MERCADO DE EVENTOS: TENDÊNCIAS & OPORTUNIDADES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Advertisements

Estudo de Caso: Ibitinga
Organização e Técnicas Comerciais
Profissional Globalizado Atualização do Conhecimento
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Plano Nacional de Turismo
Eventos X Turismo Eventos Fórum Internacional de Gestão do Esporte
PLANO DE PATROCÍNIO INTERCÂMBIO.
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Londres Centro Educacional N. S. Auxiliadora
A Ateliê de Eventos nasceu e cresceu com a proposta de criar e gerenciar eventos sob medida para seus clientes. Com essa estratégia conseguimos conquistar.
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
Um novo Cenário Econômico - Resseguro Aberto Francisco Galiza, Consultor Fevereiro/2007 Seminário Resseguro.
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
FAÇA DO SEU EVENTO UM SUCESSO!
Atualmente o investimento em soluções digitais é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A WebQualité é especialista no atendimento e desenvolvimento.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Apresentação do produto
ESTRATÉGIAS DE MARKETING E LIMITES DA COMUNICAÇÃO
A Experiência da Embratur na Segmentação do Turismo
Marca Empresa.
Lamborghini Curso: Publicidade e Propaganda- Conceitos e Categorias
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
O RIO DE JANEIRO HOJE É O PRINCIPAL CENTRO PARA INVESTIMENTOS NA AMÉRICA LATINA. A percepção de segurança cresceu com o sucesso das UPPs, a retomada dos.
Jornal do Ônibus A melhor notícia está aqui
Empreendedorismo e Startups
Eventos Segmentados Evento Virtual/Digital
O EVENTO No dia 31 de agosto de 2013, Florianópolis, uma das principais capitais turísticas do País, será palco para realização do IV Encontro da Oftalmologia.
© LFC Management Direitos reservadoswww.lfcmanagement.net CASA DO BRASIL CASA DO BRASIL.
O mundo não acabou, ele está apenas começando. O MUNDO É NOVO André Guerreiro.
Aspectos Metodológicos da Avaliação de Impactos dos Projetos de Investimento no Espírito Santo Roberto M. Iglesias PUC –RJ Junho de 2009.
Empreendedorismo Feminino no Brasil
PROPOSTA DE AÇÃO ORIENTADORA: CYBELLE BUSSIKI. PROPOSTA DE AÇÃO - 24 HORAS DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL SOBRE A PROPOSTA (O PROBLEMA)JUSTIFICATIVA A Copa.
Cara Brasileira A “CARA BRASILEIRA” DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS A “CARA BRASILEIRA” DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Economia X Mercado Mundial de TI (2010, US$ BI) PAIS Trilhões ($) EUA15,5 CHINA7,7 JAPÃO6,1 ALEMANHA3,7 FRANÇA2,9 BRASIL2,61 Reino Unido2,60 ITÁLIA2,38.
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Copa de 2014 Seminário Embarque no Turismo Brasília, 09 de junho de 2010.
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Ensaio Sobre a Economia da Cultura: Modelo Econômico do CINE PE.
CLIENTE SEBRAE-MG CASE INSTITUCIONAL Feira do Empreendedor 2010.
“ Crescendo em Qualidade Profissional “ Tendência que faz a diferença Tânia Trevisan.
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
O Ambiente de Marketing
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
Continente Omnilife A Omnilife é uma gigante do mercado dos suplementos alimentícios naturais, proprietária da maior fábrica do mundo em seu segmento e.
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
¨Copa do Mundo de 2014: Impactos no Turismo Brasileiro¨ João Carlos de Andrade.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Disciplina: Organização do Trabalho
A A Associação Internacional de Comércio e Cultura (AICC) e a Escala Eventos fecham mais uma vez uma parceria de sucesso e lançam em 2010 a “AICC Gourmet.
Oii, eu sou Antônio Lucas Coordenador nacional da Seleção Brasileira de Máster e se você está aqui...
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Perguntas frequentes em uma entrevista
2 Implantação 2010 Objetivo Incremento da arrecadação Público Turistas, mercador corporativo, profissionais de turismo, promotores/profissionais de eventos.
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
PESQUISA Indústria Criativa - Futuros Profissionais Diretoria de Desenvolvimento Econômico 27 de maio de 2008.
FRENTE PARLAMENTAR DE TURISMO ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO 13 DE AGOSTO DE 2012.
6 Idéias Para Ganhar Dinheiro Top Marketing Total.
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
E-relacionamento. Caso da Holiday Inn falhas podem custar caro Questão de EXPECTATIVA Há anos, realizou uma campanha denominada “Sem Surpresas”.Entretanto,
Transcrição da apresentação:

MERCADO DE EVENTOS: TENDÊNCIAS & OPORTUNIDADES

“ NÃO PODEMOS DIRIGIR O VENTO. MAS PODEMOS AJUSTAR AS VELAS ” “ NÃO PODEMOS DIRIGIR O VENTO ... MAS PODEMOS AJUSTAR AS VELAS ” AUTOR DESCONHECIDO

Os Investimentos em eventos aumentam e o turismo agradece Foi-se o tempo em que organizar um evento consistia em tarefa ingrata para as empresas, que não investiam na atividade por considerá-la pouco valorizada no contexto dos negócios. Hoje, os eventos são vistos como importante ferramenta de comunicação, usada de maneira estratégica pelas organizações para formar e consolidar imagem e para aproximar a marca de seus públicos, propiciando um excelente canal de relacionamento.

Os números não deixam mentir Os números não deixam mentir. Segundo estimativa do mercado, no Brasil os investimentos nesta ferramenta tota1izaram cerca de R$ 1,3 bilhão em 2005, montante que já representa 8% de tudo que o chamado marketing promocional fatura no País. Dados da Ampro (Associação de Marketing Promocional) apontam que, em 2004, a penetração da atividade de eventos entre as 100 maiores empresas do Brasil chegou a 95%, superando até mesmo o índice de 90% da publicidade. Tantos investimentos confirmam o dado da Federação Brasileira de Convetion & Visitors Bureaux de que, hoje, são realizados 327 mil eventos por ano na País. Só em São Paulo acontece um evento a cada 12 minutos.

Com dados animadores e investimentos expressivos na área de eventos, o setor de turismo acaba sendo beneficiado. Afinal, grandes eventos podem atrair também muitos turistas. Como exemplo, podemos citar o show do Roling Stones, em Copacabana, que reuniu milhares de pessoas de todos os cantos do País. O turismo de eventos é um dos segmentos mais disputados pelos países porque, nessas ocasiões, muitas vezes, os produtos turísticos são vendidos por atacado. Além de se hospedar durante toda a duração do acontecimento, o turista de eventos contribui para a arrecadação local, freqüentando shoppings, cinemas, teatros, bares, restaurantes etc. Além de ser um ótimo negocio para os locais receptivos, este tipo de turismo independe dos fatores climáticos.

O crescimento da atividade acompanha também a exigência por parte do mercado e o surgimento de novos conceitos que trazem sofisticação e resultados mensuráveis ao universo da criação de eventos. Qualquer que seja o acontecimento escolhido, cada vez mais as empresas utilizam esta ferramenta para fazer com que seus públicos tenham experiência com a marca. Toda sensação que um publico tem em um evento é importantíssima, pois será lembrada como a experiência que uma determinada marca lhe oferece. Em um evento perfeito, quem dele participa vivencia todos os benefícios que tal marca pode lhe trazer.

Quando as empresas optam por oferecer uma experiência positiva com a marca, os pontos turísticos mais bem estruturados ganham novamente. Em um evento tudo precisa impressionar e causar um impacto positivo, passando, inclusive, pela escolha do local. Novamente, podemos recorrer ao show da banda inglesa. Quem compareceu ao evento, que teve o patrocínio de grandes marcas, além de aproveitar um mega show gratuito, pôde curtir as praias e o sol da Cidade Maravilhosa. Outros exemplos são as convenções de empresas que freqüentemente, ocorrem nas capitais do Nordeste.

Para finalizar, vale ressaltar que o setor de eventos responde por grande parte dos fluxos turísticos para uma variedade destinos. Multidões viajam para eventos religiosos, como o Círio de Nazaré, em Belém, ou a Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém; ou para eventos esportivos como a Fórmula 1, em São Paulo; para eventos culturais como a Festa do Boi Bumba, em Parintins, no Amazonas; agropecuários, como a Festa do Vinho, em Caxias, no Rio Grande do Sul, ou a Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos, em São Paulo; eventos comerciais como o Salão do Automóvel, em São Paulo; ou para eventos técnicos e científicos que ocorrem pelo Brasil todo. Tal setor tem sua importância ainda mais ampliada ao considerarmos que, por meio dele, os negócios são alavancados, as ciências e as tecnologias evoluem, as informações são socializadas e o entendimento é atingido.

Vale lembrar que sob a liderança da UBRAFE, as feiras de negócios brasileiras cresceram 300% de 1992 a 2006 e consolidaram-se como os maiores e mais importantes encontros comerciais do Brasil para empresas de todos os portes: grandes, médias, pequenas e micro. Em 1992, eram 38 feiras de negócios associadas em uma área locada de 500 mil m2. Em 2008, serão 118 feiras de negócios locadas em mais de 2 milhões de m².

Rubens Ricupero explica o turismo de negócios como economia criativa O Ministro Rubens Ricupero acaba de realizar a Palestra Magna do Seminário Eventos com o tema “Um novo cenário internacional para a indústria de Eventos”, o experiente diplomata compartilhou sua experiência sobre o mercado de eventos, que segundo ele está constituído em um novo ramo da economia, o da economia criativa.

Segundo Ricupero, “a economia criativa é um ramo da economia que não depende dos fatores tradicionais de produção e sim da criatividade do ser humano, englobando as indústrias culturais e de entretenimento, com forte ligação com as artes". Um ramo que, por estar baseado na capacidade de criar e da contratação de talentos individuais oferece grandiosas perspectivas para a geração de empregos e tem capacidade de crescimento quase que ilimitada.

O ex-ministro prosseguiu comentando que esse setor ocupa lugar de destaque na economia dos países desenvolvidos, figurando em primeiro lugar no Reino Unido e segundo nos Estados Unidos. A indústria de eventos está inserida nessa atividade e portanto, “mesmo nos tempos mais difíceis é um dos ramos que mais cresce”.

“EMPREENDER é ter Esperança; é decidir pela vitória em cada Circunstância que a Vida nos Coloca”