ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Planejamento Econômico
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
Execução da Gestão Pública – EGP
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Teorias – Gasto Público
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Administração Financeira e Orçamentária III
Orçamento na CF/88 Princípios
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
O controle Externo no TCE
Como o Governo formula sua Estratégia
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Gerenciamento de Processos - PNQ
OrcPbWeb Orçamento Público na Web Unibratec – Análise e Desenvolvimento de Software 3º Período – Noite Equipe: Josenilton Leandro Ygor Ramos.
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
Mecanismos para Avaliação de Projetos de Resoluções Atividades de Comissões Secretaria, Unidades, Entidades e Órgãos da OEA. Subsecretaria de Administração.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Planejamento no Setor Público
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
CONTABILIDADE GERENCIAL
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
Planejamento na Gestão Pública
Estruturas Organizacionais
Orçamento governamental
1 LEI DO ORÇAMENTO ANUAL - LOA Os orçamentos anuais estabelecem a previsão de receita e fixação da despesa para o período de um ano, denominado exercício.
Economia Pública Aula 8a
Princípios Orçamentários
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Lei orçamentária anual - loa
ORÇAMENTO PÚBLICO ORIGEM E EVOLUÇÃO.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Célia Cruz | Renata Brunetti
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
Prof. Ms. Edilberto Ponce Braconi
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
VINCULAÇÕES Elimina a livre alocação de recursos RIGIDEZ ORÇAMENTÁRIA RENÚNCIA DE RECEITA inseridas na política econômica, deveriam estimular empreendimentos.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
(Esaf – Contador – 2009 ) Assinale a opção verdadeira a respeito do princípio orçamentário do equilíbrio. É o princípio pelo qual as despesas fixadas e.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Proposta de organização da Associação de Trabalhadores da Fundação Seade Março/2014.
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
O que é PROJETO EXECUTIVO
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Programa para Parlamentos Mitchell O’Brien & Miriam Bensky GRUPO BANCO MUNDIAL PRÁTICA DE BOA GOVERNAÇÃO GLOBAL ACESSO A DADOS ORÇAMENTAIS.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
Lei Orçamentária Anual
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
Transcrição da apresentação:

ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO

ORIGEM ETIMOLÓGICA Orçamento:  orzare (italiano)  orsus sum ordiri (latim)  planejar, calcular

ORIGEM HISTÓRICA  Aspectos Principais 1215  Magna Carta Libertatum - Reino Unido (Inglaterra) - Rei João Sem Terra - Restrições ao poder do soberano em criar tributos - Gastos dos governantes previamente autorizados pelo Conselho Comum

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas INGLATERRA  sistemática orçamentária A despesa pública depende da política adotada; Natureza técnica e jurídica do orçamento público; Referência para a implementação do orçamento nas Administrações Públicas de todo o mundo.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas FRANÇA  princípios e regras básicas Exclusividade  a criação de impostos é compe- tência exclusiva dos representantes do povo; Limite dos gastos do Governo; Controle parlamentar sobre o Orçamento.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas FRANÇA  princípios e regras básicas (continuação) Anualidade  votação anual do orçamento; Anterioridade  votação do orçamento antes do início do exercício financeiro a que se refere;

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas FRANÇA  princípios e regras básicas (continuação) Universalidade  o orçamento deve conter todas as previsões de receitas e despesas para o exercício seguinte. Não afetação das receitas  não vinculação das receitas a objetivos específicos.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias Despesas e receitas estabelecidas em lei; Divulgação periódica do balanço das entradas e saídas de dinheiros públicos;

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1913  Conceito de orçamento público  “documento para ação por parte do Governo, um instrumento de controle e de administração para o Chefe do Executivo e uma base para o funcionamento dos departamentos e órgãos.”

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1921  Aprovação da “Lei de Orçamento e Contabilidade”  estabelecia ao presidente a tarefa de enviar o orçamento todos os anos à apreciação do Congresso.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1930  Criação de uma espécie de classificação orçamentária por projetos e programas  aproximando o orçamento do planejamento  orçamento como instrumento gerencial de governo.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1947  Recomendação para a adoção de um modelo de orçamento que indicasse os objetivos, os custos e a relação receita/despesa, estruturado sob a forma de funções, projetos e atividades (orçamento de desempenho).

EVOLUÇÃO HISTÓRICA  Contribuições mais significativas ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1950  Efetiva integração do planejamento e do orçamento como instrumentos da Administração Pública.

ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1950  Adoção de uma metodologia do orçamento por programa, baseada numa concepção gerencial que entendia o orçamento como um meio de ligação entre o planejamento e as ações executivas da gestão pública, incorporando os custos dos programas de governo (Sistema de Planejamento, Programação e Orçamento).

ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1973  Adoção de um novo conceito  Orçamento Base Zero  esta técnica consistia no administrador justificar e detalhar integralmente seu orçamento, como se fosse novo  partindo do “zero”, de forma a comprovar a necessidade da realização da despesa.  continua

ESTADOS UNIDOS  Orçamento Base Zero (continuação)  “As solicitações partem de baixo para cima na estrutura organizacional e trabalha-se com pacotes de decisão para cada atividade ou operação de bens e serviços oferecidos à sociedade.” Peter A. Pyrr

ESTADOS UNIDOS  conceito e regras orçamentárias (continuação) 1997  Orçamento baseado em atividades (Kaplan & Cooper) “O orçamento baseado em atividades estima a quantidade esperada de todos os geradores do custo por atividade”. É a partir da produção de bens e serviços à sociedade que se chega às atividades e, por conseqüência, aos recursos por ela demandados.