Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREVENÇÃO NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE:
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
FATORES DE RISCO E PROTEÇÃO – Importância para a Prevenção
Secretaria de Assistência Social Município de Toledo Paraná
A escola e a prevenção ao uso de drogas
PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS
Entendendo o Adolescente Normal
CONSIDERAÇÕES GERAIS INFLUÊNCIAS EXTERNAS NEGATIVAS SOBREPUJAM INFLUÊNCIAS POSITIVAS Pais - Trabalhar com vigor para construir uma família sadia. mesmo.
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Políticas Públicas e Sociedade Civil
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
MOTIVAÇÃO É fazer com que uma pessoa ou um grupo de pessoas, cada qual com suas características de personalidade distintas, necessidades próprias, a trabalhar.
O desafio da construção das redes de proteção ao uso de drogas para crianças e adolescentes Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida Penso – Universidade Católica de.
SENAD SECRETARIA NACIONAL ANTIDROGAS BRASIL
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Maria de Fátima Rato Padin
EXCLUSÃO SOCIAL O conceito de exclusão : ato pelo qual alguém é privado ou excluído de determinadas funções. A exclusão social implica numa privação.
AVALIAÇÃO NA ESCOLA INCLUSIVA.
Marketing Pessoal SLIDES MODELO ALEATÓRIOS
DIRETORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
Projeto de Capacitação entre as Alianças Bíblicas
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Os Adolescentes Aprendem o Que Vivenciam
Drogas na adolescência
A Rede Social.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
PERSONALIDADE.
A formação de hábitos de saúde deve começar no ambiente familiar.
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Alcoolismo.
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
II Orientação Técnica PCAGP.
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DA
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Diretrizes de um programa de prevenção
Mobilizando seus colegas de trabalho
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto “Jovem Legal”.
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Universidade Federal do Rio Grande Psicologia Educacional
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Terapia Familiar.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Individual: não ter tido contato com pai biológico ou com outra referência paterna importante; experiências de violência física e/ou psicológica com o.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
MARILUCIA FERREIRA. COMUNICAÇÃO: DIÁLOGO ESCOLA E FAMÍLIA OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS AÇÕES DOS RESPONSÁVEIS PELAS CRIANÇAS PARA CAMINHAREM COM OS OBJETIVOS.
Transcrição da apresentação:

Fatores de Risco e de Proteção no Uso e Abuso de Substância​s Psicoativas

Fatores de Risco Fatores de risco são circunstâncias sociais ou características da pessoa que a tornam mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados como o de usar drogas

Fatores de Proteção Fatores de proteção são os que contrabalançam as vulnerabilidades, fazendo com que a pessoa tenha menos chance de assumir esse comportamento.

Fatores de Risco e de Proteção OS FATORES DE PROTEÇÃO E DE RISCO ESTÃO NA PRÓPRIA PESSOA, NA SUA FAMÍLIA, NOS SEUS AMIGOS, NA ESCOLA, NO TRABALHO, NA COMUNIDADE EM QUE VIVE E NA SOCIEDADE EM GERAL

Fatores de Risco e de Proteção Fazem parte deles aspectos biológicos, genéticos e de relacionamento como a maneira de interagir na família, as oportunidades de conviver com as drogas e de obtê-las, a cultura na qual a pessoa vive e os efeitos que cada droga experimentada causa especificamente no indivíduo.

Fatores de Risco e de Proteção UM MESMO FATOR PODE SER DE RISCO PARA UMA PESSOA E DE PROTEÇÃO PARA OUTRA.

FATORES DO PRÓPRIO INDIVÍDUO DE PROTEÇÃO DE RISCO HABILIDADES SOCIAIS INSEGURANÇA COOPERAÇÃO INSATISFAÇÃO COM A VIDA HABILIDADES PARA RESOLVER PROBLEMAS SINTOMAS DEPRESSIVOS VÍNCULOS POSITIVOS COM PESSOAS, INSTITUIÇÕES E VALORES CURIOSIDADE AUTONOMIA BUSCA DE PRAZER AUTO-ESTIMA DESENVOLVIDA

FATORES FAMILIARES DE PROTEÇÃO DE RISCO PAIS QUE ACOMPANHAM AS ATIVIDADES DOS FILHOS PAIS QUE FAZEM USO ABUSIVO DE DROGAS ESTABELECIMENTO DE REGRAS DE CONDUTA CLARAS PAIS QUE SOFREM DOENÇAS MENTAIS ENVOLVIMENTO AFETIVO COM A VIDA DOS FILHOS PAIS EXCESSIVAMENTE AUTORITÁRIOS OU MUITO EXIGENTES RESPEITO AOS RITOS FAMILIARES ESTABELECIMENTO CLARO DA HIERARQUIA FAMILIAR

FATORES ESCOLARES

DE PROTEÇÃO DE RISCO BOM DESEMPENHO ESCOLAR BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR BOA INSERÇÃO E ADAPTAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR FALTA DE REGRAS CLARAS LIGAÇÕES FORTE COM A ESCOLA BAIXAS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO ÀS CRIANÇAS OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO E DECISÃO EXCLUSÃO SOCIAL VÍNCULOS AFETIVOS COM PROFESSORES E COLEGAS FALTA DE VÍNCULOS COM AS PESSOAS OU COM A APRENDIZAGEM REALIZAÇÃO PESSOAL POSSIBILIDADES DE DESAFIO E EXPANSÃO DA MENTE DESCOBERTA DE POSSIBILIDADES E TALENTOS PESSOAIS PRAZER EM APRENDER DESCOBERTA E CONSTRUÇÃO DE PROJETO DE VIDA

FATORES SOCIAIS DE PROTEÇÃO DE RISCO RESPEITO ÀS LEIS SOCIAIS VIOLÊNCIA CRTEDIBILIDADE DA MÍDIA DESVALORIZAÇÃO DAS AUTORIDADES SOCIAIS OPORTUNIDADE DE TRABALHO E LAZER FALTA DE RECURSOSOS PARA PREVENÇÃO E ATENDIMENTO INFORMAÇÕES ADEQUADAS SOBRE AS DROGAS E SEUS EFEITOS DESCRENÇA NAS INSTITUIÇÕES CLIMA COMUNITÁRIO AFETIVO FALTA DE OPORTUNIDADE DE TRABALHO E LAZER CONSCIÊNCIA COMUNITÁRIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

FATORES RELACIONADOS À DROGA DE PROTEÇÃO DE RISCO INFORMAÇÕES CONTEXTUALIZADAS SOBRE EFEITOS DISPONIBILIDADE PARA COMPRA REGRAS E CONTROLE PARA CONSUMO ADEQUADO PROPAGANDA QUE INCENTIVA E MOSTRA APENAS O PRAZER QUE A DROGA CAUSA PRAZER INTENSO QUE LEVA O INDIVÍDUO A QUERER REPETIR O USO

A PRESENÇA DOS PAIS, JUNTO AOS FILHOS É TÃO IMPORTANTE NA ADOLESCÊNCIA QUANTO NA INFÂNCIA. SEU PAPEL É ESTAR ATENTO, MOBILIZAR SEM DIRIGIR, APOIAR NOS FRACASSOS E INCENTIVAR NOS ÊXITOS; EM SUMA, É ESTAR COM OS FILHOS E RESPEITAR CADA VEZ MAIS SUA INDIVIDUALIDADE.

Importância de construir um Projeto de Vida. Definir metas/objetivos a curto, médio e longo prazo, e levantar como alcançar tais objetivos.

Edilson Ribeiro ediribe@gmail.com Prefeitura de Goiânia Secretaria Municipal de Saúde CAPS 62 3524-2419 Edilson Ribeiro ediribe@gmail.com