PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Advertisements

Professor – Dejalma Cremonese
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
LEGISLAÇÃO - CONSTITUIÇÃO
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
Tópico III – Princípios Fundamentais
ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA
DIREITO CONSTITUCIONAL II
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Justiça Pública e Poder Judiciário
Organização e Estrutura do Estado
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
DIREITO CONSTITUCIONAL II
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Dos Princípios Fundamentais
Unidade 2 - Direito Constitucional
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Curso Direito à Memória e à Verdade
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
As relações entre Estados
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
O que é o Estado? Capítulo 16.
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
O Estado e os Três Poderes
AUDA DO DIA Conceito de Estado e formas de Governo
ESTADO E GOVERNO.
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL II Docente Marco Dórea Tel:
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Direito Constitucional e da Cidadania I
DIREITO CONSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Princípios e funções fundamentais de Direito e de Legislação educacionais – Fundamentos e objetivos do Estado brasileiro.
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Primavera de 2013 Apresentação.
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Constitucionais
Roteiro da Aula Convivência
Curso: Direito Disciplina: Direito Internacional Privado Professora: Adriana F S Oliveira
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Cont. Câmara dos Deputados
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direito Constitucional
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Profº Carmênio Barroso
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
Teoria Geral do Estado e da Constituição
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Direito Constitucional Professor Leonardo Vizeu Figueiredo 1 - I - Direito Internacional Privado: Conceitos, origens e teorias. por Leonardo Vizeu Figueiredo.
Direito Constitucional
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
 Título III - Da Organização do Estado Capítulo I - Da Organização Político-Administrativa Capítulo II - Da União Capítulo III - Dos Estados Federados.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Direito Constitucional
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
AULA 01 HISTÓRICO CONSTITUIÇÃO
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS Profª. Patricia

Fundamentos Art. 1º - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I- a soberania; II- a cidadania; III- a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo político. Parágrafo único - Todo o poder emanado povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Fundamentos Art. 1º - “A República...” a) A forma de governo do nosso país é a República, o que significa: * Representantes eleitos pelo povo. * Mandatos eletivos temporários. * Agentes políticos passíveis de responsabilização por seus atos. * Existência de soberania popular. * Repartição de poderes.

Fundamentos Art. 1º - “A República Federativa...” b) Forma do Estado Brasileiro: Federação Ou seja: formado por um conjunto de Estados-membros com relativa autonomia para se organizar política e juridicamente, e também regular os assuntos compreendidos por suas atribuições.

Fundamentos Art. 1º - “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal...” Embora a Federação por excelência seja aquela em que convivem as ordens jurídicas da União e a dos Estados-Membros, a Constituição Federal de 88 inseriu os Municípios e o Distrito Federal como entes federativos.

Fundamentos Art. 1º - “(...), constitui-se em Estado Democrático de Direito...” Fundado no princípio da soberania popular, ou seja, o povo tem participação efetiva e operante nas decisões do governo; Fundado na ideia da defesa dos direitos sociais, ou seja, busca de superação das desigualdades sociais e regionais e realização de justiça social. Pluralidade partidária, pois em Estados de Exceção há a presença de um único partido, o partido que institucionaliza a arbitrariedade.

Fundamentos Estado de Direito: Art. 1º - “(...), constitui-se em Estado Democrático de Direito...” Estado de Direito: Todos estão submetidos à lei confeccionada por representantes do povo, inclusive o próprio Estado. Os poderes do Estado estão repartidos, e exercem mútuo controle entre si; os direitos e garantias individuais são solenemente enunciados.

Fundamentos Art. 1º - “A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I- a soberania;...” Soberania - é o "poder de organizar-se juridicamente e de fazer valer, dentro de seu território a universalidade de suas decisões, nos limites dos fins éticos de convivência".

Fundamentos II- a cidadania;” Cidadania - é o status da nacionalidade brasileira acrescido dos direitos políticos, isto é, do direito de participar do processo governamental, seja enquanto candidato ao governo, seja enquanto eleitor. Um dos elementos essenciais para o desenvolvimento da cidadania é a educação, de modo a formar pessoas envolvidas com a sociedade e capazes de votar, ser votados, participar da vida política do país, fiscalizar a atuação do Estado através dos meios próprios e zelar pelo cumprimento de seus direitos e deveres.

Fundamentos Cidadania natural: Decorrente do nascimento Cidadania legal: outorgada por declaração legal (naturalização) A cidadania identifica que a pessoa, estando na posse de plena capacidade civil, também se encontra investida no uso e no gozo de seus direitos políticos.

Fundamentos III- a dignidade da pessoa humana;” encontra eco na relação de direitos individuais fundamentais estabelecidos pela Constituição; Representa o significado da pessoa na sociedade

Fundamentos IV- os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa...” Valores sociais do trabalho - são todos os direitos que possibilitam que o trabalho seja realizado com dignidade, entre eles, obrigação de remuneração justa e condições mínimas para o desenvolvimento da atividade. Livre iniciativa - significa que as pessoas possuem inteira liberdade para possuir bens e para tentar desenvolver empreendimentos de qualquer tipo, desde que respeitem as normas legitimamente existentes.

Fundamentos V - o pluralismo político.” Pluralismo político – Princípio da democracia liberal que consagra valor às ideias políticas de qualquer segmento popular. Veda a implantação de unipartidarismo. Garantia de liberdade de convicção filosófica e política.

Fundamentos Parágrafo único - Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Com relação ao parágrafo único, nos termos da atual Carta, o povo exerce o poder indiretamente ao votar, de maneira direta e universal. Existe também a possibilidade de o povo exercer diretamente o poder ao decidir soberanamente certas matérias que lhe são propostas. Ex: o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular.

Fundamentos Povo x População: Povo: É a soma dos naturais do território População:É a soma dos habitantes de determinado território em certo momento; OBS: base do conceito de ESTADO (Povo, Território e Governo).

Fundamentos Art 2º - São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. a) Poder Executivo, na esfera da União - é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, assim como em todos os países presidencialistas, é o Presidente da República. A sua função típica, essencial, é administrar, mas também pode legislar (por exemplo: elaboração de Medidas Provisórias ou de Leis Delegadas) e julgar (é o caso dos Tribunais Administrativos como, por exemplo, o Tribunal de Impostos e Taxas).

Fundamentos b) Poder Legislativo - é exercido pelo parlamento que, no Brasil, corresponde ao Congresso Nacional, composto pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados. Sua função típica é a elaboração das leis, mas também administra (exemplo: possibilidade de criação ou extinção de cargos, empregos e funções relacionadas aos seus serviços) e julga (compete à Câmara dos Deputados autorizar instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado; compete ao Senado Federal processar e julgar, nos crimes de responsabilidade, essas mesmas pessoas).

Fundamentos c) Poder Judiciário - é exercido pelos juízes, desembargadores e ministros do judiciário; além de julgar, o Judiciário pode, de forma atípica, legislar (por exemplo: elaboração de seu regimento interno) e administrar (organização de suas secretarias e serviços auxiliares).

Fundamentos Art 3º - Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I- construir uma sociedade livre, justa e solidária; II - garantir o desenvolvimento nacional; III- erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Fundamentos Este artigo, de conteúdo programático, fixa metas a serem alcançadas em longo prazo. As enumerações desses objetivos fundamentais fornecem diretrizes não apenas para o cidadão comum, mas, sobretudo para as políticas governamentais. O candidato deve observar uma importante diferença entre o art.1° e o art.3° da Constituição, pois o art.1 ° define os fundamentos, isto é, requisitos que já pertencem ao país, enquanto que o art. 3° define objetivos, metas, normas que devem ser cumpridas ao longo do tempo.

Fundamentos Art. 4º - A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios: I- independência nacional; II- prevalência dos direitos humanos; IIII - autodeterminação dos povos; IV- não-intervenção;

Fundamentos V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; Vll - solução pacífica dos conflitos; VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; X- concessão de asilo político.

Fundamentos Parágrafo único - A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.