Teoria Sociocultural
Psicologia Sócio-Histórica
Origem do pensamento sócio-histórico União Soviética, início do sec. XX Na década de 1960 surge como nova possibilidade teórica Chega ao Brasil na década de 1980 Influência marxista
Principais autores Vygostky Luria Leontiev
Premissas do pensamento sócio-histórico Superar as tradições positivistas (influência da Fenomenologia) Ver o homem como ser sócio-histórico e cultural O mundo psíquico está relacionado ao mundo material que é construído historicamente
Comportamento sexual
Comportamento sexual
Para Vygostky as origens dos processos mentais superiores (memória, atenção, linguagem), que diferenciam o homem dos outros animais, são decorrentes das relações sociais existentes ao longo do desenvolvimento humano.
Desenvolvimento craniano
Para Vygostky as origens dos processos mentais superiores (memória, atenção, linguagem), que diferenciam o homem dos outros animais, são decorrentes das relações sociais existentes ao longo do desenvolvimento humano. A história da sociedade e o desenvolvimento do homem caminham juntos e são interdependentes
Tese básica da teoria sociocultural O desenvolvimento é resultante da interação dinâmica entre as pessoas em desenvolvimento e a cultura em que vivem A cultura não é simplesmente uma variável externa que afeta o desenvolvimento, ELA é parte integrante do desenvolvimento
A aprendizagem dá-se através da interação social Analisa como práticas culturais específicas, especialmente a interação social com adultos, influenciam o desenvolvimento humano Para se compreender o desenvolvimento cognitivo é necessário olhar para os processos sociais de onde se origina o pensamento de uma criança
Ênfase no desenvolvimento ativo das crianças com seu ambiente. O crescimento cognitivo é um processo cooperativo. As crianças adquirem habilidades cognitivas como parte de sua indução a um modo de vida. Atividades compartilhadas ajudam as crianças a internalizar os modos de pensamento e comportamento de suas sociedades e a torná-los seus.
Zona de Desenvolvimento Proximal Os adultos devem ajudar a dirigir e organizar a aprendizagem de uma criança até que ela possa aprender e internalizar o aprendizado. Ajudar a criança a atravessar a ZDP Implicações da teoria de Vygotsky para a educação e para os testes cognitivos
BERGER, K. S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade BERGER, K.S. O desenvolvimento da pessoa da infância à terceira idade. Rio de Janeiro: LTC Editora, 2003. REFERÊNCIAS BOCK, Ana Merces Bahia, FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de Lourdes. Psicologia em construção. Em: Bock, Furtado & Teixeira (Orgs.), Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 85-96.