efeitos das multinacionais no processo de desenvolvimento dos países emergentes e sua interferência nas relações internacionais e discute-se a criação de um Código de Conduta dirigido às empresas transnacionais.

  Anos 70 - 80 Publicação “Da Sociologia da Contabilidade à Auditoria Sócio-Econômica” — Prof. Dr. Alberto Almada Rodrigues. EUA, Europa, América Latina – diversos estudos sugerem modelos de balanço social. 1976 Fundação FIDES e ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa) estudam o tema da responsabilidade social. 1977 França - Lei no 77.769/77 – determina a publicação do balanço social (bilan social) – voltada para relações de trabalho. 1978 FIDES - apresenta proposta de Balanço Social. 1980 FIDES – Seminário Internacional sobre Balanço Social e livro “Balanço Social na América Latina”. 1984 Nitrofertil – elabora o primeiro balanço social do Brasil 1985 Portugal — Lei no 141/85 — torna obrigatória a presentação do balanço social por empresas com mais de 100 empregados. As declarações The Caux Round Table e Declaração Interfaith: “consideram a importância de, paralelamente aos lucros para os shareholders (acionistas), a responsabilidade para com todos os stakeholders (agentes ou participantes, que investem seu “empenho” ou stake na empresa). E ambas circunscrevem seções detalhadas sobre as obrigações das empresas em relação a todos os seus atores: empregados, clientes, fornecedores, financiadores, comunidade (governos locais e nacionais), além daquelas obrigações relacionadas aos proprietários”.

  Década de 90 1986-94 Elaboração do Principles for Business – The Caux Round Table – mesa redonda criada por lideranças econômicas da Europa, Japão e Estados Unidos. 1988-93 Elaboração da “Declaração Interfaith” — código de ética sobre o comércio internacional para cristãos, muçulmanos e judeus. 1990 EUA - Domini 400 Social Index – não admite empresas envolvidas com tabaco, álcool, jogo, armas e geração de energia nuclear. 1992 FGV- funda o Centro de Estudos de Ética nos Negócios (CENE). 1992 ECO 92 (ONU) gera a Agenda 21– documento que traduz o compromisso das nações para mudança do padrão de desenvolvimento no próximo século. 1992ISO14000 – Gestão Ambiental – em decorrência da ECO/92. 1996 Ethical AccountAbility – Institute of Social and cria a Norma AA1000. 1997 SA8000 — criada norma de certificação voltada para condições de trabalho. 1997 Herbert de Souza (Betinho) e IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) promovem eventos, propõem modelo e incentivam publicação do Balanço Social. 1997 Projeto de Lei no 3.116/97, reapresentado como PL no 32/99 - pretende estabelecer a obrigatoriedade de apresentação do Balanço Social para entidades públicas e empresas. 1997 GRI – Global Reporting Initiative – movimento internacional pela adoção e uniformização dos relatórios socioambientais publicados pelas empresas.

  Década de 90 Diversas leis municipais e estaduais incentivam a publicação do Balanço Social das empresas. 1998 Lei no 8.116/98 – Porto Alegre cria o Balanço Social para empresas estabelecidas no Município. 1999 Lançamento do selo “Empresa Cidadã” da Câmara Municipal de São Paulo premiando empresas com Balanços Sociais de qualidade. 1999 1ª Conferência Internacional do Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade Social. 1999 EUA - Dow Jones Sustainability Index (DJSI) – que define a sustentabilidade de acordo com critérios econômicos, sociais e ambientais. 2000 1ª Versão dos Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial. 2000 ONU - Global Compact (Pacto Global) promoção e implementação de nove princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho e meio ambiente. 2001 Guia de Elaboração de Relatório e Balanço Anual de Responsabilidade Social Empresarial do Instituto Ethos.

Responsabilidade Social Corporativa Exercer a Responsabilidade Social Corporativa significa “buscar o equilíbrio entre os desempenhos ambiental, social e econômico de seu negócio”. Responsabilidade Social não é mais uma opção. Investimentos internacionais consideram balanço social das empresas. 3 min.

Graus de sensibilidade da empresa. Abordagem da obrigação social responsabilidade social sensibilidade Cumprir apenas as obrigações le- gais. Cumprir as obri- gações legais e as obrigações sociais atuais que afetam diretamente a empresa. relativas a tendên- cias / problemas que estão surgin- do mesmo que Afetem a empresa apenas indireta- mente Abordagem da obrigação social responsabilidade social sensibilidade Graus de sensibilidade da empresa.

Responsabilidade Social no Brasil A responsabilidade social empresarial é um tema de grande relevância nos principais centros da economia mundial. Nos Estados Unidos e na Europa proliferam os fundos de investimento formados por ações de empresas socialmente responsáveis. O Sustainability Index, da Dow Jones, por exemplo, enfatiza a necessidade de integração dos fatores econômicos, ambientais e sociais nas estratégias de negócios das empresas. Normas e padrões certificáveis relacionados especificamente ao tema da responsabilidade social, como as normas SA8000 (relações de trabalho) e AA1000 (diálogo com partes interessadas), vêm ganhando crescente aceitação.

No Brasil, o movimento de valorização da responsabilidade social empresarial ganhou forte impulso na década de 90, através da ação de entidades não governamentais, institutos de pesquisa e empresas sensibilizadas para a questão. O trabalho do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE na promoção do Balanço Social é uma de suas expressões e tem logrado progressiva repercussão.

A obtenção de certificados de padrão de qualidade e de adequação ambiental, como as normas ISO, por centenas de empresas brasileiras, também é outro símbolo dos avanços que têm sido obtidos em alguns aspectos importantes da responsabilidade social empresarial. A atuação incansável da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança pela erradicação do trabalho infantil e a adoção do selo Empresa Amiga da Criança por número expressivo de empresas são exemplos vivos do poder transformador da iniciativa privada.

As enormes carências e desigualdades sociais existentes em nosso país dão à responsabilidade social empresarial relevância ainda maior. A sociedade brasileira espera que as empresas cumpram um novo papel no processo de desenvolvimento: sejam agentes de uma nova cultura, sejam atores de mudança social, sejam construtores de uma sociedade melhor.

Público Interno A empresa socialmente responsável não se limita a respeitar os direitos dos trabalhadores, consolidados na legislação trabalhista e nos padrões da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ainda que esse seja um pressuposto indispensável. Mas a empresa deve ir além e investir no desenvolvimento pessoal e profissional de seus empregados, bem como na melhoria das condições de trabalho e no estreitamento de suas relações com os empregados. Também deve estar atenta para o respeito às culturas locais, revelado por um relacionamento ético e responsável com as minorias e instituições que representam seus interesses.

Ética, Valores e Cultura Ética, moral e responsabilidade social corporativa no terceiro milênio Cultura e responsabilidade social corporativa no terceiro milênio Cultura brasileira e responsabilidade social corporativa - Exemplos

Responsabilidade social das empresas: contexto brasileiro A responsabilidade social das empresas no Brasil Estudos de Casos

Orientação estratégica para a responsabilidade social Estratégias associadas à orientação da empresa para seus stakeholders Modelo para gestão da responsabilidade social da empresa Instituto Ethos

Sistemas de Gestão Ambiental Gestão ambiental nas ciências gerenciais: dilemas e desafios Estado: agente de regulação ambiental Sistema de gestão ambiental - Barreiras ambientais

Referências ASHLEY, Patrícia Almeida (coordenação). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2003. Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Guia de elaboração de relatório e balanço anual de responsabilidade social empresarial. São Paulo. Junho, 2001. MARCHI, Ana Maria. SOSA, Maria Eugênia C. Para o Brasil dar certo... Faça parte, faça a sua parte. São Paulo: Gráfica Editora Modelo Ltda, 2002. MELO NETO, Francisco de Paula de. FROES, César. Empreendedorismo social – a transição para a sociedade sustentável. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002. GUIA EXAME. As melhores empresas para você trabalhar. São Paulo: Editora Abril, edição especial 2003 - 2006. Guia Essencial – Editora Saraiva