ALIMENTOS ENRIQUECIDOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Advertisements

Informação Nutricional Complementar
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ALIMENTOS E NUTRIENTES
GESTAÇÃO Suplementação nutricional
Trabalho de ciências Sais minerais.
Alimentação e Saúde.
COMBATE A FOME 6°B.
Professor Cristofer A. Masetti
Alimentos com alegação Diet e Light
ACERTANDO NA ESCOLHA NO CAFÉ DA MANHÃ
Alimentação saudável.
Alimentação Alimentação saudável.
Componentes de uma dieta equilibrada. Vantagens e recomendações
Alimentação e atividade física
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
NUTRIÇÃO Profa. Debora Villare 2012.
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
Dra. Henriqueta Sacramento
Alimentação Saudável ALIMENTAÇÃO SAÚDAVEL Programação 1. ALIMENTAÇÃO E ESTILO DE VIDA 1.1. Atividade Física: Sedentarismo X Obesidade 1.2. Risco a Saúde:
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
Métodos gerais de análise
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
NUTRIÇÃO CLÍNICA I SAÚDE
Ciência da Nutrição É o estudo do processo da nutrição, incluindo o conhecimento dos nutrientes, as quantidades necessárias ao organismo sadio e doente.
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
SAÚDE NUTRICIONAL DA MULHER
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
O VEGETARIANISMO NA TERCEIRA IDADE
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
OS BENEFÍCIOS E SABORES DE UMA ALIMENTAÇÃO NATURAL
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Porque Engordamos.
SAIS MINERAIS  Cinzas Bromatologia Profª. Mariana Schmidt.
ALIMENTOS ENRIQUECIDOS
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Suplementação de Leite no Esporte
Bruna Valle França R3 Medicina Esportiva Orientadora: Marina Yazigi Solis.
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
NUTRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO
A nova roda dos alimentos
ABORDAGEM NUTRICIONAL NA LITÍASE RENAL
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação Saudável Kharla J. Medeiros Nutricionista
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Profª Adriana S. Nagahashi 2015
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
Alimentação Alimentação saudável.
CONTINUAÇÃO Guias alimentares
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
FUNDAMENTOS DA NUTRIÇÃO AULA 3
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Produtos Herbalife Nutrição Complementar
Desenvolvimento de Produtos: aspectos legais
REFRIGERANTES E SAÚDE.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Ciências Médicas Liga de Oncologia Alimentando Saúde Uma alimentação saudável deve ser: Variada:
Aleitamento Artificial
Óleo de coco é hit do verão.
composição, nutrição e energia
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Transcrição da apresentação:

ALIMENTOS ENRIQUECIDOS Profªs MSc. Angelita Pontes e Nástia Coelho

Alimentos e Nutrientes Macronutrientes Carboidratos, Proteínas, Lipídios e Fibras Micronutrientes Vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) Vitaminas hidrossolúveis (C, complexo B, K e outras) Minerais (Mg, Ca, Na, Cl, I, Zn, Cu, Se, etc.)

Por que acrescentar nutrientes aos alimentos? Perdas devidas a operações de processamento (descascamento, lavagem, trituração, armazenamento em temperaturas inadequadas, cocção, oxidação, etc.) Necessidades nutricionais específicas, individuais ou coletivas (crianças, idosos, gestantes, nutrizes, atletas, pessoas com boa saúde, pessoas com problemas de saúde)

Vantagens do acréscimo de nutrientes aos alimentos Otimização de micronutrientes favorece a melhoria do metabolismo, esteja ele são ou com deficiências já identificadas; Redução dos gastos com saúde pública, devido à prevenção de doenças Redução do número de afastamentos do trabalho pela previdência social

Finalidades da adição de nutrientes Enriquecer ou fortificar Restaurar Produzir um alimento substituto Produzir um alimento com finalidades especiais

Enriquecer ou Fortificar É a adição de um ou mais nutrientes essenciais a um alimento, que pode estar normalmente contido ou não no alimento, para o fim de evitar ou corrigir uma deficiência comprovada de um ou mais nutrientes dentro da população em geral ou dentro de grupos específicos.

Caracterização O alimento enriquecido/fortificado deve fornecer, em 100 mL ou 100 g do produto pronto para o consumo, no mínimo 15 a 30% da IDR (Ingestão Diária Recomendável) no caso de líquidos e sólidos, respectivamente.

Restauração de nutrientes É a reposição dos nutrientes essenciais perdidos durante a prática de fabricação normal, procedimentos de armazenamento e manuseio, em quantidades que resultarão em níveis de nutrientes equivalentes àqueles presentes na porção comestível do alimento antes antes do processamento ou manuseio. Ex.: Vitaminas B em cereais Vitamina C em suco de laranja

Alimento substituto É um alimento projetado para parecer com outro na aparência, textura, sabor e odor, destinado a ser usado como um substituto para o alimento com o qual ele parece. Ex.: Adição de vitaminas A e D em margarina, em substituição à manteiga.

Alimentos para finalidades especiais São os alimentos destinados a desempenhar uma função específica, como substituir uma refeição com um teor adequado de nutrientes essenciais. Esses alimentos incluem ingredientes para uso dietético especial, sem se limitarem a eles. Ex. Produtos diet e light Bebidas repositoras de eletrólitos Alimentos de alta performance

Escolha do alimento Deve ser de consumo amplo e geral pela população da região fixada como alvo; Deve haver pouca variação no consumo diário per capita do alimento; Não deve apresentar variações perceptíveis nas suas características sensoriais após a adição do nutriente em questão; O enriquecimento desse alimento em escala industrial deve ser economicamente viável.

Alimentos mais utilizados para enriquecer/fortificar Cereais e derivados; Sal; Açúcar; Condimentos usados nos países asiáticos (glutamato monossódico e curry); Leite e derivados.

Escolha do nutriente Deve ser estável nas condições de estocagem, distribuição e uso; Não deve criar um desbalanceamento dos nutrientes essenciais; Sua adição deve acontecer sob uma forma biologicamente disponível; A dose utilizada deve ser segura contra a ingestão excessiva, sem apresentar toxidez.

Formas de enriquecimento Macronutriente: mais simples Micronutriente: precisa considerar a forma química em que o mineral ou a vitamina é absorvida no organismo. Ex.: cálcio - forma iônica (Ca2+), oxalato de cálcio e carbonato de cálcio Mais de um micronutriente: complexação - afeta a biodisponibilidade.

Enriquecimento com minerais Forma química do sal ou mineral a ser adicionado; Custo Solubilidade Reatividade Granulometria Cor Gosto Densidade Cheiro

Ex. Cálcio Demanda varia de acordo com faixa etária e situações especiais, como gravidez e amamentação.

Ex. Ferro Tecnicamente mais difícil, quando comparado a outros minerais; As formas mais absorvidas são muito reativas e catalisam reações oxidativas que resultam em cor, sabor e odor indesejáveis; Normalmente, utiliza-se o sulfato ferroso, mas este apresenta problemas de ordem sensorial. A novidade é a utilização de quelatos, que mantém a estabilidade química do íon, facilitando sua aplicação em diferentes tipos de alimentos.

Enriquecimento com vitaminas Leva em consideração a solubilidade da vitamina - lipo ou hidrossolúvel Ex: Vitaminas A e D no leite e em derivados deste - o desnate torna o enriquecimento com vitaminas inviável. Biscoitos recheados - massa e recheio, Formulações de achocolatados - tanto as lipo, quanto as hidrossolúveis.

Ex. Vitamina A Incorporada nos alimentos na forma de éster de retinil (palmitato ou acetato); somente em produtos que contém gorduras, como leite integral e seus derivados, recheios de biscoitos, formulações para achocolatados e outros.

Desafios do enriquecimento Alimento veículo que seja de consumo amplo Ex.: iodo no sal de cozinha; ferro e ácido fólico nos derivados de trigo (farinhas, macarrões e outros) Garantir a máxima biodisponibilidade possível, próxima àquela encontrada nos alimentos que já contêm os nutrientes em questão em quantidades suficientes.

Desafios do enriquecimento O repasse do custo do enriquecimento não deve ser percebido pelo consumidor no preço final do produto enriquecido. Estimular a adoção de hábitos saudáveis de vida, como o combate ao tabagismo e ao alcoolismo, a prática de exercícios físicos, o consumo elevado de proteínas, etc. Evitar interações negativas entre nutrientes múltiplos. Alcançar, cada vez mais, grupos vulneráveis, como as pessoas de terceira idade, por exemplo.