Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - ADAGRO
Fiscalização do Receituário Agronômico Comércio e Uso dos Agrotóxicos
O Que é um Agrotóxico? Boa Vista, 15 de março de 2011.
Desenvolvimento Todos buscamos o desenvolvimento.
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA
Armazenamento de Agrotóxicos
COMPETÊNCIA DO DEPARTAMENTO DE INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA Livre Comercialização de Agrotóxicos
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ANVISA
Agrotóxicos Leticia Rodrigues da Silva
Situação Atual Lei 7.802/89: todas as atividades com agrotóxicos Decreto 4.074/02 – regulamenta a Lei 7.802/89 Necessidade de: Instrução.
A Classificação Vegetal funciona assim:
Alteração de componentes Ano Nº de pleitos MAPA (em tramitação) Pendentes Concluídos AnvisaIbama *839 0 *Protocolados.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Audiência Pública na Comissão de agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
0 MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO Câmara Temática de Insumos Agropecuários - CTIA Audiência Pública Norma que esclareça e harmonize.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Fiscalização Embalagem de Madeira Brasília, 10 de fevereiro de 2009
Cadastro de Agrotóxicos no Paraná
Agência de Defesa Agropecuária do Paraná
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
10º Congresso Florestal Estadual
10° Encontro Nacional de Fiscalização sobre Agrotóxicos
10 º Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos
RESPONSABILIDADE CIVIL POR DANOS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS
Seminário CONTAG O papel do estado e da Sociedade e as ações
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
Fórum Pernambucano de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade Coordenação: Ministério Público do Trabalho.
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE “Projeto de Lei Nº 4
SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
Coordenação de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas - COASQ
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
CERTIFICAÇÃO DOS PRODUTOS DA AGRICULTURA
Rótulos e Bulas Situação atual.
VARIAÇÃO DE PREÇOS DE FERTILIZANTES
1O SEMINÁRIO PRESERVATIVOS DE MADEIRA
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CÂMARA SETORIAL DA ANVISA: INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL.
EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
Política Pública Ambiental Brasileira
AGROTÓXICOS EM PERNAMBUCO
DIAGNÓSTICO DA FISCALIZAÇÃO DE USO E COMÉRCIO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Agência Nacional de Vigilância Sanitária Gerência Geral de Toxicologia CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA.
QUALIDADE VEGETAL – MAPA Brasília/DF, 21 de julho de 2009.
FISCALIZAÇÃO DE INSUMOS E SERVIÇOS AGROPECUÁRIOS
Responsabilidade Estadual pela Fiscalização de Resíduos Agrotóxicos
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Agrotóxicos Professora Marli Deon Sette – Tel:
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
Regulamentação sobre Avaliação Toxicológica dos Produtos de Uso Veterinário Ricardo Velloso.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
LEGISLAÇÃO : SAUDE X AGRICULTURA Lei 6938 / Art. 24º Parágrafo 2ª : Os medicamentos similares a serem fabricados no Pais e aqueles fabricados e registrados.
II Simpósio Brasileiro de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
PROCON-RS Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social
O papel da SESA no campo dos agrotóxicos Desafio sobre o destino de embalagens de produtos afins Reunião sobre a Política Estadual a ser adotada para a.
PROGRAMA DESENVOLVER SERRA CATARINENSE
Ralph Rabelo Andrade, Fiscal de Defesa Agropecuária
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Audiência Pública Comitê Multi-Institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso Eng. Agrônomo Walter Valverde.
Restrições de aplicação de agrotóxicos Proteção de polinizadores Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA Coordenação-Geral de Agrotóxicos.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
Transcrição da apresentação:

Sistema de registro de agrotóxicos no Brasil Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas - DFIA Coordenação-Geral de Agrotóxicos e Afins – CGAA Curitiba, 18 de jun hode 2012

Resumo Histórico da regulação Estrutura organizacional Competências e visões Acesso e controle de mercado Perspectivas regulatórias federais

Histórico da regulação Primeira regulação: 1934: Decreto-Lei de Defesa agropecuária Entrada do Ministério da Saúde: Década de 1960 e 1970; Década de 1980: Fortes influencias ambientais; Constituição de 1988; Lei Federal de 1989: Diretrizes de Agricultura, Saúde e Meio Ambiente.

Regulação de pesticidas no Brasil: múltiplas agências Lei 7.802/89 Lei 9.974/00 DECRETO 4.074/02 Instruções Normativas MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE IBAMA MINISTÉRIO DA AGRICULTURA MINISTÉRIO DA SAÚDE - ANVISA LEGISLAÇÃO ESTADUAL

Competências e visões Ministério da Saúde: Responsável pela avaliação toxicológica dos agrotóxicos; Definição dos Limites Máximos de Resíduos; Monitoramento toxicológico (toxicovigilância); É representado no processo pela ANVISA.

Competências e visões Ministério do Meio Ambiente: Responsável pelas avaliações ecotoxicológicas, destino ambiental. Monitoramento ambiental; Representado no sistema de registro pelo IBAMA.

Competências e visões Ministério da Agricultura: Responsável pela avaliação da eficiência agronômica. Realiza a fiscalização dos agrotóxicos nas importações e nas fábricas; Coordena as ações de fiscalização em todo o Brasil (ENFISA); Órgão federal registrante da maioria dos agrotóxicos.

Registro É a ferramenta de entrada no mercado através de critérios técnicos e de segurança. Atualmente possui um modelo de co-responsabililidade do Estado, com avaliação detalhada de todo o dossiê. Esforço pré-registro e negligência pós registro.

Estrutura e Estratégia Avaliações: São concentradas dentro dos corpos técnicos de cada órgão. Existem hoje: 21 técnicos na ANVISA, 16 técnicos no IBAMA e 7 técnicos no MAPA. Total de 44 técnicos para realização de todas as atividades de registro no Brasil. EUA: 836 técnicos no USEPA. Austrália: 40 técnicos para pesticidas.

Otimização de registro: Como fazer? Adoção dos critérios: Não objeção: Empresas qualificam o dossiê de registro, compõe o relatório técnico declarando a conformidade com a legislação e obtém o registro. Responsabilização: Auditorias e fiscalizações intensificadas e punição exemplar aos infratores da lei (cancelamento do registro, denuncia no MP, punição ao Responsável Técnico e indenização ao Estado).

Obrigado a todos! Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins Luís Eduardo Pacifici Rangel Coordenador-Geral de Agrotóxicos e Afins luis.rangel@agricultura.gov.br 61 – 3218 – 2445