Caráter Específico da Produção do Conhecimento e Produtos das Ciências sociais e Humanas no campo da Saúde XI CONGRESSO MUNDIAL DE SAÚDE PÚBLICA VIII CONGRESSO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

Dr. Thomé E. Tavares Filho
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pesquisa em Serviços de Saúde
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
Avaliação Institucional
CURRÍCULO E MUNDO CONTEMPORÂNEO Maurício Abdalla
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
Dilemas da burocracia no campo das políticas públicas: neutralidade, competição ou engajamento? Maria Ceci Misoczky.
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
XI Congresso Mundial de Saúde VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Brasil, de 21 a 25 de agosto de 2006 PAINEL Referências teóricas.
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E A GESTÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
A GESTÃO DO CONHECIMENTO
Brasil e Mundialização no governo Fernando Henrique Cardoso ( ) Introdução Visamos contribuir para o debate a respeito da globalização e da inserção.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Estatística & Geologia
XII Reunião Anual de Registros de Câncer 14 de maio de 2001.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Sociologia Jurídica: objeto e método
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
UFCD 0664 – Aplicações informáticas de contabilidade
SEMINÁRIO HORTOFRUTICULTURA DE MARÇO 2006
11 º Congresso Internacional ABED
Sou o que sou pelo que nós somos
UDESC Ética Profissional Prof.ª Kênia Gaedtke
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Medicina Baseada em Evidências O que é isso?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
Introdução a Questão Social
HERMENÊUTICA JURÍDICA
ALUNOS: ALANDIONE AP. DA SILVA ELZA RIBEIRO BUENO MARCIA BORGES.
Professor MS Alcidemar Junior
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Sociologia geral Introdução.
DILEMAS DO PARADIGMA BIOMÉDICO: O CAMPO DA NUTRIÇÃO ---AGOSTO 2010
Metodologia Científica
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Max Weber e as ações sociais
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Conceitos e Modalidades
Tcc- Artigo Científico
Avaliação da Política de Ciência Tecnologia e Inovação em Saúde Implementada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde, no período.
Rejane de Oliveira Pozobon
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
A palavra evidência nos faz pensar em algo que não deixa dúvida .
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
O Futuro do Profissional das Análises Clínicas no Brasil
ETAPA MUNICIPAL Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro” Celso Luiz Dellagiustina
A relação teoria-prática: um debate necessário para entender o papel da documentação.
Documentos e Propostas legais
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Caráter Específico da Produção do Conhecimento e Produtos das Ciências sociais e Humanas no campo da Saúde XI CONGRESSO MUNDIAL DE SAÚDE PÚBLICA VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA 21 à 25 de AGOSTO de 2006 ABRASCO - RIO DE JANEIRO ROSENI PINHEIRO/MADEL T. LUZ

Produção e a Produtividade na Sociedade Contemporânea Produtividade e Ritmo no Mundo Capitalista Atual Tempo Mecânico “Veloz” : a Perda da Noção de Tempo Vital Efeitos e repercussões no Trabalho Slide 4

Produção X Produtos: os dilemas para socialização do conhecimento da saúde coletiva Produção X produtividade = racionalidade moderna Difusão X socialização = relevância social Internacionalização X globalização = especificidade brasileira Divulgação X disseminação = critérios e parâmetros Informação X Comunicação Cientifica = democratização do acesso disponiblização de acervos adequado e atualizado Considerando que “a informação técnico-científica é fundamental para o desenvolvimento econômico e social, sobretudo para apoiar os processos de tomada de decisão na planificação, formulação e aplicação de políticas públicas ou para apoiar o desenvolvimento e a prática profissional... Slide 4

Especificidades da produção de conhecimento das Ciências Sociais e Humanas em Saúde O papel das ciências sociais diante de problemas específicos que afetam a saúde e a vida coletiva na atualidade: violência, organização do trabalho, miséria, isolamento social, etc. A lógica da produção do conhecimento em Ciências Sociais e Humanas (observação e interpretação de fatos e relações sociais) e a lógica da produção do conhecimento em saúde e medicina(s): (comprovação e eficácia de intervenções). O principal produto da atividade das ciências humanas e sociais é fruto do projeto de pesquisa: o relato de observação e interpretações de um objeto específico construído. O fruto do projeto pode dar origem a artigos, livros e projetos de intervenção no campo da saúde; O produto de difusão mais nobre das atividades Ciências Sociais e Humanas, em qualquer área, por ser sua forma de expressão mais genuína, é o livro Slide 4

Especificidade dos veículos e os produtos na ciências sociais e humanas no campo da saúde 1- TIPOS DE VEICULOS – periódicos, documentos e livros (coletânea e individual) e vídeos - regras da “Biblioteconomia” “cientometria - racionalidade da economia política” – para todas as áreas; 2- VEICULOS DA ÁREA DA SAÚDE COLETIVA – ÊNFASE NOS PERIÓDICOS – “REGRAS GERAIS” – centrado em um modo de produção que desconsidera as especificidades dos campos específicos que as compõe – ex. ciências sociais e humanas – formato único. 3-”QUALIS” PERÍODICO – CLASSIFICAÇÃO QUE CONFERE ATRIBUTOS AO “RITMO MECANICO VELOZ” QUE PODE COMPROMETER O RITMO VITAL DA PRODUÇÃO DO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA. REGRAS DE COMPETITIVIDADE. 4- QUALIS LIVRO É POSSIVEL – parâmetros e critérios “classificatórios” porosos às inovações – de modo apreender as especificidades existentes nos campos de conhecimento e os objetivos sociais e tecnológicos que ali se inserem.