EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REDUZIR REUTILIZAR RECICLAR.
Advertisements

PROJETO MEIO AMBIENTE: NOSSA ESCOLA MAIS VERDE
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
E.E.M. Dep. Nagib Zattar Jd.Paraíso
Pedagogia da pesquisa-ação
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
DIRETRIZES CURRICULARES
ÁGUAS – GOTAS DE VIDA PARA O PLANETA TERRA
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Tecnologia Espacial na Educação
DO TCC PROJETO INTENÇÃO PLANEJAMENTO INTENÇÃO
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
SENSORIAMENTO REMOTO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA MAIS QUE INTERESSANTE
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
IF115 - Manejo de Bacias Hidrográficas
I CURSO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES SÓCIOAMBIENTAIS GRUPO DE BOTUCATU ORGANIZAR COMUNIDADES ESCOLARES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS Educação.
Introdução à Cartografia
Grupo: Carlisa Andrade Maria Borges Marina Santos Viviane Bertoldo
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
O mundo inteiro vai ver Maranguape com bons olhos.
Instituto de Física de São Carlos Comissão de Gestão Ambiental
ÁREAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E SISTEMAS EDUCATIVOS
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
Prof. ANTÔNIO CARLOS MACHADO DA ROSA
Sugestão de Atividade:
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
 A) Título da produção digital: “Festejando os “50 anos da EMEI JP PATINHO FEIO” utilizando suportes tecnológicos de comunicação”  B) Nome completo da.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
Introdução O Plano Estratégico Situacional (PES) é um método de planejamento por problemas e trata, principalmente, dos problemas mal estruturados e complexos,
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
PROGRAMA SANEAMENTO BÁSICO INTEGRADO REGIÃO ADMINISTRATIVA NORTE
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã O crescimento da vila da Sertã,
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Biblioteca Pública Menotti del Picchia
Diagnóstico ambiental do Córrego Cercadinho André L. C. Viana Danilo G. P. Domingues Kamilla E. P. de Matos Suzan Thaís Mariano Vitor Bicalho Welbert Vinícius.
Vania Maria Salomon Guaycuru de Carvalho
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
INTERVENÇÃO EDUCATIVA COMO FERRAMENTA DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” Guilherme Aleoni – Bolsista do Programa USP Recicla (ESALQ/USP)
Dissecação Animal e a Aprendizagem Significativa De Ciências
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
Blog do. O que é um coletivo educador? É um grupo de educadores(as) de diferentes instituições, que atuam em processos formativos no campo da Educação.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ENTRE ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ Wagner Santos, Lis Peixoto Rocha,
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
O Reserva Rotta Ely está localizado no Cristal, um bairro com grande variedade de comércio e serviços, inclunido o Barra Shopping. Esta.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
Jornada Nacional de IC - UPM
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Maio/2015.
EMEF “Profª Elza Maria Pellegrini de Aguiar” Aprendizagem por investigação Um mergulho no conhecimento Gisele Flavia Alves Oliveira Giachetto Prefeitura.
Transcrição da apresentação:

EMEF Presidente João Belchior Marques Goulart

Os “caminhos” das águas e dos resíduos sólidos nas Vilas Elisabeth e Asa Branca em Porto Alegre: descobrindo rotas, desvendando hábitos, criando mapas

Este trabalho aborda os hábitos de consumo de água e de descarte de resíduos sólidos nas Vilas Elisabeth e Asa Branca (localizadas no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre/RS). Foi desenvolvido pelos estudantes-monitores do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) e pelo Laboratório de Tecnologias Educativas (LABTEC) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente João Belchior Marques Goulart, entre os meses de julho e outubro de 2013.

GRUPO DE TRABALHO Profa. Michele Rossoni Rosa Profa GRUPO DE TRABALHO Profa. Michele Rossoni Rosa Profa. Raquel Caleghari Pacheco Angélica Maria Timm Guedes (13 anos - C22) Daiane Noronha Araújo (12 anos – C13) Daniela Welter (13 anos – C23) Eduarda Martins Vigil (12 anos – C13) Gabriel Welter dos Santos (13 anos – C21) Leonardo Digarais Flores (14 anos - C32) Morgana dos Santos Moreira (13 anos – C11) Raquel Cristina Carlos (12 anos - C12) Sabrina Tainá dos Santos Moreira (13 anos – C12) Samantha Farias Mattos (12 anos – C13) Vitória Caroline Nunes Scheffer (13 anos – C22) Thomaz William de Quadros (14 anos – C32)

O objetivos principais do projeto foram: 1) compreender os hábitos (entendidos como comportamentos repetidos regularmente) dos moradores quanto ao consumo de água e descarte de resíduos sólidos, através de entrevistas; 2) avaliar os hábitos identificados, tendo como referência a noção de sustentabilidade ambiental (que envolve a tomada de decisões e as ações para a proteção do mundo natural, preservando a capacidade do ambiente de sustentar a vida); 3) construir mapas digitais específicos sobre as comunidades, com os “caminhos” ou dinâmicas de movimentação das águas na Bacia do Lago Guaíba e de circulação de resíduos sólidos na região de Porto Alegre.

As etapas e metodologias de trabalho foram: 1) delimitação da região específica de pesquisa e geração de mapas digitais e impressos, utilizando o Google Maps; 2) pesquisa e síntese das informações sobre a região constantes no Atlas Ambiental de Porto Alegre; 3) pesquisa e síntese sobre o sistema de coleta e circulação de resíduos sólidos (“seco” e orgânico) no município e nas duas comunidades; 4) criação e aplicação de questionários de coleta de dados em domicílios da região delimitada;

7) construção de mapas digitais temáticos (utilizando o Google Earth). 5) discussão e análise dos dados e construção de gráficos, utilizando o Google Drive; 6) criação de temáticas relacionadas aos dados coletados e informações pesquisadas; 7) construção de mapas digitais temáticos (utilizando o Google Earth). Os vídeos a seguir demonstram as temáticas e mapas criados.

Localização

Hábitos das comunidades (gráficos)

Caminhos dos resíduos sólidos

Águas e a inundação (de 01/09/13)

Com este trabalho, conseguimos mapear alguns hábitos e concluímos que, nas ruas pesquisadas, predominam aqueles pouco sustentáveis entre os moradores, em relação à água e aos resíduos sólidos. Acredita-se que, em parte, isso se deve ao pouco conhecimento sobre a região e suas dinâmicas. Espera-se que o trabalho forneça informações úteis, que contribuam para o aprimoramento de hábitos sustentáveis na escola e nas comunidades. Os mapas criados estão sendo apresentados para professores e estudantes da nossa escola.

Equipe LABTEC-LIAU