Usabilidade de Interfaces Humano-Computador

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Usabilidade de Interfaces Humano-Computador Prof. Carlos Gouvea Créditos Prof. Walter de Abreu Cybis SI e ANSI Araucária PR.
Transcrição da apresentação:

Usabilidade de Interfaces Humano-Computador Material adaptado do Laboratório de Utilizabilidade da Informática Departamento de Informática e Estatística - UFSC

Usabilidade A capacidade que um sistema interativo oferece a seu usuário, em um determinado contexto de operação, para a realização de tarefas, de maneira eficaz, eficiente e agradável. 2

Problema de Usabilidade ... qualquer coisa que interfira com a habilidade do usuário em completar suas tarefas de forma efetiva e eficiente. (Karat, 1992) ... um aspecto do sistema e/ou da demanda sobre o usuário que torna o sistema desagradável, ineficiente, oneroso ou impossível de permitir a realização dos objetivos do usuário em uma situação típica de uso. (Lavery et al, 1997) 3

Oportunidades de uma Avaliação de Usabilidade Definir a aceitação ou não, de projetos encomendados. Propor revisões/ajustes/customização em produtos acabados. Comparar o desempenho efetivo de softwares interativos ..... Propor correções em projetos em desenvolvimento. Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 9 36

Objetivos da Avaliação de Usabilidade Observar e registrar de maneira objetiva os problemas efetivamente enfrentados pelo usuário na interação com o sistema; Observar, quantificar e medir, as taxas de Eficácia, Eficiência e Produtividade do usuário na interação com o sistema; Diagnosticar as características do projeto da interface com o usuário que provavelmente representem obstáculos à interação; Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 11 36

Objetivos da Avaliação de Usabilidade (cont.) Identificar as desconformidades do software em relação aos padrões de usabilidade. Conhecer a satisfação do usuário em relação ao sistema (nem sempre relacionada diretamente com produtividade). Prever dificuldades de aprendizado. Prever os tempos de execução de tarefas informatizadas. Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 10 36

Técnicas de Avaliação de Usabilidade Técnicas Prospectivas  baseadas na opinião do usuário sobre a interação com o sistema Técnicas Preditivas  baseadas em modelos formais baseadas no conhecimento do projetista Técnicas Objetivas baseadas na observação da interação Técnicas Formativa: detectar erros de concepção de modo a poder imediatamente melhorar a usabilidade da interface: Técnicas Somativas: implicam o usuário na avaliacao e portam diretamente sobre um sistema implementado; Técnicas Preditiva: realizadas durante a concepção, não necessitando nem de um sistema implementado, nem da presença de um usuário final. Trata-se de detecatr erros de projeto / prever dificuldades para o usuário Técnicas Experimentais: implicam em uma versão implementada do sistema, necessitando da presença de um usuário final. Trata-se de constatar a presença de problemas reais; Técnicas empíricas: avaliam a usabilidade através de dados comportamentais sobre a utilização do sistema Técnicas Analíticas: avaliam a usabilidade através de um conjunto de qualidades que o sistema deve possuir. 67 12 36

Técnica Objetiva Ensaios de Interação Simulação de uma situação real de trabalho, em campo ou em laboratório, da qual participam usuários representativos da população alvo do sistema com o objetivo de revelar problemas ligados a utilização real do sistema e obter dados objetivos sobre a produtividade na interação 67 36 36

Ensaios de Interação Características Abordagem técnica orientada ao usuário e à tarefa Tipo de Diagnóstico revela problemas barreiras e obstáculos, gerais, iniciais e definitivos; 62 38

Ensaios de Interação Parâmetros (1/3) Cenários conjuntos de operações da uma tarefa real que, durante uma simulação com o sistema serão realizados por uma amostra de usuários-alvo do aplicativo. Amostra de Usuários especialistas nas tarefas, metade novatos, metade experientes na operação do sistema; não forçá-los a participar (motivá-los) : garantir o anonimato nos registros (se necessário); 90 40 65

Ensaios de Interação Parâmetros (2/3) Local de realização local de trabalho; laboratório; Verbalizações do usuário verbalização simultânea; verbalização consecutiva: comentários consecutivos realizados pelo usuário na realização dos cenários com o registro de suas ações; 41

Ensaios de Interação Parâmetros (3/3) Situações de impasse não interferir, deixar o usuário resolver sozinho a tarefa; interferir, mostrar o caminho ao usuário; propor o abandono e a troca de tarefas; Não prolongar as situações de impasse; Encerrar o ensaio no caso de constrangimentos; 43

Ensaios de Interação Resultado da Avaliação Relatório Análise e interpretação dos dados obtidos Redação do relatório 62 45

Trabalho Prático - Dicas : Defina um conjunto de operações de uma tarefa real que, durante uma simulação com o sistema serão realizados por uma amostra de usuários-alvo do sistema. Defina o ambiente em que será executada a avaliação (laboratório, em casa, no local de trabalho) 46

Trabalho Prático - Dicas : Especifique o perfil dos participantes: - Para isto poderão ser utilizados parâmetros como: I) Idade do usuário II) Tipo de Usuário (ocasional ou freqüente) III) Conhecimento da tarefa (novato ou experiente) - Atenção: Garanta ao usuário anonimato nos registros Marque local, data e horário com cada um dos usuários para execução da avaliação. - É importante esclarecer o participante sobre os objetivos do teste, enfatizando o fato de ser o sistema, e não ele, o foco das avaliações. 47

Trabalho Prático - Dicas : Proponha a execução das tarefas (cenários) pré-definidos aos usuários-alvo. Atenção: - Não exponha um participante à observação ou aos comentários de colegas; - Nunca tome atitudes grosseiras, que possam inibir o usuário; - Em hipótese alguma o usuário pode sentir-se culpado pelo fracasso na tarefa durante a avaliação. 48

Trabalho Prático - Dicas : Verbalizações - Deve-se solicitar ao usuário que verbalize suas ações e/ou dúvidas enquanto realiza a tarefa do teste; Registro das ações Registre todas as ações do usuário. Exemplo: - Dúvidas sobre o que um ícone representa, - Incertezas na localização das tarefas dentro do menu, - Mensagens de erro não compreendidas, - Impossibilidade de retornar a um estado anterior, etc... 49

Trabalho Prático - Dicas : Descrição da avaliação realizada - Aponte os detalhes da realização de cada teste, incluindo a descrição do perfil dos usuários participantes, os cenários utilizados e, para cada usuário, as ações/dúvidas que surgiram na realização dos testes; - Elabore uma avaliação levando em consideração o perfil dos usuários, os princípios de usabilidade e os problemas encontrados pelo usuário na realização do teste; - Proponha melhorias que poderiam ser realizadas na interface do software testado. 50