Modelos Contemporâneos de Educação Superior: Educação Superior no Brasil Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina I Seminário Internacional.

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Transcrição da apresentação:

Modelos Contemporâneos de Educação Superior: Educação Superior no Brasil Alvaro T. Prata Reitor Universidade Federal de Santa Catarina I Seminário Internacional Salvador, 26 de novembro de 2009

IES – Categoria Administrativa 89,1 % Privadas 10,9% Públicas 42,6 % Federais (2,5 % das IES são Universidades Federais) 32,9 % Estaduais 24,5 % Municipais

IES – Organização Acadêmica 86,7 % Faculdades 8,0 % Universidades 5,3 % Centros Universitários

IES – Públicas e Privadas

Concluintes ( em relação aos ingressantes 4 anos antes)

Matrículas por Categoria Administrativa 74,6 % Setor Privado 25,4 % Setor Público 49,6 % Federal (12,6 % das matrículas são em IFES) 38,9 % Estadual 11,5 % Municipal

Matrículas por Organização Acadêmica 54,1 % Universidades 14,1 % Centros Universitários 31,8 % Faculdades

Matrículas segundo o Turno 38,3 % Diurno 61,7 % Noturno

Matrículas na Educação Tecnológica 81,5 % Setor Privado 18,5 % Setor Público

Alunos na Educação a Distância

Docentes em Exercício por Titulação 23,0 % Doutores 35,6 % Mestres

Docentes em Exercício e Afastados Total: 334,6 mil 37,6 % Tempo Integral 36,0 % Mestres 22,9 % Doutores Sistema Federal: 63,3 mil (18,9 %) 84,4 % Tempo Integral 27,6 % Mestres 48,1 % Doutores

Taxa de Escolarização Bruta; 23% Líquida: 13% (18 a 24 anos) CoréiaAustráliaArgentinaBrasil Bruta90%70%60%23%

Fatos sobre o Ensino Superior Nacional Mais de 30% dos nossos estudantes estão em três cursos: Administração, Direito e Pedagogia; Somente 13% da nossa população ente 18 e 24 anos está no ensino superior; 87% das nossas instituições possuem menos que alunos; 89% das nossas instituições são privadas; 8% das nossas instituições são universidades; 62% dos nossos alunos estudam a noite; Nossa instituição mais antiga tem 200 anos; Nossa mais antiga univerisdade tem menos do que 100 anos.

Crescimento do Ensino Tecnológico e EAD Vagas65,9 mil394,1 mil Matrículas49,7 mil369,7 mil Ensino Tecnológico: Educação a Distância:

Despesas com Educação (2007)  27,3 bilhões (10,4 com Ensino Superior)  Agências de Fomento  CAPES: 0,74 bilhões  CNPq: 0,90 bilhões  FINEP: 0,99 bilhões  Fundos Setoriais: 1,43 bilhões (CT-Infra 0,34 bilhões)  Custo anual do aluno no Ensino Superior: US$  Custo annual do aluno da Educação Básica: US$ 1.000

Financiamento dos Alunos  FIES - Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (~200 mil alunos)  ProUni – Programa Universidade para Todos (~ 500 mil alunos)  PNAES – Programa Nacional de Assistência ao Estudante

Atuação Governamental  FHC/Paulo Renato:  Sistema Operando com pouca eficiência  Pequeno reajuste salarial  Redução em gastos de manutenção e investimentos  Lula/Fernando Haddad:  Aumento de Salário  Aumento de Vagas e de IFES  Reestruturação e Expansão  Escolas Técnicas (IFET)

Principais Desafios (Setor Público)  Modelo indiferenciado de ensino de graduação e de organização institucional  Dificuldade de aumentar quantidade com melhoria de qualidade (PAPG-IFES)  Financiamento dos alunos carentes  Moradia  Alimentação, etc.  Autonomia financeira, administrativa e acadêmica  Professor Equivalente  STA equivalente  Relações com Fundações, etc.

Ensino Superior na California/EUA CampusAlunosDocentesMissão California Community Colleges System 110 2,5 milhões Profissionalizar California State University Educar University of California Pesquisar University of California at Berkeley Pesquisar 62 prêmios Nobel foram associados com a Universidade da California Presentemente 32 prêmios Nobel integram a Universidade da California

Alunos de Graduação e Pós-Graduação As Universidade de Excelência não são grandes e mantêm um equilíbrio entre graduação e pós-graduação !

Principais Desafios (Setor Privado)  Expansão em áreas exatas, tecnológicas, agrárias e da saúde;  Financiamento estudantil;  Melhoria de qualidade.

Classificação das Universidades Latinoamericanas Webometrics – Julho 2009

Principais Desafios (Geral)  Formação de professores;  Papel da educação superior: formação ou profissionalização?  Melhoria de qualidade das IES nacionais. Embora estejamos entre os 13 países que mais produzem ciência no mundo, nossa melhor instituição não está entre as 200 melhores !

Instituições com maior Número de Alunos

Universidade do Futuro Várias Missões: Educar (Newman); Pesquisar (Humbolt); Profissionalizar (Napoleão); Organizar o Conhecimento (Aquino); Interagir fortemente com a Sociedade.

Desenvolvimento Nacional Dimensões Estratégicas – Transição para uma economia do conhecimento (World Bank): Regime econômico e institucional apropriado; Forte base de capital humano; Infraestrutura de informação dinâmica; Eficiente sistema nacional de inovação. Unversidades internacionalizadas são pilares centrais para o desenvolvimento nacional !

Classificação das Universidades Mundiais Times Higher Education Supplement - THES; Shanghai`s Jiao Tong University - SJTU; Webometrics Ranking of World Universities – Cybermetrics Lab (Consejo Superior de Investigaciones Científica, CSIC – Espanha). O que as melhores Unversidades podem nos ensinar?

Classificação das Universidades Mundiais

1Harvard University 2University of Cambridge 3California Institute of Technology 4Yale University 5University of Oxford 6Massachusetts Institute of Technology 7University of Chicago 8Columbia University 9Stanford University 10Princeton University Média entre THES e SJTU:

Classificação das Universidades Mundiais Webometrics – Julho 2009

Caracterísitcas das Melhores Universidades Professores de Elevada Qualificação; Excelencia em Pesquisa; Ensino de Qualidade; Alto nível de recursos públicos e privados; Estudantes internacionais e de elevado nível; Liberdade Acadêmica; Estruturas de governância autônomas e bem definidas; Instalações bem equipadas para ensino, pesquisa e administração; Intensa Vida Acadêmica.

Dados Globais - UFSC Professores efetivos (94% ded. exclusiva) Doutores e 253 Mestres (26 grad. e 40 esp.) 281 Bolsistas de Produtividade do CNPq (30 1A) 55 Programas de PG ( 54 M e 38 D) 55 Cursos de Graduação (70 c/ hab noturnos) 414 Grupos de Pesquisa no CNPq Projetos de pesquisa em andamento

Dados Globais – Alunos Matriculados Pós-Graduação8.543 Especialização1.942 Mestrado4.388 Doutorado2.213 Graduação Presencial Distância5.517 Ensino Básico2.472 Médio630 Técnico955 Fundamental611 Educação Infantil276 Total36.752

Dados Globais – Vagas Oferecidas zero zero = = 2101 (53,6%)

Palavras Finais A universidade brasileira do futuro será academicamente versátil e administrativamente eficiente; A universidade brasileira do futuro estará muito envolvida com a sociedade; A universidade brasileira do futuro se relacionará intensamente com diversos país e estará, de fato, internacionalizada;

Muito Obrigado !!