COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Profª Rita Maria L. Tarcia – NEAD - UNISAL
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Conteúdos Digitais Abordagem Sócio-construtivista
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas
Portfólio de Matemática
Contexto de Educação a Distância
O Papel da RAEM e a Biblioteca Virtual em Educação em Ciências da Saúde BVS-Educ Luciana Danielli de Araujo Associação Brasileira de Educação Médica –
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Sala de Aula Virtual para Professores
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MEIOS DIGITAIS : NOVOS CONTEXTOS
Escolhendo o nosso Futuro
desafio de pesquisar na rede
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Conceitos e Gerações de EAD
CURRICULO +.
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM – UMA VIVÊNCIA NO ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO Autores:Andréia Bartachini Gomes (USP) Cristiane Rocha de Farias (USP) Eliana Rodriguez.
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Profa. Reane Franco Goulart
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
FORMAS DE CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA Utilização de software social.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
A importância do uso de meios digitais para o ensino, pesquisa e difusão da História Noé Gomes.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Experiências do Grupo NUTED
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
PROGETC:RONAN IVO DE SOUZA TEMA 25 – AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E OS RECURSOS TECNOLÓGICOS.
Web e suas Ferramentas.
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
,Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado  O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Desenvolvedora: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA APRENDIZAGEM ABERTA NO PROJETO OPENLEARN DA OPEN UNIVERSITY Saburo Okada e Alexandra Okada CoLearn - The Open University

COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn Resumo deste trabalho de pesquisa OBJETIVO: discutir uso de tecnologias interativas FM webconferência e Compendium software de mapeamento para aprendizagem aberta. ESTUDO: CoLearn - Comunidade de pesquisa de aprendizagem aberta do Projeto OpenLearn criado pela Open University . CONCEITOS: comunidades de aprendizagem aberta recursos educacionais abertos estratégias pedagógicas para uso de tecnologias interativas 4. RESULTADOS: aprendizagem colaborativa, intermediação pedagógica múltipla e construção coletiva de conhecimentos.

O uso inovador de tecnologias, o acesso aberto à redes de COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn Introdução O uso inovador de tecnologias, o acesso aberto à redes de conhecimento e comunidades virtuais possibilitam novos caminhos para aprendizagem aberta colaborativa (Stahl, 2006 e Willinsky, 2007).

COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn Desafio Porém, para a aprendizagem aberta significativa não basta apenas o acesso livre à informação e às tecnologias gratuitas. Tornam-se necessárias metodologias que possam subsidiar o uso eficiente das tecnologias para potencializar a construção coletiva de conhecimentos.

COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn Nosso Campo de Estudo A Comunidade aberta CoLearn surgiu em 2007 no projeto de aprendizagem aberta “OpenLearn” que oferece conteúdo de cursos da Open University, tecnologias para comunidades. Nosso objetivo é investigar tecnologias gratuitas para aprendizagem aberta: - FlashMeeting para web-conferências - Compendium para Mapeamento - MSG para redes de contatos Os participantes do CoLearn são estudantes, professores, pesquisadores e colaboradores de diversas Universidades no Brasil, Portugal, Reino Unido e Espanha. Esta comunidade é aberta: Seja bem vindo!

COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn Conceito Comunidade aberta é um conjunto de pessoas com interesses em comum que interagem e constroem conhecimento em conjunto de modo transparente e com produções de acesso aberto. (Reagle, 2004)

COLEARN – Comunidade de Pesquisadores do OpenLearn Estratégias Pedagógicas Uso de tecnologias para aprendizagem aberta integrados com pesquisa e projetos educacionais. Troca de metodologias para webconferências e mapas de conhecimentos. Desenvolvimento e divulgação de pesquisas individuais e coletivas. Ampliação de redes sociais para construção e troca de conhecimentos.

Seminário com Entrevista: Estilos de Aprendizagem 1 Apresentador: Espanha 1 Moderador: UK 3 Entrevistadores: SP Evento: WebConferência CoLearn Participantes: 5 Acesso: 150

WebConferencia COLEARN na Escola Alexandre Herculano em Portugal Plataformas Paulo Moreira Universidade de Minho Modelos Alexandra Okada Open University UK Estilos Daniela Melare UNED Espanha Auditório Professores e Alunos Escola A.Herculano

Mesa Redonda: Redes Sociais, Apropriação e Espiral da Aprendizagem 3 Apresentadores: Open University Unicamp London Lab 4 Comentaristas: Paraiba SP Espanha Portugal Evento: WebConferência CoLearn Participantes: 7 Acesso: 70

Compendium: Mapas do Conhecimento Mapa Criado no Compendium para estudo de Curso online LabSpace, Artigos do assunto e informação de busca na web através do Google.

Compendium: Mapas do Conhecimento Mapa de trechos interessantes de uma discussão na Webconferência que foi publicado para os participantes acessarem o conteúdo discutido.

Compendium: Mapas do Conhecimento Mapa de atividades pedagógicas e recursos educacionais abertos (vídeo, imagem, som, e textos) que estão associados com as atividades. Participantes podem usar mapas para navegar, reconstruir e compartilhar trilhas de aprendizagem

Conceitos Atividades APRENDIZAGEM ABERTA com tecnologias OpenLearn ABSTRAÇÃO REFLEXIVA CONTEXTO COMPARTILHADO DUPLAS INDIVÍDUAL CONSTRUÇÃO COLETIVA DE SIGNIFICADOS INTERMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA MÚLTIPLA COLETIVA GRUPOS AUTONOMIA + ABERTURA + CO-AUTORIAS 14

Referências Bibliográficas Piaget, J. (1976). A Equilibração das Estruturas Cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar Editores Piaget, J. (1983). A Epistemologia Genética. Coleção Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural. 1-64 LÉVY, P. (2003). O que é o virtual? São Paulo: Editora 34, 2003 Okada, A. (2002). A construção coletiva do conhecimento como rede de significados. Dissertação de mestrado. PUC-SP Okada, S. (2008). Intermediação pedagógica múltipla no universo das TIC, Moodle e webconferência. In: Alves, Lynn Moodle – ambiente e suas matrizes pedagógicas. Valente, J.(1997) Informática na educação: instrucionismo x construcionismo http://www.divertire.com.br/educacional/artigos/7.htm Valentini, C.(2007) Epistemologia Genética de Jean Piaget. http://www.ucs.br/ccha/deps/cbvalent/teorias/textos/episte.htm Thornburg, D. (1996). Campfires in Cyberspace: Primordial Metaphors for Learning in the 21st Century. < http://www.tcpd.org/Thornburg/Handouts/Campfires.pdf>

Como participar do CoLearn Informações & Workshops colearn@gmail.com Comunidade de Pesquisadores – CPLP (FM e Compendium: software gratuito) http://colearn.open.ac.uk Projeto OpenLearn http://openlearn.open.ac.uk Mais informações Veja capítulo 15 do livro