Responsabilidade Social no Walmart Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Unidade de biodiesel da Petrobras
O Compromisso das Empresas com a Valorização da Mulher
Seminário do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo
EXPERIÊNCIA, PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DO
Prof. Jaime Augusto Chaves
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Integração Padronizada para Obras
Efficient Consumer Response -ECR-
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Responsabilidade Social 1º Encontro de Fornecedores da ELETROSUL Florianópolis – SC 11 de novembro de 2010.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
Um Atacadista com Cultura Varejista INVADE O VAREJO
O Boticário.
AGRONEGÓCIO.
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Na ampla e crescente geração, e principalmente, na busca de uma disposição técnica e econômica, para os Resíduos Industriais. ORIGEM.
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PETROBRAS e ISO 26000
Mandic Partner Program
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
GRUPO ...NOSSOS:.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO FEQ- UNICAMP
As transformações da logística
PROJETO IND P&G 6.1 PROMINP.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Equipe de Gestão.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de definição de um negócio O modelo de análise setorial de Porter A cadeia de valor da.
Losango: uma empresa que tem orgulho de sua gente!
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Projeto Biodiesel 24 de junho de 2009.
Ações Sustentabilidade ASSINTECAL. Apoio: Finep, Sebrae e Apex Objetivo : desenvolvimento de um calçado ecologicamente correto. Premissa : oferecer ao.
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
A sustentabilidade chega aos ambiental e socialmente correta
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
RAILTON LIMA Diretor Presidente Recife 2012
Rede Interamericana De Fundações e Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base.
PLANO DE AÇÃO PARA PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS
CONTRATOS DE COLABORAÇÃO
Missão Nós da Agência CI -Criatividade Inovadora, acreditamos que a diversidade e o novo encantam mais do que meras palavras, existimos para que o diferencial.
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
Gerência de Desenvolvimento Regional Sustentável
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Implantação do sistema SAP para controle das verbas comerciais
Centro de Ensino Superior do Amapá
Institucional OnSet.
Mercado de Commodities – madeira nativa
Universidade Empresarial Sabesp
Canais de distribuição
Instituto Gerdau.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
SUSTENTABILIDADE2010 Sustainability VOCÊ SABE QUAL SUA PARTICIPAÇÃO NA EMISSÃO DE GASES EFEITO ESTUFA? VOCÊ TEM MAIS RESPEITO AS EMPRESAS QUE SE PREOCUPAM.
Mercados e Negociação Comercial Docente: Fernanda Policarpo Discentes: Eduardo Rama / Naíde Neves.
Base Estratégica Corporativa - BEC
RIMGD LTDA. Robson Alves de Morais Diretor Comercial.
PROGRAMA VAREJO COMPETITIVO Parceria ABAD e SEBRAE Convênio Conscientização do ATACADISTA DISTRIBUIDOR.
Molaflex Certificação Ambiental: uma alavanca para a Internacionalização das Empresas.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social no Walmart Brasil Paulo Mindlin Diretor de Responsabilidade Social

Estratégias corporativas Missão, visão e estratégias corporativas Missão Vendemos por menos para as pessoas viverem melhor Estratégias corporativas Engajar e desenvolver nossos funcionários Crescer de forma lucrativa e contínua Ser o melhor canal entre fornecedores e consumidor Ser a melhor experiência de compras com preços imbatíveis Visão Ser o melhor varejista do Brasil na mente e no coração dos consumidores e funcionários Investir em sustentabilidade é uma estratégia de negócio fundamental para liderar. Afinal, o consumidor já começa a exigir ações socioambientais do setor privado. E ainda: Sustentabilidade é eficiência e faz bem ao negócio, já que muitas das iniciativas de ecoeficiência representam redução de custos no médio e longo prazo. As metas de sustentabilidade, definidas em 2005, visam a garantir e perpetuar o futuro do negócio. Foco na redução de custos e aumento da produtividade Ser líder em Sustentabilidade e Respons. Social 2 2

Presença no Brasil 5 formatos 9 bandeiras 18 Estados + DF 450 lojas Hipermercado Supermercado Lojas da Vizinhança Atacado Clube de Compras 1995 Início das atividades 2001-2003 Alicerce p/expansão 2004 Aquisição Bompreço 2005 Aquisição Sonae 2006-2010 Crescimento orgânico 5 formatos 9 bandeiras 18 Estados + DF 450 lojas 80 mil funcionários 2010: 15 anos no Brasil R$ 19,7 bi de faturamento em 2009.

Metas de Sustentabilidade Clima e Energia Resíduos Produtos Pessoas/Comunidade No Walmart, dividimos as áreas de trabalho de sustentabilidade em três grupos: Clima e Energia, Resíduos e Produtos. O Walmart estabeleceu um grupo de objetivos que está ajudando a empresa a avançar na sua estratégia de sustentabilidade. Quanto Clima e Energia, o nosso principal objetivo é o de ser fornecidos por 100% de energia renovável. A empresa também é destinada a reduzir as suas emissões de GEE e melhorar a eficiência energética nas suas lojas, centros de distribuição e escritórios. Em relação aos resíduos, nosso objetivo é gerar “Impacto Zero", em nossas instalações. Esta meta foi traduzida em alguns objetivos como a redução da eliminação de resíduos em aterros (por desvio de resíduos para reciclagem e compostagem) e reduzir a quantidade de sacos plásticos distribuídos em nossas lojas. Finalmente, o Walmart também fixou metas para aumentar a oferta de produtos sustentáveis. Esta metas estão estreitamente relacionadas com o core business do Walmart. As metas estabelecidas visam aumentar a oferta de produtos sustentáveis e, para incorporar melhores práticas em matéria de produtos, reduzir o fosfato nos detergentes. É importante enfatizar que a definição de objetivos é apenas o primeiro passo para incorporar a sustentabilidade na estratégia do negócio. O verdadeiro desafio é saber como traduzir os objetivos em práticas reais. 4 4 4

Instituto Walmart Missão: Promover o autodesenvolvimento para as pessoas viverem melhor Visão: Ser uma organização referência em investimento social Profissionalização de jovens Desenvolvimento Local Negocios Inclusivos Estímulo à geração de renda e a empreendimentos produtivos e de serviços Quanto Clima e Energia, o nosso principal objetivo é o de ser fornecidos por 100% de energia renovável. A empresa também é destinada a reduzir as suas emissões de GEE e melhorar a eficiência energética nas suas lojas, centros de distribuição e escritórios. Em relação aos resíduos, nosso objetivo é gerar “Impacto Zero", em nossas instalações. Esta meta foi traduzida em alguns objetivos como a redução da eliminação de resíduos em aterros (por desvio de resíduos para reciclagem e compostagem) e reduzir a quantidade de sacos plásticos distribuídos em nossas lojas. Finalmente, o Wal-Mart também fixou metas para aumentar a oferta de produtos sustentáveis. Esta metas estão estreitamente relacionadas com o core business do Wal-Mart. As metas estabelecidas visam aumentar a oferta de produtos sustentáveis e, para incorporar melhores práticas em matéria de produtos, reduzir o fosfato nos detergentes. É importante enfatizar que a definição de objetivos é apenas o primeiro passo para incorporar a sustentabilidade na estratégia do negócio. O verdadeiro desafio é saber como traduzir os objetivos em práticas reais. [continua no próximo slide] Investimentos em capital social, político, econômico e ambiental Apoio a projetos de inclusão no mercado de trabalho 5

Erradicação do Trabalho Escravo

Erradicação do trabalho escravo 2005: Lançamento e adesão ao Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo em 2005 Cláusulas a respeito da erradicação do trabalho escravo em contratos comerciais de fornecimento Encontro com fornecedores da cadeia da pecuária bovina e convite à adesão Sensibilização, conscientização e alerta sobre o tema para parceiros e fornecedores O WMB aderiu ao Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo, uma parceria entre a ONG Repórter Brasil, a OIT Brasil, o Instituto Ethos e o Ministério do Trabalho, no mesmo ano em que foi lançado, em 2005.

Erradicação do trabalho escravo Em 2008, a empresa assumiu novos compromissos na busca de erradicar o trabalho escravo e infantil. Signatários de pactos setoriais relacionados ao setores pecuário, madeira e soja e com o desenvolvimento de um mercado de produtos sustentáveis. A princípio, deveríamos apenas trabalhar com fornecedores de São Paulo, mas ampliamos a causa e hoje todos os nossos fornecedores ou assinaram ou estão em processo de assinatura de aditivos de contrato que incluem os compromissos dos pactos.

Erradicação do trabalho escravo Pacto pela Sustentabilidade Compromissos com a Amazônia Pactos Setoriais (Carne, Madeira e Soja) Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo Moratória da Soja Programa Abras de Certificação da Produção Responsável da Pecuária Bovina Compras responsáveis Redução de resíduos 9

Erradicação do trabalho escravo Uma das atividades realizadas foi uma campanha para angariar assinaturas para o abaixo assinado pela aprovação da PEC 438. Malas diretas para fornecedores, parceiros e clientes foram enviadas convidando-os a assinar o abaixo assinado. Blocos foram colocados nas lojas arrecadando assinaturas dos clientes.  campanha para angariar assinaturas para o abaixo assinado pela aprovação da PEC 438

Erradicação do trabalho escravo

Obrigado! www.walmartbrasil.com.br